Daniela Albuquerque
Por Daniela Albuquerque

O Feedback na avaliação de competência

A avaliação de competência é uma ferramenta que tem como objetivo mensurar e planejar as  necessidades de treinamentos dos colaboradores dentro da organização, porém é comum se deparar com empresas que utilizam esta ferramenta sem dar um Feedback para o avaliado. Documentar a avaliação e elaborar o Cronograma de Treinamento Anual são etapas importantes, mas […]


A avaliação de competência é uma ferramenta que tem como objetivo mensurar e planejar as  necessidades de treinamentos dos colaboradores dentro da organização, porém é comum se deparar com empresas que utilizam esta ferramenta sem dar um Feedback para o avaliado.

Documentar a avaliação e elaborar o Cronograma de Treinamento Anual são etapas importantes, mas dificilmente os lideres informam os avaliados quanto aos resultados obtidos, o Feedback geralmente é visto como crítica, é natural que as pessoas sintam receio de aplicar, mas essa visão pode mudar se entendermos melhor os resultados obtidos.

 

Feedback significa dar retorno e tem capacidade de dar e receber opiniões, críticas e sugestões com intuito de auxiliar o desenvolvimento profissional de cada colaborador, independente do cargo ou função que ocupa. Não é possível atingir a excelência nos resultados da Avaliação de Competência se não habituar-se a essa avaliação seguida de um bom Feedback, o trato com pessoas nem sempre é fácil, mas de extrema importância, pois é através de uma equipe de pessoas com bom relacionamento que as organizações conseguem chegar ao sucesso.

 

Um bom Feedback tendo como princípio o foco nos resultados, torna-se uma oportunidade de resolver problemas internos. Dentro do processo de Feedback o avaliador deve informar ao receptor a sua importância na organização, seus  pontos corretivos e os pontos positivos, bem como dar continuidade ao processo, a maioria dos gestores faz uma sessão de Feedback e dá o assunto por encerrado, o conceito de melhoria continua deve ser aplicado para realmente obter o resultado esperado,  consequentemente o crescimento profissional e o sucesso da organização.

 

Bom trabalho e boa Sorte!

Cristiane Gonçalves
Equipe

Daniela Albuquerque

Daniela Albuquerque

Sócia e Especialista Chave em Templum Consultoria
Por ser apaixonada por qualidade e melhoria contínua de negócios e pessoas sou a Sócia Responsável pelo Sucesso do Cliente na Templum por meio de mentoria e treinamento interno das equipes de consultores e atendimento ao cliente e da elaboração de produtos, treinamentos e conteúdos que permitem o fortalecimento das empresas.
Formada em Comunicação Social, MBA em Gestão de Negócios e especialista em Sistemas de Gestão Integrada.
Daniela Albuquerque