A desmotivação no ambiente de trabalho prejudica a produtividade do funcionário e traz diversos problemas para a empresa, como atrasos no cronograma, faltas constantes e até mesmo erros graves que podem comprometer a credibilidade.
Uma pesquisa divulgada em 2014 pela revista Você S/A, 72, 4% dos brasileiros estão infelizes no trabalho. Dos 3.254 trabalhadores ouvidos (entre analistas e diretores, de 20 a 49 anos), 23,1% acreditam que falta valorização de talentos. Cerca de 80% dos desmotivados afirmaram não ter vontade de ir ao trabalho.
Tome uma atitude e reverta esse quadro de desmotivação
É fundamental que os líderes reconheçam rapidamente os motivos dessa insatisfação por meio de pesquisas de clima organizacional para obter constantes feedback dos colaboradores.
Depois dessa análise inicial, é possível combater esse mal e elaborar algumas políticas para atingir resultados eficazes. Veja a seguir algumas dicas simples que podem alterar essa situação:
- Realize uma pesquisa de clima organizacional para mensurar em quais áreas há problemas antes de tomar qualquer decisão;
- Elabore um plano de cargos e salários baseado em competências e regras definidas pela empresa;
- Procure se aproximar dos funcionários. Ao chegar no trabalho, dê bom dia, visite as mesas dos colaboradores e mostre-se acessível;
- Dê feedback sobre a qualidade do trabalho do funcionário com frequência. Com a incerteza do seu desempenho, muitos profissionais se sentem inseguros. Sabendo onde precisam melhorar, as chances de se desenvolver na empresa aumentam, pois saberão o que precisa evoluir;
- Seja flexível. Empresas que tentam ser mais amigáveis com horários e necessidades pessoais de seus funcionários tendem a conseguir melhores índices de motivação;
- Implemente programas de formação, treinamentos, cursos de capacitação pessoal e profissional. O colaborador precisa sentir que não “é só mais um” para a empresa;
- Torne o ambiente de trabalho agradável. Ninguém gosta de trabalhar em um clima pesado e desanimador;
- Seja sempre educado, até mesmo ao chamar atenção por algum erro cometido;
- Estimule um ambiente de colaboração e não de competitividade interna. Dessa forma, os profissionais tornam-se gratos pela ajuda recebida pelos colegas e relevam com mais facilidade possíveis conflitos;
- Reconheça o bom desempenho dos funcionários e elogie quando achar conveniente para os demais. Sentir-se valorizado faz com que ocorra adesão no emprego. Pessoas valorizadas produzem com mais qualidade e responsabilidade;
- Escute seus funcionários! Para ter colaboradores satisfeitos é importante que eles sejam ouvidos, expressando suas necessidades e objetivos;
- Converse de forma clara e direta. Mostre os resultados e peça opinião para melhorar a produtividade;
- Recompense os bons funcionários, ofereça um bônus de acordo com o desempenho de cada um ou dê folgas ao atingir algum objetivo;
- Promova a interação entre os membros da equipe. Invista em comemorações de aniversário e passeios;
- Defina metas reais para gerar comprometimento;
- Tire os funcionários da zona de conforto. Sempre que possível, desafio-os com novas demandas;
- Invista em estratégias de comunicação adequadas. É a melhor maneira de evitar o famoso “telefone sem fio”, evitar dúvidas e aproximar o colaborador da missão da empresa.
- Pouco a pouco, os líderes vão conhecendo melhor a sua equipe e sabendo como agir em cada caso. O importante é não desanimar e ter o diálogo como a principal ferramenta para afastar a desmotivação.