Daniela Albuquerque
Por Daniela Albuquerque

Como atuar com foco em melhoria em sua empresa

Muitas organizações vivem “apagando incêndios”. Voltam suas ações para remediar e não para buscar soluções de prevenção e melhoria. Com o tempo, registram grandes desperdícios de recursos importantes como tempo, materiais, investimentos financeiros e até mesmo mão de obra qualificada. Se você é capaz de identificar esses pontos na sua empresa, esse post será ideal para […]


Muitas organizações vivem “apagando incêndios”. Voltam suas ações para remediar e não para buscar soluções de prevenção e melhoria. Com o tempo, registram grandes desperdícios de recursos importantes como tempo, materiais, investimentos financeiros e até mesmo mão de obra qualificada. Se você é capaz de identificar esses pontos na sua empresa, esse post será ideal para auxiliar na mudança de foco da gestão e ajudar o negócio a alcançar uma melhoria de forma constante. Venha aprender!

1. Acompanhe os indicadores de desempenho certos

Os indicadores de desempenho ou indicadores de processos representam a chave do sucesso para muitas empresas que desejam atuar com foco namelhoria. Eles são fundamentais para medir os resultados apresentados durante e após a implementação de determinadas estratégias. Existem diversos tipos de indicadores de processos e cada um é voltado para medir o desempenho em alguma área da organização. Por isso, descubra primeiramente o que precisa medir para, em seguida, escolher o indicador de processos mais adequado para a sua necessidade. Os resultados abaixo do esperado indicarão falhas na estratégia e darão pistas preciosas sobre o que precisa ser melhorado.

2. Faça uma análise SWOT do seu negócio

A análise SWOT (Strenght, Weakenesses, Opportunities, Threats) é uma ferramenta poderosa e muito utilizada por consultorias especializadas para focar na melhoria do desempenho organizacional. Através dela, você pode identificar e fortalecer suas forças internas, descobrir e corrigir falhas operacionais e gerenciais, criar planos de ações voltados para o melhor aproveitamento das oportunidades de mercado e neutralização de possíveis riscos ao negócio internamente e externamente. A maioria dos gestores faz essa análise somente na abertura da empresa, mas é necessário que seja feita periodicamente para garantir o desenvolvimento sustentável do negócio, uma vez que o mercado está em constante mudança e a empresa precisa acompanhar.

3. Estabeleça uma estratégia de melhoria contínua (PDCA)

Outra ferramenta incrível e muito utilizada pela gestão de projetos é o PDCA (Plan, Do, Check, Action). Com ela é possível realizar intervenções rápidas aos pontos de impactos negativos, analisar o custo do ciclo de produção com maior grau de precisão, desenvolver planos de ação preventiva e corretiva, otimizar os processos produtivos e promover a melhoria do desempenho de forma contínua. Com ajuda de tecnologias e técnicas inovadoras, a estratégia pode adaptar a organização para ter a melhor reação às mudanças.

4. Estruture a sua organização com o Canvas

O Canvas constitui um quadro de Business Model (modelo de negócios) que permite estruturar a empresa de forma mais otimizada agregando maior agilidade na produção e melhoria nos resultados operacionais. É uma importante ferramenta de gerenciamento estratégico que não pode ser ignorada. Ele compõe o grupo de novas técnicas utilizadas na gestão empresarial e atua com foco em resultados dando maior flexibilidade ao negócio para ter boa reação às mudanças.

É importante lembrar que nem sempre é tão fácil colocar essas estratégias em prática, principalmente se os gestores não tiverem habilidades, conhecimentos e qualificações necessárias. Para não colocar em risco o sucesso da estratégia e não prejudicar o negócio durante e depois de sua implementação, o ideal é ter o apoio de uma equipe especializada para garantir um planejamento eficiente, o desenvolvimento de uma estratégia mais adequada para a sua necessidade e ter o acompanhamento constante de sua evolução.

Uma consultoria especializada, além de permitir o aumento do desempenho produtivo atuando com foco na melhoria, transfere um alto grau de know how para a sua organização e a torna apta para receber uma certificação ISO 9001.

E você, com faz para melhorar o desempenho da sua empresa? Conta para a gente!

Daniela Albuquerque

Daniela Albuquerque

Sócia e Especialista Chave em Templum Consultoria
Por ser apaixonada por qualidade e melhoria contínua de negócios e pessoas sou a Sócia Responsável pelo Sucesso do Cliente na Templum por meio de mentoria e treinamento interno das equipes de consultores e atendimento ao cliente e da elaboração de produtos, treinamentos e conteúdos que permitem o fortalecimento das empresas.
Formada em Comunicação Social, MBA em Gestão de Negócios e especialista em Sistemas de Gestão Integrada.
Daniela Albuquerque