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5 maneiras de melhorar a comunicação entre coordenadorias e gerências

Até pouco tempo, para a pergunta ‘o que o motiva a trabalhar?’ havia pequena variedade de respostas disponíveis. Hoje, além do dinheiro, aparecem com frequência respostas como:

  • significado do trabalho;
  • possibilidade de criação;
  • desafios;
  • sonhos;
  • orgulho;
  • ambiente do trabalho.

Além de serem intangíveis, o que esses motivos têm em comum? Para que eles estejam presentes na empresa, todos dependem do papel estratégico do líder.

O papel do líder nas organizações

O líder não pode ser apenas um delegador de tarefas. Um líder é um motivador, inspirador e engajador de sua equipe.

Nesse sentido, a liderança situacional desempenhada, sobretudo, por coordenadorias, é essencial para o sucesso das empresas. É com o auxílio dos coordenadores que as ações e a comunicação interna da empresa poderão acontecer. E para que os coordenadores possam desenvolver bem essas tarefas, eles também devem ser motivados e incentivados a terem sempre um canal aberto para se comunicarem com seus gestores.

A importância da comunicação entre coordenadorias e gerências

Os gerentes devem manter os coordenadores informados sobre a missão, visão e valores da empresa, seus objetivos, metas, novas estratégias e ações externas (voltadas ao cliente final) e internas (voltadas aos funcionários). É, de certo modo, um efeito cascata: se o coordenador desconhecer essas informações, não poderá repassá-las à equipe ou orientá-la para que se cumpra os objetivos da empresa, o que poderá levar a organização a resultados desastrosos.

Cinco maneiras de melhorar a comunicação entre coordenadorias e gerências

#1º Desenvolva a escutatória

Um texto bastante conhecido, Rubem Alves diz que todos querem aprender a falar, mas que ninguém quer aprender a ouvir. Às vezes as pessoas até ouvem, mas sem prestar a devida atenção ou reflexão sobre o que está sendo dito.

A escutatória, nesse contexto, seria o escutar atento e reflexivo sobre o que o outro está falando (por meio das palavras e, também, da linguagem não verbal). O gerente deve ouvir com atenção e respeito seus coordenadores, eles têm contato mais direto com as equipes e certamente terão informações bastante relevantes que, talvez, de outra forma, não chegariam ao conhecimento dos gerentes.

#2º Facilite a comunicação

A empresa deve ter política de facilitação do diálogo entre gerentes e coordenadores, de modo que estes sintam-se à vontade para interagir, perguntar, dividir e confiar nas lideranças. Não é suficiente apenas repassar informações, é preciso abrir espaço para que os coordenadores tirem suas dúvidas e contribuam com sugestões. Com isso, certamente, surgirão novas ideias e possibilidades de inovação para a empresa.

#3º Seja transparente

Uma comunicação transparente é essencial para o sucesso da relação entre coordenadorias e gerências. Um diálogo permeado pela postura profissional e pela transparência podem gerar ótimos resultados.

#4º Dê feedback

Todo o funcionário, independente do seu cargo, tem o desejo e a necessidade de receberem feedback, de saberem como estão sendo avaliados, quais são os seus pontos fortes e o que eles devem melhorar. Com os coordenadores, não é diferente; eles precisam de feedbacks constantes. No entanto, não faça com que esse momento seja apenas uma enumeração de qualidades e defeitos, dê exemplos, elogios e apresente sugestões de melhoria. As coordenadorias também devem ser ouvidas e solicitadas para que forneçam o seu feedback sobre o desempenho da gerência.

#5º Priorize a comunicação face a face

Os meios eletrônicos facilitam muito, porém, para desenvolver bons relacionamentos e uma comunicação mais efetiva, a conversa presencial ainda é a mais vantajosa.

A fluidez da comunicação interna é essencial para o sucesso das empresas e a motivação e satisfação dos funcionários. Para que isso ocorra, é vital que a comunicação entre coordenadorias e gerências tenha qualidade e ocorra sem ruídos.

Você tem alguma dica para melhorar a comunicação entre coordenadorias e gerências? Compartilhe aqui nos comentários!

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Ricardo Tocha

Ricardo Tocha

Ricardo Tocha tem 17 anos de experiência prática e atuou na Templum Consultoria criando conteúdo, desenvolvendo sites e outros apetrechos tecnológicos.