Daniela Albuquerque
Por Daniela Albuquerque

Auditoria Interna: Quando Realizar?

Uma dúvida muito comum é sobre a periodicidade na realização de uma auditoria interna. Tenho que fazer quantas no ano? Preciso fazer em que data? Estas e outras perguntas costumam aparecer em momentos que antecedem uma auditoria de certificação ou recertificação. 


Justamente nesta semana, nós recebemos uma dúvida que parece simples, mas que realmente causa muita confusão no processo de implementação de um sistema de gestão. O questionamento era o seguinte:

Dica de leitura:
Benefícios na realização de uma auditoria interna
A importância da reunião de abertura em uma auditoria interna 

Quantas auditorias internas são necessárias ANTES da certificação e quantas são necessárias APÓS?

Vamos, então, esclarecer essa questão…

Tomemos como base o texto da norma ISO 9001:2015, justamente por saber que os critérios definidos nesta norma também são aplicáveis aos outros sistemas de gestão. A norma cita que:

A organização deve realizar auditorias internas a intervalos planejados para prover informação sobre os sistemas de gestão da qualidade”.

Sendo assim, não existe um período definido na norma. Entretanto, sabendo que durante o ciclo de certificação existem auditorias no mínimo anuais pelo organismo certificador, determina-se que a empresa deva adotar a mesma sistemática e realizar pelo menos 1 auditoria interna anual.

A próxima auditoria interna depende muito da anterior

É fundamental, ao estabelecer o planejamento das auditorias internas, que a empresa leve em consideração os resultados de auditorias anteriores. Se, por exemplo, durante a realização de uma auditoria interna detecta-se que um processo não está bem implementado ou apresenta algumas falhas sérias, é aconselhável que se diminua a periodicidade para esse processo em questão. Ora, se a empresa apresentou um total de 6 não conformidades na auditoria e 5 delas foram detectadas em um único processo, não é indicado que a próxima verificação aconteça somente após 1 ano.

A questão é que a auditoria interna pode e deve ser utilizada não só como o atendimento a um requisito normativo, mas que seja instrumento de melhoria contínua da empresa.

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Daniela Albuquerque

Daniela Albuquerque

Sócia e Especialista Chave em Templum Consultoria
Por ser apaixonada por qualidade e melhoria contínua de negócios e pessoas sou a Sócia Responsável pelo Sucesso do Cliente na Templum por meio de mentoria e treinamento interno das equipes de consultores e atendimento ao cliente e da elaboração de produtos, treinamentos e conteúdos que permitem o fortalecimento das empresas.
Formada em Comunicação Social, MBA em Gestão de Negócios e especialista em Sistemas de Gestão Integrada.
Daniela Albuquerque