Esse post vai explicar como funciona a Certificação ISO 9001.
- Quanto tempo leva para obter a certificação ISO 9001
- O que é preciso para obter o certificado
- Quanto tempo vale o certificado ISO
- Quem implementa a ISO 9001 pode auditar?
Qual a diferença entre implementação ISO 9001 e Certificação ISO 9001?
Implementação e certificação são duas etapas diferentes do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), que buscam o mesmo objetivo: a obtenção da qualidade total.
A implementação é a adequação dos processos da empresa necessários para se obter a certificação ISO 9001.
Após a implementação, a empresa deve contratar um organismo certificador independente, que realizará auditorias para verificar se a implementação está condizente com a norma e emitir o certificado.
Quanto tempo leva para obter a certificação ISO 9001?
Todas as empresas que querem implementar um Sistema de Gestão da Qualidade ou estão no início do processo possuem essa dúvida. A resposta para essa duvida é muito relativa, pois depende de uma série de fatores, como número de funcionários, porte e setor da empresa, comprometimento da direção, envolvimento dos funcionários, entre outros.
Para as empresas de pequeno e médio porte que realmente se dedicam a esse projeto, normalmente o prazo para a implementação é de 06 meses a 1 ano, porém quero ressaltar novamente que esse é um prazo estimado e que pode variar de cada empresa.
Pequenas empresas podem ter a certificação ISO 9001?
Hoje pequenas e micro empresas têm condições de implementar e obter a certificação ISO 9001. A realidade do consultor-oráculo, aquele senhor de meia idade, barba branca e pasta de executivo que tudo sabe e cobra caríssimo para lhe dar informações acerca de sua própria empresa ficou no passado. Atualmente existem plataformas e sistemáticas modernas e que visam transmitir conhecimento.
Essas novas formas de trabalho permitem que qualquer empresa, por menor que seja, tenha condições de conhecer e controlar melhor seu processo, otimizar ganhos e minimizar perdas, e acima de tudo buscar um alto nível de qualidade em seus produtos e serviços, se tornando uma empresa mais competitiva e mais lucrativa.
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O que é preciso para certificar a minha empresa?
Para conquistar o certificado ISO 9001 a empresa precisa:
- possuir um CNPJ;
- cumprir a legislação pertinente ao negócio;
- implementar os requisitos abaixo;
- Identificar o contexto da organização
- Identificação das partes interessadas
- Mapeamento de Processos
- Definição da Liderança
- Política da Qualidade
- Planejamento do Sistema de Gestão
- Definição dos Recursos para atendimento do planejamento
- Processos de Operação
- Verificação do cumprimento dos objetivos
- Ações corretivas
- Realizar a auditoria interna
- Contratar um organismo de certificação
Quanto tempo vale a certificação iso 9001?
A certificação ISO possui validade de 3 anos. Após esse período a empresa passará por uma nova auditoria de certificação (recertificação) para verificar a evolução do Sistema de Gestão da Qualidade e quais foram as melhorias realizadas nesse período. E é nesse momento que muitas empresas perdem o certificado.
Quem implementa a ISO 9001 pode auditar?
Não, é muito importante evitar o conflito de interesses e garantir que tanto o organismo certificador quanto os auditores responsáveis pela auditoria de certificação não tiveram qualquer tipo de envolvimento com a empresa durante a implementação.
A Templum pode certificar minha empresa?
A Templum Consultoria não é um organismo certificador. Optamos por nos especializar na consultoria para implementação de Sistemas de Gestão, deixando a validação dos Sistemas implementados a cargo de certificadoras renomadas.
Como funciona a auditoria de certificação ISO 9001
Normalmente esta auditoria acontece em duas etapas.
Na primeira etapa o auditor verifica:
- se a empresa atende os requisitos da norma ISO 9001;
- se não existe nenhum item não contemplado em seu Sistema de Gestão;
- possíveis ajustes necessários.
Essa auditoria pode ser realizada em sua empresa ou não. Você pode enviar os documentos que são analisados no escritório da certificadora, sem a visita presencial. Estando tudo ok a sua empresa passa para a segunda etapa, também conhecida como auditoria de conformidade.
Na segunda etapa, o auditor verifica a execução de todos os processos da empresa e a conformidade dos produtos e serviços ofertados por meio de entrevistas e observação com os responsáveis pelos processos. Se os requisitos estiverem consistentes o auditor recomendará a certificação da empresa. Essa auditoria é presencial e o resultado dela é a emissão ou não da recomendação para certificação ou da manutenção do certificado. O certificado leva em média 40 dias para ser emitido e entregue à empresa.
Dica: aproveite a experiência do auditor nas duas etapas para melhorar seu sistema de gestão da qualidade.
O que acontece se a auditoria de certificação não der certo?
Quando o resultado da segunda etapa não é satisfatório é agendada uma auditoria de follow-up em até 03 meses para que o auditor possa verificar a implementação das ações corretivas e então emitir o resultado oficial.
O que é uma auditoria de Manutenção?
São auditorias realizadas pelo menos uma vez por ano, com o objetivo de monitorar a implementação continua do Sistema de Gestão da Qualidade.