Daniela Albuquerque
Por Daniela Albuquerque

A nova ISO 14006

A ISO (International Organization for Standardization) acabou de publicar uma nova norma da família ISO 14000 projetada para ajudar as organizações a reduzir os impactos ambientais adversos de seus produtos e serviços. A ISO 14006 :2011 – Sistemas de Gestão Ambiental – Diretrizes para incorporar a concepção ecológica tem princípios similares com  o Design for […]


A ISO (International Organization for Standardization) acabou de publicar uma nova norma da família ISO 14000 projetada para ajudar as organizações a reduzir os impactos ambientais adversos de seus produtos e serviços.

A ISO 14006 :2011 – Sistemas de Gestão Ambiental – Diretrizes para incorporar a concepção ecológica tem princípios similares com  o Design for Environment (DFE), dando diretrizes que visam melhorar a qualidade do produto de forma ambientalmente positiva. A idéia básica é que cada produto ou serviço tem um impacto sobre o meio ambiente durante todas as fases do seu ciclo de vida, desde a extração de recursos até o fim de sua vida útil (do berço ao túmulo).

A concepção ecológica também conhecida como Ecodesign, se feita corretamente, deve afetar todas essas etapas, com um resultado positivo de um ponto de vista de gestão ambiental. O objetivo do ecodesign é integrar aspectos ambientais no projeto e desenvolvimento de produtos e serviços de forma a reduzir seus impactos ambientais e melhorar continuamente seu desempenho ambiental durante todo seu ciclo de vida.

O resultado: produtos e serviços mais “limpos” e um planeta mais verde.

Algumas vantagens com a implementação da ISO 14006:2011:

  • Benefícios econômicos, com aumento da competitividade, a redução de custos e a atração de financiamentos e investimentos;
  • Promoção da inovação e criatividade, além da identificação de novos modelos de negócios;
  • Redução do passivo através da redução dos impactos ambientais ;
  • Melhoria da imagem pública ;
  • Melhoria da motivação dos funcionários.

A norma é aplicável a qualquer organização, independentemente da sua dimensão, localização geográfica, cultura ou complexidade de seus sistemas de gestão.

Daniela Albuquerque

Daniela Albuquerque

Sócia e Especialista Chave em Templum Consultoria
Por ser apaixonada por qualidade e melhoria contínua de negócios e pessoas sou a Sócia Responsável pelo Sucesso do Cliente na Templum por meio de mentoria e treinamento interno das equipes de consultores e atendimento ao cliente e da elaboração de produtos, treinamentos e conteúdos que permitem o fortalecimento das empresas.
Formada em Comunicação Social, MBA em Gestão de Negócios e especialista em Sistemas de Gestão Integrada.
Daniela Albuquerque