Realizar a análise de causa raiz de um problema é encontrar a principal causa que originou uma não conformidade e, para tanto, é necessário fazer uso da experiência ou conhecimentos. Diante disso, iremos verificar algumas técnicas que podem auxiliar nesta importante tarefa.
Técnicas que ajudam na análise da causa raiz de um problema
Brainstorming
Técnica de reunir diversas pessoas para debater um assunto, onde todos colocam suas opiniões e discutem sobre ele.
Dica de leitura: Dicas para fazer um bom Brainstorming
Diagrama de Causa e Efeito (Análise de Causa Raiz)
Conhecido como Espinha de Peixe, onde se determina diversos fatores que podem ter levado à não conformidade (efeito).
Dica de leitura: Tudo sobre as sete ferramentas da qualidade!
5 Porquês
Técnica para análise de causa raiz de uma não conformidade, utilizando o questionamento do problema até encontrar definitivamente a causa.
Aplicação dos 5 Porquês:
Problema: Cliente reclamou de caixas sem etiqueta de lote.
Porque as caixas estão sem etiquetas? As etiquetas se soltaram da caixa.
Porque as etiquetas soltaram da caixa? As etiquetas não estão aderindo corretamente.
Porque as etiquetas não estão aderindo corretamente? A cola da etiqueta não é adequada para aplicação no material da caixa.
Porque a cola não é adequada para o material da caixa? Não foi solicitado teste de adesividade para o fornecedor.
Porque não foi solicitado teste de adesividade? Não era uma prática utilizada pela empresa.
Respondendo os porquês chegou-se à causa raiz: É necessário realizar testes de adesividade para os fornecedores de etiquetas, eliminando o problema na raiz.
Planilha – Análise SWOT
Baixe nossa planilha preenchendo o formulário e entenda mais.
Enxergar a causa raiz não é uma tarefa simples!
Nem sempre a causa de um problema é tão visível ou fácil de ser encontrada, mas com certeza é bem melhor dedicarmos um pouco de tempo e resolver o problema na raiz, do que ter um custo de não qualidade ou insatisfação dos clientes.
Empresas que analisam causas raízes de seus problemas e não conformidades, são em geral organizações com sistemas de gestão maduros e com o princípio de Melhoria Contínua em seu DNA. Claramente, quando uma empresa é certificada ISO 9001 e leva a sério seu certificado, a rotina de analisar os problemas de forma sistêmica aumenta consideravelmente.
Muito bom e objetivo
Obrigada Nadjara! 🙂
A análise de causa utilizada pelo método 6M (espinha de peixe) é bem aplicada na indústria, gosto muito e tem resultado.
Olá Maxwell, é a minha preferida também 😀
Daniela, bom dia!
como sempre, sem surpresas, se superando!
Artigo prático e objetivo!
Que ótima maneira de começar a semana com seu comentário Pedro 😉
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