Daniela Albuquerque
Por Daniela Albuquerque

Controle financeiro para micro e pequenas empresas

O controle financeiro é de essencial importância para qualquer empresa, ainda mais as de menor faturamento. Incrivelmente, há empresas que ainda não se preocupam com esse assunto, ou mesmo não têm conhecimento suficiente para realizar uma boa gestão dessa área. O blog ISO Fácil traz algumas dicas a quem estiver com dúvidas sobre o assunto. […]


O controle financeiro é de essencial importância para qualquer empresa, ainda mais as de menor faturamento. Incrivelmente, há empresas que ainda não se preocupam com esse assunto, ou mesmo não têm conhecimento suficiente para realizar uma boa gestão dessa área. O blog ISO Fácil traz algumas dicas a quem estiver com dúvidas sobre o assunto.

Em princípio, uma pesquisa pela internet já mostrará alguns softwares de gestão financeira que podem ser baixados gratuitamente. E criar uma planilha no Excel também é uma boa pedida, já que o programa é de fácil manuseio e pode ajudar (e muito) a dar os primeiros passos na área.

A ISO 9001 também pode ajudar, ao certificar o setor financeiro da empresa. Embora a implementação não tenha essa finalidade, auxilia ao organizar documentos, criar relatórios e parâmetros para uma gestão bem-sucedida.

Cursos livres de administração também são boas opções. O Sebrae fornece gratuitamente treinamentos para empreendedores. Além disso, empresas júnior de faculdades de administração podem ser bastante úteis, a um preço menor do que as tradicionais consultorias. Estas, inclusive, não devem ser descartadas já que trazem profissionais experientes como colaboradores.

Fluxo de caixa

Um bom fluxo de caixa pode definir a saúde (e posteriormente a vida) de uma empresa. Além de registrar todas as entradas e saídas de dinheiro – o que o torna um instrumento contábil legal -, quando analisado pode revelar razões do sucesso ou insucesso da companhia. Trata-se, portanto, de um simples porém eficiente sistema de gestão.

Mas isso não exclui o fato de ele ser trabalhoso, principalmente porque deve ser atualizado e registrado constantemente (se possível diariamente). Isso significa que o profissional responsável pelo fluxo de caixa deve recolher dados de contas a pagar, a receber, acompanhar saldos de contas bancárias e aplicações, vendas, despesas, entre outras movimentações.

Daniela Albuquerque

Daniela Albuquerque

Sócia e Especialista Chave em Templum Consultoria
Por ser apaixonada por qualidade e melhoria contínua de negócios e pessoas sou a Sócia Responsável pelo Sucesso do Cliente na Templum por meio de mentoria e treinamento interno das equipes de consultores e atendimento ao cliente e da elaboração de produtos, treinamentos e conteúdos que permitem o fortalecimento das empresas.
Formada em Comunicação Social, MBA em Gestão de Negócios e especialista em Sistemas de Gestão Integrada.
Daniela Albuquerque