Pular para o conteúdo

O que fazer com a Pesquisa de Satisfação do Cliente?

Se não analisar os dados após a pesquisa, de nada adiantou aplicá-la!

Parece básico, mas este erro é bastante comum.

Muitas vezes, é feito um esforço enorme para criar as perguntas corretas, ajustar o formulário, tomar o tempo do cliente (que é muito precioso!) e no final não é feito absolutamente nada!

Lembre-se, o objetivo de uma pesquisa é saber o status atual do cliente em relação à sua empresa, logo os dados coletados são insights preciosos para tomada de decisão.

Através das informações obtidas conseguimos identificar:

  • Oportunidades de melhoria;
  • Opiniões;
  • Nível de satisfação ou insatisfação;
  • Ideias para novos produtos e serviços.

Pense bem, no prejuízo que sua organização pode estar tendo por não cuidar bem deste assunto. Antes de sair criando um formulário de pesquisa, reflita com a sua equipe o objetivo principal da pesquisa de satisfação. Com os objetivos claros é possível delimitar as perguntas, métodos e meios de distribuição.

Mas… Já que o assunto é “o que fazer com a pesquisa de satisfação?”, nada melhor que…

Dicas práticas!

Ai vão 5 dicas práticas que podem guiar o seu processo de análise da pesquisa:

  • #1º Crie um indicador para você mensurar os erros e acertos da sua empresa. Assim é possível visualizar onde estão os principais problemas;
  • #2º Faça uma análise critica das pesquisas recebidas.  Veja quais são os pontos positivos e de maior atenção para os pontos negativos. Em geral os feedback negativos são os que dão ideias para melhoria em seus processos;
  • #3º Trace um plano de ação para cada item avaliado abaixo da nota corte estipulada por vocês. O 5W2H é uma ferramenta interessante para elaboração de planos de ação;
  • #4º Divulgue os resultados das pesquisas para todos os envolvidos, assim todos saberão o que precisa ser melhorado;
  • #5º De feedback, converse com seu cliente explicando o que foi feito e para saber a opinião dele após as melhorias.

Com este passo a passo, tenho certeza que o seu processo de medir a satisfação do cliente não será mais o mesmo.

Fique atento aos detratores!

O conceito de detrator é algo relativamente novo.

Ele surgiu com o método denominado NPS (Net Promoter Score), que ajuda a identificar o quanto seus clientes estão propensos a indicar seus produtos e serviços para outras pessoas. Este método auxilia a identificar três tipos de clientes:

  • Detratores – são aqueles que provavelmente irão falar mal da sua empresa. Ao invés de indicar, ele vai manchar a sua imagem e afastar um possível cliente do seu negócio.
  • Neutros – Estes não representam nenhum benefício ou malefício, para eles você é apenas mais uma empresa que ele teve acesso.
  • Promotores – Estes são os fãs de sua empresa. Eles são leais a sua marca e ao seu produto/serviço.

Por Lucilena Ramalho – especialista ISO9001

Consultoria ISO 9001

Marcações:

5 comentários em “O que fazer com a Pesquisa de Satisfação do Cliente?”

  1. Ótimas dicas para quem quer fazer ou já fez uma pesqusia de opinão. O feedback é muito importante e muitas vezes as empresas se enquecem.

  2. Olá
    Gostaria de saber como eu poderia dar esse feedback para o cliente? No caso cliente interno, posso usar email com retorno para quem participou da pesquisa?
    Ou como formulo esse feedback.

    1. Olá Kelli. Pode sim mas no caso de cliente interno recomendo uma reunião pois é uma ótima oportunidade de revisitar os itens e rediscutir o que for mais importante.

Não é possível comentar.