Skip to main content
Tempo de Leitura: 3 minutos

A importância da rastreabilidade

Estabelecer um bom sistema de rastreabilidade, mesmo quando recalls não estão previstos, é a maneira mais eficaz de reagir diante de problemas que podem ocorrerem uma empresa.

Um sistema de gestão que tem requisitos de rastreabilidade definidos garante o controle completo sobre a complexidade de informações e dados dentro de uma operação, independente do volume. Quando projetada corretamente, os elementos rastreáveis servem como base eficaz e eficiente para identificação de documentação, responsabilidades, recursos, processos, produtos e serviços.

Benefícios da rastreabilidade

Os requisitos de rastreabilidade estão ligados às demandas de cliente, legislação e normas que todos os produtos colocados no mercado devem ser adequados à finalidade e não prejudicial à saúde. Com o risco, a rastreabilidade permite que as empresas e autoridades retirem os produtos identificados como inseguros.

Como benefícios também podemos esperar:

• Minimiza os custos, tornando o processo mais eficaz;

• Permite a ação orientada para prevenir a recorrência;

• Auxilia no diagnóstico do problema, passando a responsabilidade quando pertinente;

• Promove a confiança do cliente e proteção de marca;

• Otimiza a eficiência da produção e controle de qualidade , bem  como, controle de estoque, uso de material e de origem / características de produtos).

Auditoria Interna

Mas, afinal, o que é rastreabilidade? Como posso aplicar em minha organização?

A rastreabilidade é a capacidade de identificar matérias-primas, insumos, materiais ou componentes de determinado produto ou serviço nas etapas do processo ( recepção, produção, transformação e distribuição).

A rastreabilidade também pode garantir que a segurança dos produtos e atributos de qualidade foram verificados (país de origem, espécie do alimento ou material e se todos os componentes estão liberados para a produção e qualidade comprovada).

Uma dica importante  é que a organização defina lotes de produtos, matérias primas e embalagens, onde e quando os  reprocessos são utilizados e retrabalhos são feitos. De ondo veio e para onde vai o produto.

O sistema deve incluir a documentação necessária para registrar todas as informações durante as etapas do processo e com isso facilitar a investigação.

Vale a pena também, considerar na rastreabilidade de sua empresa a integração de dados externos e internos como fornecedores e clientes garantindo a interação de Fornecedor  – Empresa  – Cliente / Consumidor  na cadeia de abastecimento.

Depois de definida sua rastreabilidade realize testes e verifique se a mesma é eficaz ou se há necessidade de melhorias.  Assim sua empresa estará preparada cumprir a exigências e com sistema de gestão seguro.

A rastreabilidade em um Sistema de Gestão

A rastreabilidade é um tema muito discutido em normas que especificam requisitos para implementação de um sistema de gestão. Por exemplo, a ABNT NBR ISO 9001, que estabelece requisitos para um sistema de gestão da qualidade, considera a rastreabilidade em alguns momentos para uma organização. Veja o que diz a norma:

A organização deve controlar a identificação única das saídas quando a rastreabilidade for um requisito, e deve reter a informação documentada necessária para possibilitar rastreabilidade. (ABNT NBR ISO 9001:2015) 

A ISO 9001 é um exemplo, mas existem outras normas que englobam o mesmo conceito, porém com objetivos diferentes.

 

Melhoria contínua

A rastreabilidade também é um elemento fundamental para a melhoria contínua. Através de um sistema que permita rastrear informações, uma empresa tem subsídios para identificar oportunidades de aprimoramento de processos, produtos e serviços.