implementação-iso
Nathalia Costa
Por Nathalia Costa

5 principais dúvidas sobre a implementação de normas ISO

O processo de implementação de uma certificação, seja ela qual for, nem sempre fica claro. Podem ocorrer muitas dúvidas no meio do caminho, o que é normal!


Tempo de Leitura: 3 minutos

Faço parte da Equipe do Sucesso do Cliente da Templum há alguns meses e sempre que converso com um cliente novo me deparo com algumas dúvidas recorrentes.

Por isso, fiz este post para tirar as 5 dúvidas mais comuns que ouço no meu dia a dia e te ajudar no seu processo de contratação da consultoria.

Neste post, vamos falar sobre:

  1. Quantas pessoas na empresa serão diretamente responsáveis pela implementação?
  2. Qual a média de dedicação de tempo para o projeto?
  3. Qual o prazo de implementação?
  4. Após a implantação, qual é o próximo passo?
  5. A consultoria é 100% online? Nada é feito presencialmente?

Você está pronto? Vamos lá!

Quantas pessoas na empresa serão diretamente responsáveis pela implementação?

Essa sem dúvidas é a pergunta que eu mais ouço no dia a dia aqui na Templum e eu posso dizer uma coisa: depende do tamanho da sua empresa. Quanto maior ela for, mais pessoas precisarão estar envolvidas por causa da maior quantidade de processos e de áreas.

Assim como qualquer outro projeto na empresa, existe a necessidade de designar um responsável pelo gerenciamento da execução das atividades, porém a responsabilidade pela implementação é de todo mundo.

No começo do projeto o responsável define uma equipe multidisciplinar, cujo tamanho varia de acordo com a empresa, para a realização de análises, decisões e disseminação da cultura do sistema de gestão.

Inclusive, a não participação da alta direção é passível de não conformidade! Fique atento.

Certificação ISO para empresários

Saiba como preparar e certificar a sua empresa


Certificação

Qual a média de dedicação de tempo para o projeto?

Apesar de ser uma dúvida comum, mais importante do que falar em tempo de dedicação é falar de frequência de dedicação. Como estamos atuando com atividades e terminologias não utilizadas até o momento, é fundamental o acesso diário às atividades, mesmo que por pouco tempo, para não perder o fio da meada.

Durante a minha conversa inicial com os nossos clientes, gosto de estabelecer metas baseadas nos objetivos da empresa. Um dos casos que mais presencio são de pessoas que buscam reais melhorias nos processos e na rotina de forma que objetivo final seja um reestruturação completa.

Nestes casos, indico uma média de 2 horas diárias. Nesse tempo estou incluindo o acesso a plataforma, conversas com o seu especialista Templum e a realização das atividades propostas.

Porém, como se trata de uma consultoria online, é um processo flexível. Portanto, essa média pode variar de acordo com o seu tempo disponível para realizar o processo. Só tenha em mente que quanto menos tempo você dedicar ao projeto, mais tempo você vai levar para conseguir a certificação.

Você notará que avançaremos com uma análise completa de todos os detalhes da sua empresa, encaixando a norma na sua realidade para por fim, comemorar com toda a sua equipe a certificação!

Qual é o prazo de implementação?

Para isso, devemos sempre considerar a norma a ser implementada, a complexidade da sua empresa, qualidade dos documentos, comprometimento de toda a equipe, foco e qualidade da interação na plataforma.

Com todo esse cenário, o tempo médio para a certificação varia de 08 a 12 meses.

Após a implementação, qual é o próximo passo? Seria uma auditoria?

Sim! Depois do sistema rodando, precisamos conferir se tudo que está documentado acontece de fato na empresa e, para isso, iremos para a nossa Auditoria Interna. Não precisa ficar ansioso, esse será o ensaio para a Certificação.

Durante a Auditoria interna, um auditor associado à Templum irá passar por todos os processos e fará a verificação de conformidade com a norma implementada.

Nessa primeira Auditoria, não tem problema se surgirem não conformidades. É até mesmo normal. É aqui que faremos todas as correções para que possamos passar pela Auditoria de Certificação com tranquilidade.

E depois?

Você agendará a Auditoria de Certificação com a Certificadora da sua escolha, onde o auditor responsável fará um processo semelhante ao da Auditoria Interna.

Por isso, é importante que todas as não conformidades verificadas na Auditoria Interna tenham sido corrigidas.

A consultoria é 100% online? Nada é feito presencialmente?

A consultoria é feita online a partir de uma plataforma própria onde você terá tudo o que precisa para obter sua certificação, incluindo o passo a passo e os documentos necessários.

Como já mencionei, isso te permite ter uma liberdade muito maior. Você fará a implementação no seu ritmo, sem depender da visita de um consultor.

Com a Templum, você também terá uma equipe de consultores a sua disposição no horário comercial que irá te auxiliar em todo o caminho, além de fazer um acompanhamento do seu processo e verificar os documentos obrigatórios.

Mas sim! Também temos atividades presenciais. As auditorias fazem parte de implementação e são feitas presencialmente.

Além disso, você também poderá ter visitas de um consultor na sua empresa. Essa parte será negociada quando você fechar a consultoria com a Templum.

E aí, o que achou? Ainda tem alguma dúvida? Deixe nos comentários que vamos te responder!

Espero ter ajudado. Até a próxima!

Nathalia Costa

Carioca erradicada em São Paulo, estudo marketing e estou no Sucesso do Cliente da Templum há 8 meses, ajudando-os a atingir seus objetivos. E aí? Como posso te ajudar hoje?
Nathalia Costa

Últimos posts por Nathalia Costa (exibir todos)