Tempo de Leitura: 3 minutos

Principais benefícios de ter um processo de segurança da informação padronizado

Como toda norma ISO, a ISO 27001 também traz a padronização necessária para a Organização, nesse caso em especial a segurança das informações. A padronização dos processos com base na segurança da informação irá garantir que a Organização desenvolva as suas atividades de forma segura e não coloque em risco as informações que detém. Pois a padronização nada mais é do que a uniformização dos serviços e atividades desenvolvidos trazendo a melhor forma de execução de um trabalho, o deixando mais seguro e confiável.

Imagine um processo de transferência bancária via celular, ele segue uma padronização de atividades para garantir a segurança da transferência, desde o seu acesso no aplicativo, incluir a conta do beneficiário, o valor a ser transferido até a conclusão da transferência.

Agora imagine, se esse processo não segue um padrão bem estabelecido a prova de falhas, ocorreria o risco de a transferência ser realizada para outra pessoa, operações incompletas, erros no saldo da conta corrente entre outros.

[Post] ISO 27001: Confira como implementar a ISO 27001

No processo de segurança da informação não é diferente, a padronização dos processos de segurança da informação irá trazer para a organização vários benefícios, são eles:

Avaliação de riscos em todos os processos da Organização

A definição de uma sistemática de avaliação de riscos com periodicidade definida irá ajudar a Organização a se precaver dos riscos que podem ocorrer relacionados à segurança da informação. Lembrando que os riscos podem e mudam durante o tempo, por isso a importância da periodicidade da análise dos riscos.

Garantia da execução das atividades de forma segura

A padronização das atividades diárias, desenvolvidas de forma segura e que atenda a ISO 27001, vai auxiliar os colaboradores a desenvolver suas atividades com base nos controles definidos para a segurança das informações, minimizando os riscos que podem ocorrer em cada processo.

Colaboradores treinados e motivados

O engajamento e motivação dos colaboradores por trabalhar com processos padronizados, pois facilita no desenvolvimento das suas atividades no dia a dia, na capacitação e mantém a segurança das informações com os controles definidos.

Facilidade na adoção dos controles relacionados à segurança da informação

Com os processos padronizados a adoção aos controles relacionados a certificação ISO 27001 se tornam mais fáceis em todos os processos da Organização, pois irão fazer parte do dia a dia das atividades desenvolvidas internamente.

Maior confiabilidade dos clientes

O aumento na confiança dos clientes com relação a segurança das informações por perceber a padronização dos processos, empresas com processos padronizados conseguem demostrar ao mercado que atuam em como a segurança das informações são tratadas internamente.

Melhor controle dos hardwares e softwares   

A padronização no controle de hardwares e softwares irá ajudar a Organização a ter um maior controle sobre esses ativos, seja na questão de controle físico dos equipamentos também dos softwares instalados para a operação. Ter o controle de manutenção dos equipamentos e definição da sistemática de uso dos sistemas operacionais ira mitigar os riscos que a Organização pode ter em relação a segurança das informações.

Ações rápidas e assertivas em caso de incidentes relacionados a segurança das informações

Ter procedimentos que auxilia a Organização a tomar ações padronizadas em caso de algum incidente relacionado a segurança das informações, vai auxiliar a Organização a minimizar quaisquer danos relacionados a esses incidentes.

Monitoramento efetivo relacionado a segurança das informações

A padronização nos monitoramentos relacionados a segurança das informações irá auxiliar a Organização a definir o que, quando e como deve ser monitorado para que tenha controles efetivos que realmente auxilie no controle de segurança da informação e na melhoria contínua dos processos.

Diminuição de falhas humanas relacionadas à segurança das informações

Historicamente a maioria dos incidentes relacionados a segurança das informações estão relacionados a falhas humanas, a padronização dos processos com os controles da ISO 27001 irá ajudar a Organização a diminuir as falhas humanas que podem ocorrer nos processos.

Mudança de cultura organizacional

A ISO 27001 por se tratar de uma norma relacionada a análise de risco, é normal que haja a mudança da cultura organizacional para uma cultura mais analítica relacionada aos riscos de cada processo e atividade, a mentalidade de risco é incorporada na organização e disseminada entre os colaboradores com o passar do tempo.

A implementação da ISO 27001 irá trazer a padronização necessária aos processos para que o Sistema de Gestão da Segurança da Informação garanta a segurança das informações, trazendo confiabilidade ao mercado, perenidade do negócio, satisfação dos clientes, refletindo no fortalecimento da Organização como um todo.

Quero garantir os benefícios da ISO 27001 para a minha empresa! 

Everton Hora da Silva

Everton Hora da Silva

Consultor na Templum Consultoria