Skip to main content
Tempo de Leitura: 2 minutos

Auditoria Interna: Quando Realizar?

Justamente nesta semana, nós recebemos uma dúvida que parece simples, mas que realmente causa muita confusão no processo de implementação de um sistema de gestão. O questionamento era o seguinte:

Dica de leitura:
Benefícios na realização de uma auditoria interna
A importância da reunião de abertura em uma auditoria interna 

Quantas auditorias internas são necessárias ANTES da certificação e quantas são necessárias APÓS?

Vamos, então, esclarecer essa questão…

Tomemos como base o texto da norma ISO 9001:2015, justamente por saber que os critérios definidos nesta norma também são aplicáveis aos outros sistemas de gestão. A norma cita que:

A organização deve realizar auditorias internas a intervalos planejados para prover informação sobre os sistemas de gestão da qualidade”.

Sendo assim, não existe um período definido na norma. Entretanto, sabendo que durante o ciclo de certificação existem auditorias no mínimo anuais pelo organismo certificador, determina-se que a empresa deva adotar a mesma sistemática e realizar pelo menos 1 auditoria interna anual.

Auditoria Interna

A próxima auditoria interna depende muito da anterior

É fundamental, ao estabelecer o planejamento das auditorias internas, que a empresa leve em consideração os resultados de auditorias anteriores. Se, por exemplo, durante a realização de uma auditoria interna detecta-se que um processo não está bem implementado ou apresenta algumas falhas sérias, é aconselhável que se diminua a periodicidade para esse processo em questão. Ora, se a empresa apresentou um total de 6 não conformidades na auditoria e 5 delas foram detectadas em um único processo, não é indicado que a próxima verificação aconteça somente após 1 ano.

A questão é que a auditoria interna pode e deve ser utilizada não só como o atendimento a um requisito normativo, mas que seja instrumento de melhoria contínua da empresa.

Bom Trabalho a todos!

Daniela Albuquerque

Diretora Técnica na Templum Consultoria

  • Carina Martins de Lorena disse:

    Oi, trabalho em uma Construtora Civil e temos várias obras espalhadas pelo Brasil, gostaria de saber quanto tempo tenho para realizar as auditorias internas fechando o ciclo. Pois não consigo realizar em um ano auditoria interna em todas as obras.

    • Daniela Albuquerque disse:

      Olá Carina,

      O regimento do PBQP-H possui uma tabela de amostragem de auditorias em relação à quantidade de obras da empresa, então basta seguir essa tabela de amostragem. Apenas ressalto que essa quantidade encontrada deve ser seguida anualmente, ok?!

      Qualquer duvida adicional, por favor avisar.

      Atenciosamente,
      Daniela Albuquerque

  • mary disse:

    Não houve nenhum tipo de não conformidade na minha empresa. Mesmo assim necessito de uma auditoria?
    Posso passar um ano sem realizar auditoria?

    • Igor Furniel disse:

      Mary se estiver falando sobre as auditoria de manutenção a resposta é sim, pois são um rito importante no processo de manutenção de seu certificado. Agora, se estiver falando sobre auditoria interna minha resposta é que você deveria pois através das auditorias internas você se certificará que realmente não há não conformidades, além de manter a cultura da melhoria contínua em sua empresa!

  • Lucas disse:

    tenho uma dúvida ,
    Nossa empresa devido a problemas com o falecimento do antigo dono , acabou não realizando a auditoria interna no ano de 2014 , assim como a reunião de analise crítica da diretoria e assim levamos não conformidade maiores em ambos . Para corrigirmos essa não conformidade basta nós realizarmos as mesmas ?
    Fico no aguardo se possível ,

    Desde já obrigado ,
    Atenciosamente ,
    Lucas Boaretto .

    • Olá Lucas,

      Você deve realizar uma nova auditoria, bem como a análise crítica, porém como ação corretiva deve indicar algum tipo de método para que esse tipo de fato não venha a acontecer, mesmo quando existir fatores externos ao seu sistema de gestão, ok?!

      Qualquer duvida, estamos à disposição.

  • Keyla disse:

    Olá!
    Tenho uma dúvida!
    Para realizar auditoria interna na empresa para a qual trabalho, eu preciso ter curso de auditor interno na versão atual da ISO? Por exemplo, o curso de auditor interno que fiz é na versão 9001:2000, preciso fazer um na 9001:2008 para realizar auditorias internas na empresa?
    Desde já agradeço!

    • Olá Keyla, seja bem vinda em nosso blog!

      Você está correta. Para que possa realizar auditorias internas, você deve ter o curso na versão atualizada da norma.

      A Templum ministra esses cursos sempre na versão atualizada da norma. Você pode conferir a nossa agenda de cursos no site: http://cursos.templum.com.br/

      Tenha uma ótima semana!

      Atenciosamente,
      Daniela Albuquerque