Daniela Albuquerque
Por Daniela Albuquerque

Benefícios na realização de uma auditoria interna

Toda empresa ao agendar uma auditoria interna ou de certificação acaba criando um ambiente de apreensão. É muito comum ouvir que os dias que antecedem uma auditoria são tensos. Há relatos de pessoas com sintomas típicos de uma situação que gera um grande estresse. Porém, será que é necessário manter todo este receio? Fique calmo! No texto de hoje quero mostrar porque é importante o processo de auditoria interna e quais os benefícios.


Então, vou tentar nesse espaço diminuir a ansiedade desse momento tão importante. A auditoria interna quando bem conduzida traz benefícios significativos à organização.

O objetivo de uma auditoria interna

Uma auditoria, seja de primeira, segunda ou terceira parte, tem o objetivo de verificar a conformidade com os requisitos do sistema de gestão implementados. Veja o que diz a ISO 9000:2015 sobre o termo auditoria:

Auditoria – processo sistemático, independente e documentado para obter evidência objetiva e avaliá-la objetivamente para determinar a extensão na qual os critérios de auditoria são atendidos

Trazendo para a auditoria interna, é o momento que a empresa conduz este processo com algum auditor interno que trabalha na própria organização ou algum terceiro contratado. Durante a condução das atividades o auditor interno nomeado precisa constatar todas as conformidades antes da realização da auditoria de certificação ou recertificação.

Dica de Leitura: Auditoria Interna – Quando realizar?

Para muitos a auditoria interna é uma das ferramentas mais importantes de melhoria contínua. A atividade permite analisar a organização de forma sistêmica e como ela faz para atender aos requisitos pertinentes ao sistema de gestão implementado.

E sobre ficar tranquilo com a Auditoria interna, o que eu faço?

Dado as atribuições da auditoria interna, lembre-se:

“Não é papel do auditor interno “procurar” não conformidades e desvios e nem fazer terrorismo, mas sim fazer uma avaliação da conformidade dos seus processos e buscar oportunidades de melhorias que possam agregar valor para a sua organização.

Kit - ISO 9001:2015

Reunimos um arsenal com documentos, treinamentos e materiais exclusivos sobre a ISO 9001:2015. Para acessar, basta preencher corretamente o formulário abaixo!


Kit

Sendo assim, se a implementação do sistema de gestão foi realizada como ferramenta de melhoria dos seus processos e existe uma aplicação correta em sua rotina das diretrizes definidas, fique tranquilo! O que será auditado são as tarefas já realizadas diariamente pela empresa e ao disponibilizar todas as informações necessárias para a realização dessa atividade de forma natural, o resultado só pode ser positivo.

Vale lembrar que os auditores são profissionais experientes no segmento que a sua empresa atua e por isso possuem uma visão muito privilegiada de todos os processos executados e ao acompanhar atentamente todos os questionamentos e comentários realizados pelo auditor você pode conseguir grandes melhorias que podem ser aplicáveis em todas as atividades realizadas pela organização.

Então, tranquilize-se e aproveite ao máximo todas as vantagens que a auditoria pode lhe proporcionar!

Dica final!

Para realizar uma auditoria interna bem feita e que traga os resultados esperados é recomendável selecionar um profissional com experiência no assunto. Existem empresas que tem em seu time pessoas experientes em auditorias internas, o que é excelente. Entretanto, na maioria dos casos as auditorias internas são feitas por terceiros.

A Templum conta com um time de auditores homologados no Brasil inteiro. Temos especialistas em ISO 9001, ISO 14001, ISO 45001, PBQP-H e SASSMAQ. Para saber mais sobre o nosso time de elite, acesse a nossa página de auditoria interna.

Bom Trabalho!

Daniela Albuquerque

Daniela Albuquerque

Sócia e Especialista Chave em Templum Consultoria
Por ser apaixonada por qualidade e melhoria contínua de negócios e pessoas sou a Sócia Responsável pelo Sucesso do Cliente na Templum por meio de mentoria e treinamento interno das equipes de consultores e atendimento ao cliente e da elaboração de produtos, treinamentos e conteúdos que permitem o fortalecimento das empresas.
Formada em Comunicação Social, MBA em Gestão de Negócios e especialista em Sistemas de Gestão Integrada.
Daniela Albuquerque