Ricardo Tocha
Por Ricardo Tocha

A importância de construir meios de comunicação na empresa

A comunicação organizacional é fundamental para o sucesso de uma empresa! Afinal, toda empresa deseja ter uma boa imagem. Normalmente a comunicação de mercado acaba tendo um maior investimento. Por outro lado, a maioria dos gestores se esquecem que o público interno também é fundamental para a reputação da empresa.


Os colaboradores são como porta-vozes, e podem falar coisas positivas ou negativas que afetam de alguma forma a organização.

A interação entre a organização e os seus empregados é de extrema importância para um bom funcionamento da empresa. Os canais devem ser estrategicamente pensados a partir da cultura organizacional da empresa, buscando um equilíbrio entre a comunicação informal (aquela não controlada pela organização, como grupos de Whatsapp, rede de boatos e outros) e a formal, através de canais que iremos apresentar a seguir.

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Jornal Interno

Um jornal voltado para o público interno é importante para um atingimento de informações mais eficaz para o colaborador da empresa.

Porém, para que funcione, a organização deve conhecer um pouco mais sobre o público em que aquele jornal se direciona. Assim deve ver qual linguagem e notícias institucionais se adequam a eles. É importante haver transparência nas informações, já que é este público que ajuda na construção de uma boa reputação.

Proximidade com os empregados

Outra coisa que ajuda na comunicação interna é o fácil acesso dos empregados aos grandes gestores e diretores da empresa. Estes devem estar sempre prontos para ouvir e resolver algum problema quando for necessário.

Além disso, a abertura também deve ser feita para sugestões e ideias dos colaboradores. Assim, eles se sentirão parte daquela organização e vão se emprenhar para ajudá-la a crescer. Uma boa alternativa é fazer reuniões mensais.

E-mails eletrônicos

Algumas informações, que não podem esperar pela periodicidade do jornal, devem ser entregues aos funcionários de uma maneira mais ágil. Por isso, o e-mail é uma ótima ferramenta para informar novidades e avisos.

Intranet

Com um trabalho cada vez mais digital, os empregados acabam passando muito tempo em computadores. Por isso, uma outra medida rápida e eficiente é a intranet, um sistema pelo qual somente pessoas autorizadas possuem acesso. Assim, assuntos mais confidenciais de empresa podem ser tratados ali dentro.

Jornal Mural

Ele é localizado em pontos estratégicos da empresa e serve para recados mais breves, como aniversariantes, eventos, dicas reuniões e outros.

Eventos

Para ajudar na proximidade e interatividade entre os colaboradores, uma boa dica é fazer alguns eventos dentro e fora da empresa. Exemplos: festa de confraternização, comemoração de aniversariantes do mês, eventos de datas comemorativas, festas para metas e objetivos alcançados da empresa e entre outros.

Premiações

Para se empenharem mais, contribuindo assim para o crescimento da empresa, os colaboradores devem receber algum incentivo de motivação. Algumas premiações simples, para quem bateu a meta ou teve as melhores ideias, contribuirá para um maior esforço dos empregados.

Quanto mais o colaborador estiver informado sobre o que ocorre dentro da organização, melhor é. Valores, metas, objetivos, conquistas, novidades, situação da empresa e outros devem ser informados de maneira formal. Assim, a empresa evitará boatos que podem deixar alardes e confusões pelos setores.

Quais são as estratégias de comunicação interna que você usa na sua empresa?

Ricardo Tocha

Ricardo Tocha

Ricardo Tocha tem 17 anos de experiência prática e atuou na Templum Consultoria criando conteúdo, desenvolvendo sites e outros apetrechos tecnológicos.
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