Skip to main content
Tempo de Leitura: 2 minutos

Um desses requisitos é o item 5.5.3 – Comunicação Interna, cujo conteúdo diz: “A Alta Direção deve assegurar que sejam estabelecidos, na organização, os processos de comunicação apropriados e que seja realizada a comunicação relativa à eficácia do sistema de gestão da qualidade”.

É um item tão simples que muitas vezes não damos importância e pode passar despercebido na implementação da ISO 9001 ou na vida da sua empresa, mas que se não for analisado cuidadosamente pode destruir a vida da sua empresa.

Agora você pode pensar… Não é tão trágico assim. Pode acreditar. É sim! E o problema é que quando você percebe o estrago já é muito grande.

A falta de uma comunicação interna eficaz faz com que os funcionários criem a sua própria corrente de informações e o problema é que muitas vezes esses dados são transmitidos de forma tendenciosa e parcial, causando insatisfação e desgastes desnecessários e essas são características que deixam o ambiente de trabalho “pesado“ e desmotivam a todos.

Essa desmotivação será demonstrada no resultado final do seu produto, afinal são essas pessoas que estão na linha de frente da sua empresa.

Por isso gestor, é muito importante criar um ambiente propício para o fluxo correto da informação entre todos os níveis da organização.

Lembre-se que por “Comunicação” podemos entender o “intercâmbio de informações“. Não tem como comunicar-se sozinho, então sim… quadros de avisos e jornais são importantes para a divulgação dos resultados, mas não garantem o objetivo final do requisito.

[intracontent title=” DIAGNÓSTICO ISO 9001 – GRATUITO com Especialista” sub=”Se você sofre com problemas de gestão, voce precisa prestar atenção nesses 8 sinais, AGORA. Ou sua empresa pode parar no tempo, em pouco meses” formid=”21″ img=”https://certificacaoiso.com.br/wp-content/uploads/2019/11/banner_diagnostico_form_trans.png”]

Para isso, é importante:

– Criar um plano de comunicação interna – reuniões internas (por exemplo skip level), programas de sugestões e melhorias, pesquisas de satisfação internas, eventos culturais ou esportivos, etc.

– Criar um plano de incentivo para os funcionários – criação de campanhas que estimulem os funcionários nas metas estabelecidas para a empresa

– Criar um plano de endomarketing para tornar o seu funcionário aliado ao seu negócio.

Outras ações também podem ser criadas de acordo com a realidade da sua empresa. O importante é promover o envolvimento das pessoas com a melhoria constante da organização.

Então, agora é a hora de pensar como está a comunicação interna da sua organização? Ela é aliada ou inimiga da sua organização?

Bom Trabalho!

Daniela Albuquerque

Diretora Técnica na Templum Consultoria