Cristiana Lima
Por Cristiana Lima

A importância da rastreabilidade

A rastreabilidade é a capacidade que uma organização tem de detalhar o histórico, a aplicabilidade ou a localidade de um item através de informações previamente registradas. Para algumas indústrias chega a ser uma exigência legal. Além disso, é um elemento básico em planos de segurança e de gestão da qualidade na organização. No texto de hoje vamos discorrer sobre este tema tão crucial para às organizações.


Estabelecer um bom sistema de rastreabilidade, mesmo quando recalls não estão previstos, é a maneira mais eficaz de reagir diante de problemas que podem ocorrerem uma empresa.

Um sistema de gestão que tem requisitos de rastreabilidade definidos garante o controle completo sobre a complexidade de informações e dados dentro de uma operação, independente do volume. Quando projetada corretamente, os elementos rastreáveis servem como base eficaz e eficiente para identificação de documentação, responsabilidades, recursos, processos, produtos e serviços.

Benefícios da rastreabilidade

Os requisitos de rastreabilidade estão ligados às demandas de cliente, legislação e normas que todos os produtos colocados no mercado devem ser adequados à finalidade e não prejudicial à saúde. Com o risco, a rastreabilidade permite que as empresas e autoridades retirem os produtos identificados como inseguros.

Como benefícios também podemos esperar:

• Minimiza os custos, tornando o processo mais eficaz;

• Permite a ação orientada para prevenir a recorrência;

• Auxilia no diagnóstico do problema, passando a responsabilidade quando pertinente;

• Promove a confiança do cliente e proteção de marca;

• Otimiza a eficiência da produção e controle de qualidade , bem  como, controle de estoque, uso de material e de origem / características de produtos).

Mas, afinal, o que é rastreabilidade? Como posso aplicar em minha organização?

A rastreabilidade é a capacidade de identificar matérias-primas, insumos, materiais ou componentes de determinado produto ou serviço nas etapas do processo ( recepção, produção, transformação e distribuição).

A rastreabilidade também pode garantir que a segurança dos produtos e atributos de qualidade foram verificados (país de origem, espécie do alimento ou material e se todos os componentes estão liberados para a produção e qualidade comprovada).

Uma dica importante  é que a organização defina lotes de produtos, matérias primas e embalagens, onde e quando os  reprocessos são utilizados e retrabalhos são feitos. De ondo veio e para onde vai o produto.

O sistema deve incluir a documentação necessária para registrar todas as informações durante as etapas do processo e com isso facilitar a investigação.

Vale a pena também, considerar na rastreabilidade de sua empresa a integração de dados externos e internos como fornecedores e clientes garantindo a interação de Fornecedor  – Empresa  – Cliente / Consumidor  na cadeia de abastecimento.

Depois de definida sua rastreabilidade realize testes e verifique se a mesma é eficaz ou se há necessidade de melhorias.  Assim sua empresa estará preparada cumprir a exigências e com sistema de gestão seguro.

A rastreabilidade em um Sistema de Gestão

A rastreabilidade é um tema muito discutido em normas que especificam requisitos para implementação de um sistema de gestão. Por exemplo, a ABNT NBR ISO 9001, que estabelece requisitos para um sistema de gestão da qualidade, considera a rastreabilidade em alguns momentos para uma organização. Veja o que diz a norma:

A organização deve controlar a identificação única das saídas quando a rastreabilidade for um requisito, e deve reter a informação documentada necessária para possibilitar rastreabilidade. (ABNT NBR ISO 9001:2015) 

A ISO 9001 é um exemplo, mas existem outras normas que englobam o mesmo conceito, porém com objetivos diferentes.

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Melhoria contínua

A rastreabilidade também é um elemento fundamental para a melhoria contínua. Através de um sistema que permita rastrear informações, uma empresa tem subsídios para identificar oportunidades de aprimoramento de processos, produtos e serviços.