Skip to main content
Tempo de Leitura: 2 minutos

A importância da Reunião de Abertura em Auditoria

Esse tipo de situação é muito comum nas auditorias e podemos citar alguns motivos para esse problema:

Auditoria Interna

Então, para minimizar essa ocorrência, vamos entender um pouco mais sobre a reunião de abertura.

O propósito da reunião de abertura é a de apresentar os membros da equipe auditora, esclarecer detalhes de condução da auditoria e confirmar a disponibilidade de recursos e meios necessários para a realização da auditoria.

É nessa reunião que os auditores apresentarão a sua metodologia de trabalho e por isso é muito importante que todas as pessoas que são responsáveis por algum processo estejam presentes na reunião de abertura, inclusive algum representante da direção da empresa.

A participação dos líderes da empresa na reunião de abertura, além de esclarecer questões pertinentes à realização da auditoria, também demonstra o envolvimento das pessoas no sistema de gestão da qualidade que é um dos princípios da qualidade.

Então, a partir desse momento, vamos dar um pouco mais de atenção para essa fase da auditoria muito importante para o sucesso dessa atividade.

Auditoria não é brincadeira!

Seja auditoria interna ou auditoria de certificação, ambas devem ser feitas com muita seriedade. A auditoria é uma das ferramentas mais poderosas de melhoria contínua que existem, pois é nela que verificamos como a organização atende a todos os requisitos da norma.

Pensando nisso, gostaria de deixar uma indicação muito importante. A Templum disponibiliza um curso de Formação de Auditores Internos ISO 9001:2015 muito bom! É o primeiro curso do Brasil em que um organismo de certificação (QMS) ministra juntamente com uma empresa de consultoria. Através deste curso, o aluno terá todo conhecimento necessário para realizar auditorias internas em sua organização.

 

Bom trabalho!

Daniela Albuquerque

Daniela Albuquerque

Diretora Técnica na Templum Consultoria