8 Técnicas que os grandes líderes usam para motivar pessoas
Ricardo Tocha
Por Ricardo Tocha

8 Técnicas que os grandes líderes usam para motivar pessoas

Como motivar pessoas? Este é um dos assuntos mais recorrentes no meio empresarial. Muitos líderes sentem uma grande dificuldade na hora de engajar seus colaboradores e colocá-los no trilho pelo sucesso da organização. Gostaria de apresentar 8 maneiras de elevar a motivação de seu time. Vamos lá!


[Total: 1    Média: 5/5]

Em uma empresa, é muito comum que funcionários esperem por alguma aprovação na execução de um trabalho, porque estes querem sentir que suas contribuições estão sendo notadas no cotidiano da companhia.

Ao mesmo tempo, líderes tentam fazer com que os seus empregados se sintam entusiasmados e seguros de que o trabalho que eles vêm executando tem bastante valor para o empreendimento.

É por isso que a relação entre funcionários e chefes é bastante importante. Uma equipe motivada e inspirada reflete no sucesso da implementação de qualquer sistema de gestão, porque estes sistemas exigem que os funcionários estejam cientes e comprometidos com todas as mudanças que ocorrerão na empresa. Para que a relação empregado/empregador produza bons frutos, líderes precisam de uma estratégia de motivação clara e definida, tendo em mente que é preciso manter sempre vivo o espírito de entusiasmo entre funcionários.

Treinamento - Planejamento Estratégico

Confira dicas práticas para elaboração do planejamento estratégico em seu negócio. Basta preencher corretamente o formulário abaixo!


Treinamento

Oito maneiras de como grandes líderes motivam sua equipe 

#1º Tenha boas histórias

Segundo o livro Leading Minds, do psicólogo Howard Gardner, um ser humano começa a compreender o mundo ao seu redor por volta dos 5 anos de idade, por meio das histórias que lhe são contadas. À medida que as pessoas amadurecem, suas visões de mundo tornam-se mais complexas, mas sua capacidade de assimilar narrativas nunca se perde. Logo, um líder bem sucedido é também um bom contador de histórias. Ele usa esta habilidade para criar argumentos e convencer uma audiência.

#2º Entenda as motivações individuais

A padronização de um discurso ou ação motivacional pode não funcionar da maneira que você espera. Cada indivíduo recebe e percebe o discurso à sua maneira. Encontre maneiras de conversar com a individualidade de cada um da sua equipe e os motive dessa forma.

Dica de leitura: 12 Ideias para provocar mudanças de comportamento

#3º Pense no futuro

Você faz investimentos em sua empresa pensando no futuro dela, certo? Assim também é com a sua equipe. Os funcionários trabalham com expectativas para o próprio futuro, e grandes líderes lembram disso ao pensar estratégias de motivação, pois elas estão sempre ligadas a ideia de que algo melhor está por vir.

Você precisa ter um planejamento estratégico. Seus colaboradores devem saber para onde estão indo. Muitos gestores desmotivam seus colaboradores, pois não apontam uma direção a ser seguida. Lembre-se, pessoas só se engajam em causas que acreditam.

#4º Não fale o que você acha que esperam ouvir de você

Grandes líderes entendem que não se deve falar apenas o que as pessoas querem ouvir. Ao falar apenas o que convém, você pode estar criando uma situação de conforto em curto prazo, e “empurrando” um problema para o futuro. Se tomarmos, por exemplo, um elogio impensado e mentiroso que você fez a um funcionário só porque pensou que o deixaria animado, quando a verdade vir à tona, ele se sentirá ainda mais desmotivado, e o pior, perderá a confiança na sua palavra. Portanto, seja transparente.

#5º Reconheça as boas atitudes

Grandes líderes costumam demonstrar respeito e admiração pelos trabalhos de suas equipes. Reconheça as qualidades dos seus colaboradores, e mais do que isso, estabeleça regras para quando esse reconhecimento é merecido.

#6º Apresente desafios

As pessoas não desenvolvem novos talentos se continuam fazendo a mesma coisa de sempre. Estimule novas habilidades ao apresentar tarefas desafiadoras, que tenham ligação direta com o que sua equipe costuma desenvolver normalmente.

#7º Encoraje soluções criativas

Por vezes, dar a liberdade para que a sua equipe escolha o seu próprio jeito de resolver pequenos problemas é a melhor forma de mantê-la motivada. Grandes empresas têm como lema “pense fora da caixa”, algo que você deveria trabalhar em sua empresa também.

#8º Finalmente, comunique-se!

Para que uma equipe esteja plenamente motivada, é preciso que elas confiem na figura do seu líder. E para que haja esta confiança, é preciso comunicação. Grandes líderes dão abertura para que as equipes sintam-se à vontade para dialogar e expor ideias. E vale lembrar que é somente com uma boa comunicação que as suas ideias e planos chegarão a todas as áreas da sua empresa, garantindo o envolvimento de todos nos processos de mudança.

Dica de leitura: 4 Dicas de Comunicação interna para envolver seus colaboradores

Um bom líder faz toda a diferença na cultura da empresa porque é ele quem faz com que os funcionários se sintam importantes e valorizados. Ouça, mostre respeito, e comunique-se com seus funcionários: você vai ver que a motivação deles só tem a beneficiar a sua empresa.

Deseja uma consultoria sobre a implementação de ISO 9001 em sua companhia? Entre em contato com a gente!

Ricardo Tocha

Ricardo Tocha

Ricardo Tocha tem 17 anos de experiência prática e atuou na Templum Consultoria criando conteúdo, desenvolvendo sites e outros apetrechos tecnológicos.
Ricardo Tocha