Skip to main content
Tempo de Leitura: 2 minutos

Dicas para fazer um bom brainstorming

O brainstorming é a reunião de várias ideias para a solução de um problema ou a criação de algo novo. Basta listar todas as sugestões e depois escolher as melhores, certo? Nem sempre. Cada demanda pede uma abordagem diferente. Em suma, uma ideia ruim pode ajudar a melhorar as selecionadas.

Linus Pauling já dizia:

“A melhor forma de ter uma boa ideia é ter várias ideias. Por isso é importante elencar o maior número de sugestões”.

Millor Machado, um dos criadores do site Empreendemia, uma rede de contatos de empresas, afirma

“No começo não descarte ideias esdrúxulas. Elas podem ajudar no futuro. Também concentre seu esforço nas melhores ideias e mantenha o controle para saber exatamente quando se chegou à quantidade ideal de propostas”.

Guia básico para um bom brainstorming

A revista Results On, especializada em negócios, publicou na edição de número 20 um guia para realizar um brainstorming sem perder tempo. Com uma boa dose de humor, elencou os personagens da reunião, os quais foram:

  • o fanfarrão;
  • o sonhador;
  • o pé no chão;
  • o disparador de pérolas;
  • o informado e a tia do café.

Além disso, a matéria sugere reuniões temáticas para fazer brotar ideias, como oferecer aos participantes tacos, caso o cliente seja um restaurante mexicano.

Dica de leitura: 4 dicas de comunicação interna para você envolver seus funcionários

Para o cronograma, nada melhor do que começar com descontração, com uma rodada de piadas; em seguida, um tempo para cada um expor as ideias e, após todos terem falado, os presentes podem dar palpites nas sugestões dos colegas, com o intuito de melhorá-las. Aí fica mais fácil discutir a viabilidade e delegar as atividades necessárias para transformar em realidade tudo o que foi planejado.

Durante a reunião, mantenha o foco no assunto. Respeitar os horários de início e término, são essenciais para não haver dispersão. Pesquisar o que já foi feito sobre o assunto (no Google mesmo) e ter uma ata (para orientar follow-up e aqueles que participarão do projeto, mas não estavam na reunião) também são dicas valiosas.

Gostou das dicas? E como são feitas as reuniões de brainstorming na sua empresa? Deixa aqui nos comentários…

Daniela Albuquerque

Daniela Albuquerque

Diretora Técnica na Templum Consultoria