Andressa Lando
Por Andressa Lando

O que é ISO e por que certificar?

Você conhece a ISO? Neste post explicamos mais sobre essa norma e quais os benefícios em certificar a sua empresa!


Tempo de Leitura: 3 minutos

O que é ISO?

A ISO (International Organization for Standardization) é uma organização fundada em 1946 e sediada em Genebra, na Suíça. Seu propósito é desenvolver e promover normas que possam ser utilizadas por todos os países do mundo.

Mais de 111 países integram esta importante organização internacional especializada em padronização. O Brasil é representado pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

 A ISO possui uma família de normas que trata de qualidade: a ISO série 9000. Nesta família está a ISO 9001, que trata dos requisitos para sistemas de gestão da qualidade. Uma organização que possui um sistema de gestão da qualidade de acordo com a norma ISO 9001 pode solicitar a certificação e obter o “selo de conformidade ISO 9001”. A versão brasileira da ISO 9001 chama-se ABNT NBR ISO 9001.

No início, muitas empresas implementavam este Sistema de Gestão da Qualidade para atender uma demanda e/ou exigência de algum de seus clientes, mas esse fato vem mudando dia após dia.

Certificação ISO para empresários

Saiba como preparar e certificar a sua empresa


Certificação

Então por que certificar a minha empresa?

Como dito acima, a percepção das pessoas quanto a norma vem mudando, assim como a norma! O velho preconceito de que a ISO são um montante de documentos e burocracia ficou para trás, e deu lugar para a melhoria contínua.

Entendeu-se que por ser um Sistema de Gestão da Qualidade, ela realmente causa transformação para a empresa e os envolvidos. E além disso pode ser um diferencial competitivo.

Os benefícios desta certificação são inúmeros, mas para melhor exemplificar, dividiremos em dois grupos:

  •   A visão do Mercado:

Costumamos dizer aqui na Templum que uma empresa certificada não é somente boa no que faz, ela comprova isso. Ou seja, ela já passou por uma auditoria que comprova que seus processos seguem uma padronização de qualidade e por consequência há mais confiança do mercado.

Imagine só: a sua empresa está concorrendo a uma grande contratação na qual o contratante precisa ter absoluta certeza de que tudo sairá conforme o planejado.

O contratante tem você e outra organização como possíveis fornecedores. Os dois fornecem o mesmo produto/serviço e os orçamentos são semelhantes, porém seu concorrente já possui a certificação.

Qual empresa tem mais chance de ser escolhida? Considerando que a outra tem um sistema de gestão da qualidade já implementado?

A resposta é óbvia e nem precisa ser discutida! O contratante certamente escolherá a empresa que lhe garante qualidade e padronização.

Apesar de não ser uma ferramenta para o marketing, a ISO é sim um diferencial competitivo. Por isso pode, e deve,ser divulgada em páginas da empresa, cartões, assinatura de e-mail e etc…

precisa da ISO 9001?

  • A visão da Empresa:

Agora que já entendemos um pouco como essa norma pode nos auxiliar perante o mercado, é o momento de olhar para dentro e notar o principal: a mudança que é sentida por todos os colaboradores na pele!

Com esse sistema, a empresa passará a ser estruturada, desde a alta direção até o operacional. Chamamos esse processo de TOP DOWN, pois a estratégia vem da direção e permeia toda a organização, a fim de nortear os colaboradores para que eles olhem para o futuro com o mesmo objetivo que a empresa.

Como exemplo, podemos pensar no estoque de matéria prima: imagine uma indústria responsável pela fabricação de motores para aviões. O funcionário chega para o trabalho e se depara com o prazo de 3 dias para a entrega de 3 motores, porém não encontra uma peça específica para a fabricação, já que a empresa não tem locais bem definidos para cada tipo de material.

 Após ter procurado por todos os lados, ele decide fazer a encomenda desta peça e se depara com o prazo de 15 dias para a entrega. O desfecho dessa história é claro: um atraso gigantesco no prazo de entrega para os clientes, além do risco de cancelamento do contrato.

Se houvesse um sistema de gestão implementado, todo o processo seria rastreável, desde a chegada da peça, o local de armazenamento, o responsável pelo seu transporte, o funcionário que a utilizaria juntamente com sua instrução de trabalho e a saída desse material do estoque.

Em algo que pode ser considerado simples, conseguimos identificar o quanto a ISO poderia ajudar. Agora imagine essa mesma melhoria aplicada a todos os setores e pessoas da empresa!

Mas a ISO não é só para empresas grandes?

Esse é um grande mito que já desmistificamos várias vezes aqui no blog! A ISO não diz como os requisitos devem ser cumpridos, ela diz o que deve ser feito. 

Dessa forma, a norma se adéqua a rotina, necessidades e demandas da sua empresa, e não o contrário! Podendo ser implementada desde a padaria até à multinacional.

Por isso, todas as organizações podem implementar este Sistema. Buscando pela melhoria contínua, colhem os benefícios dessas certificações. 

Ainda não certificou a sua empresa em uma norma ISO? Fale com um dos nossos especialistas e descubra como a Templum pode te ajudar!

Andressa Lando

Assistente de Marketing em Templum
Sou estudante de marketing e sempre fui apaixonada pela forma com que a comunicação conecta e muda as pessoas. Hoje atuo como assistente de marketing na Templum e minha missão, assim como a da empresa, é ajudar a construir empresas mais fortes através do conhecimento!
Andressa Lando