A nova ISO 14006
A ISO (International Organization for Standardization) acabou de publicar uma nova norma da família ISO 14000 projetada para ajudar as organizações a reduzir os impactos ambientais adversos de seus produtos e serviços. A ISO 14006 :2011 – Sistemas de Gestão Ambiental – Diretrizes para incorporar a concepção ecológica tem princípios similares com o Design for […]
A ISO (International Organization for Standardization) acabou de publicar uma nova norma da família ISO 14000 projetada para ajudar as organizações a reduzir os impactos ambientais adversos de seus produtos e serviços.
A ISO 14006 :2011 – Sistemas de Gestão Ambiental – Diretrizes para incorporar a concepção ecológica tem princípios similares com o Design for Environment (DFE), dando diretrizes que visam melhorar a qualidade do produto de forma ambientalmente positiva. A idéia básica é que cada produto ou serviço tem um impacto sobre o meio ambiente durante todas as fases do seu ciclo de vida, desde a extração de recursos até o fim de sua vida útil (do berço ao túmulo).
A concepção ecológica também conhecida como Ecodesign, se feita corretamente, deve afetar todas essas etapas, com um resultado positivo de um ponto de vista de gestão ambiental. O objetivo do ecodesign é integrar aspectos ambientais no projeto e desenvolvimento de produtos e serviços de forma a reduzir seus impactos ambientais e melhorar continuamente seu desempenho ambiental durante todo seu ciclo de vida.
O resultado: produtos e serviços mais “limpos” e um planeta mais verde.
Algumas vantagens com a implementação da ISO 14006:2011:
- Benefícios econômicos, com aumento da competitividade, a redução de custos e a atração de financiamentos e investimentos;
- Promoção da inovação e criatividade, além da identificação de novos modelos de negócios;
- Redução do passivo através da redução dos impactos ambientais ;
- Melhoria da imagem pública ;
- Melhoria da motivação dos funcionários.
A norma é aplicável a qualquer organização, independentemente da sua dimensão, localização geográfica, cultura ou complexidade de seus sistemas de gestão.
Daniela Albuquerque
Formada em Comunicação Social, MBA em Gestão de Negócios e especialista em Sistemas de Gestão Integrada.
Últimos posts por Daniela Albuquerque (exibir todos)
- Atualização PBQP-H 2018: tudo o que você precisa saber - 31 de janeiro de 2019
- Ação de Correção e Ação Corretiva! Qual a diferença? - 15 de maio de 2018
- O que são stakeholders e como eles impactam o planejamento estratégico do negócio - 11 de maio de 2018