Daniela Albuquerque
Por Daniela Albuquerque

ISO 9001: implementar é uma coisa, certificar é outra

Muito se fala sobre a implementação ISO 9001 como se fosse sinônimo de certificação, porém isto não é verdade. Implementação e certificação são duas etapas diferentes do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), que buscam o mesmo objetivo: a obtenção da qualidade total. Para obter a certificação ISO 9001, é necessário realizar a implementação primeiro. […]


Muito se fala sobre a implementação ISO 9001 como se fosse sinônimo de certificação, porém isto não é verdade. Implementação e certificação são duas etapas diferentes do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), que buscam o mesmo objetivo: a obtenção da qualidade total.

Para obter a certificação ISO 9001, é necessário realizar a implementação primeiro. Ela é feita por consultores de qualidade independentes ou por consultorias especializadas, como é o caso da (que permite implementação via internet) ou da Templum.

A implementação consiste na adequação de processos aos moldes necessários para se obter a certificação ISO 9001. Para isso, documentam-se as etapas dos processos, de modo que o resultado ideal de cada item esteja escrito e, desta forma, qualquer colaborador possa realizar o trabalho. Para assegurar a padronização, deve-se estabelecer um parâmetro de qualidade.

Realizar a implementação pode demorar meses e até anos, dependendo do grau de dificuldade e complexidade do processo e, claro, do tamanho da empresa.

Conseguindo a certificação ISO 9001

Após a implementação, deve-se contratar um organismo certificador independente, que irá realizar auditorias para verificar se a documentação está condizente com os requisitos da ISO 9001. Se positivo, emitirá o certificado. Se negativo, a organização terá de realizar as mudanças necessárias para conseguir chegar ao objetivo.

Fácil não é

À primeira vista, a certificação ISO 9001 parece algo difícil de obter. Realmente, fácil não é, mas também não é algo impossível.

A realidade é que se trata de um processo trabalhoso, mas que qualquer organização pode obter (tanto empresas privadas quanto órgãos públicos). Além do que as melhorias observadas com a conquista da certificação ISO 9001 compensarão todo o esforço.

Daniela Albuquerque

Daniela Albuquerque

Sócia e Especialista Chave em Templum Consultoria
Por ser apaixonada por qualidade e melhoria contínua de negócios e pessoas sou a Sócia Responsável pelo Sucesso do Cliente na Templum por meio de mentoria e treinamento interno das equipes de consultores e atendimento ao cliente e da elaboração de produtos, treinamentos e conteúdos que permitem o fortalecimento das empresas.
Formada em Comunicação Social, MBA em Gestão de Negócios e especialista em Sistemas de Gestão Integrada.
Daniela Albuquerque