Skip to main content

O que é ISO e por que certificar?

Tempo de Leitura: 3 minutos

A ISO (International Organization for Standardization) é uma organização fundada em 1946 e sediada em Genebra, na Suiça. Seu propósito é desenvolver e promover normas que possam ser utilizadas por todos os países do mundo.

 

Mais de 111 países integram esta importante organização internacional especializada em padronização. O Brasil é representado pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

 

A ISO possui uma família de normas que trata de qualidade: a ISO série 9000. Nesta família está a ISO 9001, que trata dos requisitos para sistemas de gestão da qualidade. Uma organização que possui um sistema de gestão da qualidade de acordo com a norma ISO 9001 pode solicitar a certificação e obter o “selo de conformidade ISO 9001”. A versão brasileira da ISO 9001 chama-se ABNT NBR ISO 9001.

No início muitas empresas implementavam esse Sistema de Gestão da Qualidade para atender uma demanda e/ou exigência de algum de seus clientes, mas esse fato vem mudando dia após dia.

 

Então por que certificar a minha empresa?

Como dito acima a percepção das pessoas quanto a norma vem mudando, assim como a norma também! O velho preconceito de que a ISO são um montante de documentos e burocracia ficou para trás e deu lugar para a melhoria contínua!

Entendeu-se que por ser um Sistema de Gestão da Qualidade ela realmente causa transformação para a empresa e os envolvidos, além de ser um diferencial competitivo.

Os benefícios desta certificação são inúmeros, mas para melhor exemplificar dividiremos em dois grupos:

  •   Mercado:

Costumamos dizer aqui na Templum que uma empresa certificada não é somente boa no que faz, ela comprova isso! Ou seja, ela já passou por uma auditoria que comprova que seus processos seguem uma padronização de qualidade e em consequência há mais confiança do mercado.

Vamos imaginar que sua empresa está  concorrendo a uma grande contratação em que o contratante precisa ter absoluta certeza de que tudo sairá conforme o planejado.

O contratante tem você e outra organização como possíveis fornecedores. Os dois fornecem o mesmo produto\serviço e os orçamentos são semelhantes, porém seu concorrente já possui a certificação!

Qual empresa tem mais chance de ser escolhida visto que a outra tem um sistema de gestão da qualidade já implementado?

A resposta é obvia e nem precisa ser discutida! O contratante certamente escolherá a empresa que lhe garante a certeza de qualidade e padronização.

Apesar de não ser uma ferramenta para o marketing, a ISO é sim um diferencial competitivo. Por isso pode também, aliás deve ser divulgada em páginas da empresa, cartões, assinatura de e-mail e etc…

 

  •         Empresa:

 

Agora que já entendemos um pouco como essa norma pode nos auxiliar perante o mercado, é momento de olhar para dentro e notar o principal: a mudança que é sentida por todos os colaboradores na pele!

Com esse sistema a empresa passará a ser estruturada, desde a alta direção até o operacional. Chamamos esse processo de TOP DOWN pois a estratégia vem da direção e permeia toda a organização a fim de nortear os colaboradores para que eles olhem para o futuro com o mesmo objetivo que a empresa.

Como exemplo podemos pensar no estoque de matéria prima: imagine uma indústria responsável pela fabricação de motores para aviões. O funcionário chega para o trabalho e se depara com o prazo de 3 dias para a entrega de 3 motores, porém não encontra uma peça específica para a fabricação pois a empresa não tem locais bem definidos para cada tipo de material.

 Após ter procurado incansavelmente decide fazer a encomenda desta peça em questão e se depara com o prazo de 15 dias para a entrega. O desfecho dessa história é claro: um atraso gigantesco no prazo de entrega para os clientes, se não o cancelamento do contrato.

Se há um sistema de gestão implantado todo o processo seria detalhado, desde a chegada da peça, o local de armazenamento, o responsável pelo seu transporte, o funcionário que a utilizaria juntamente com sua instrução de trabalho, e a saída desse material do estoque.

Em algo que pode ser considerado tão simples, conseguimos identificar o quanto a ISO poderia ajudar, imagine essa mesma melhoria aplicada a todos os setores e pessoas da empresa.

Mas a ISO não é só para empresas grandes?

Esse é um grande mito que já falamos por diversas vezes aqui no blog! A ISO não diz como os requisitos devem ser cumpridos, ela diz o que deve ser feito! Dessa forma a norma se adequa a rotina, necessidades e demandas da sua empresa, e não ao contrário.

Todas as organizações podem implementar esse Sistema e buscando pela melhoria contínua colhem como frutos os benefícios dessa certificação. 

 

Andressa Lando

Sou estudante de marketing e sempre fui apaixonada pela forma com que a comunicação conecta e muda as pessoas. Hoje atuo como assistente de marketing na Templum e minha missão, assim como a da empresa, é ajudar a construir empresas mais fortes através do conhecimento!

Deixe um comentário