Auditoria Interna: Quando Realizar?
Justamente nesta semana, nós recebemos uma dúvida que parece simples, mas que realmente causa muita confusão no processo de implementação de um sistema de gestão. O questionamento era o seguinte:
Dica de leitura:
Benefícios na realização de uma auditoria interna
A importância da reunião de abertura em uma auditoria interna
Quantas auditorias internas são necessárias ANTES da certificação e quantas são necessárias APÓS?
Vamos, então, esclarecer essa questão…
Tomemos como base o texto da norma ISO 9001:2015, justamente por saber que os critérios definidos nesta norma também são aplicáveis aos outros sistemas de gestão. A norma cita que:
A organização deve realizar auditorias internas a intervalos planejados para prover informação sobre os sistemas de gestão da qualidade”.
Sendo assim, não existe um período definido na norma. Entretanto, sabendo que durante o ciclo de certificação existem auditorias no mínimo anuais pelo organismo certificador, determina-se que a empresa deva adotar a mesma sistemática e realizar pelo menos 1 auditoria interna anual.
A próxima auditoria interna depende muito da anterior
É fundamental, ao estabelecer o planejamento das auditorias internas, que a empresa leve em consideração os resultados de auditorias anteriores. Se, por exemplo, durante a realização de uma auditoria interna detecta-se que um processo não está bem implementado ou apresenta algumas falhas sérias, é aconselhável que se diminua a periodicidade para esse processo em questão. Ora, se a empresa apresentou um total de 6 não conformidades na auditoria e 5 delas foram detectadas em um único processo, não é indicado que a próxima verificação aconteça somente após 1 ano.
A questão é que a auditoria interna pode e deve ser utilizada não só como o atendimento a um requisito normativo, mas que seja instrumento de melhoria contínua da empresa.
Bom Trabalho a todos!