Vitor Santiago
Por Vitor Santiago

Como conquistar o controle da sua vida financeira e dos seus negócios

É muito comum, no dia a dia, pensarmos sobre nossa vida financeira e como podemos nos organizar melhor para sobrar um pouco mais de dinheiro no final do mês. Sempre nos perguntamos, “será que estou utilizando os meus recursos da forma mais otimizada? ”. O que fazer para colocar a minha vida financeira e de […]


É muito comum, no dia a dia, pensarmos sobre nossa vida financeira e como podemos nos organizar melhor para sobrar um pouco mais de dinheiro no final do mês. Sempre nos perguntamos, “será que estou utilizando os meus recursos da forma mais otimizada? ”. O que fazer para colocar a minha vida financeira e de meus negócios nos trilhos do sucesso financeiro?

Constantemente, tentamos aproveitar as oportunidades do mercado. Com este objetivo, utilizamos práticas corriqueiras como pedir descontos ou negociar prazos de pagamento. Fazemos estas ações pois sabemos a importância de manter o controle sobre os nossos gastos, mas muitas vezes isso parece ser uma tarefa complicada.

Repetidamente, vemos donos de empresas com o hábito de misturar sua vida financeira pessoal e de sua organização. Esse balanço acaba sendo feito depois do recebimento da fatura, logo o acompanhamento das despesas fica confuso. A consequência disto é que os gestores não sabem de fato quanto valor foi gerado para a empresa e o custo real do seu trabalho. Para agravar mais a situação, o seu patrimônio familiar fica comprometido com os intemperismos do mercado ao qual a empresa está inserida.

Tanto na vida pessoal, quanto na empresarial, o “dever de casa” de controlar o nosso fluxo de caixa deve ser feito. Está atividade incluí encontrar as oportunidades de melhoria no controle financeiro. O fato é que vivemos um dia de cada vez, não considerando o planejamento e a formulação de metas reais. O principal problema disto é que tomamos decisões erradas com base mais em nosso “feeling” do que em fatos concretos. Esse é um dos principais motivos pelos quais não colocamos nos eixos as nossas finanças.

“O que não é gerenciado, tende ao fracasso”! Não podemos apenas acompanhar as faturas ao final do mês e agir progressivamente para tomar as rédeas da situação.

Pois bem, diante do que foi exposto, vamos discutir 6 boas práticas para revolucionar sua vida financeira pessoal e profissional.

1 – Separar vida financeira pessoal da vida financeira de sua empresa

Todo empreendedor é alguém apaixonado pelo seu negócio. Eles acreditam fielmente que seu negócio é uma extensão do seu corpo. Entretanto, esse pensamento deve ser muito bem trabalhado, uma vez que a organização é uma pessoa jurídica independente.

Exemplificando, incentive sua empresa como um filho. Todo pai deseja que seu filho cresça e se desenvolva. Em comparação com sua empresa, deixe que ela cresça e se desenvolva e consiga cada vez mais sucesso, ótimo resultados e independência.

2 – Registrar todas as entradas e saídas

Ter consciência de como gastamos nosso dinheiro é essencial. Para isto, precisamos desenvolver práticas para acompanhar a movimentação de nossas entradas e saídas.

Necessariamente, todos necessitam definir o valor aproximado para que se haja um ponto de equilíbrio. A partir disto, poderemos investir e ter resultados mais positivos no futuro.

3 – Saber fragmentar os setores, custos e ganhos

Reflita: Quais áreas de nossas vidas necessitam de mais recursos e quais estão podem render novas oportunidades?

A resposta desta pergunta é essencial para saber onde você direcionará seus esforços.

4 – Padronizar as contas

Em minha empresa, sei exatamente a diferença entre cada uma das possíveis saídas do meu caixa? Eu consigo garantir que um lançamento de uma conta a pagar, por exemplo, não me gere erro na hora de fazer a contabilidade? Essas possíveis saídas e entradas, podem me gerar informações úteis para futuro planejamento?

5 – Ter o hábito de cuidar das finanças diariamente

É extremamente necessário criar em sua rotina, um hábito de verificação do seu caixa, das suas obrigações e entre outras ações. Um pagamento no dia errado pode me causar problemas. Pagar antes da data faz com que tenhamos uma divergência de planejamento ou alguma perda. Pagar depois também é grave, ocasionam multas, atrasos, cortes, mais perda e etc.

6 – Ter ferramentas para gerenciar todo esse trabalho

Para tornar a vida financeira de sua companhia um sucesso, é preciso gerenciar muito bem os recursos, saber onde investir, quando tomar as decisões. É muito importante ser pautado por informações coerentes com a realidade, com projeções futuras e com possibilidades de enxergar oportunidades de melhoria.

Para isso se faz necessário o controle documental e ferramental, com gráficos que te ajudem a compreender tendências. Seguindo essas dicas, é possível colocar nos eixos a sua vida financeira, a de sua empresa e ainda criar um círculo virtuoso com o dinheiro. 

Mais que dicas, queremos realmente lhe ajudar…

Gostaria de se aprofundar mais sobre esse assunto? Saber como você pode na prática implementar isso dentro da sua empresa? Faça o download gratuito de nossa planilha simplificada do fluxo de caixa para pessoas físicas. Se precisar de ajuda para melhorar a gestão do fluxo de caixa de sua empresa, entre em contato conosco.

Podemos te ajudar a implementar todas essas melhorias em sua empresa. Nossa consultoria conta com uma metodologia e recursos ilimitados, inteiramente on-line. Você pode contar com a nossa assessoria, ao alcance dos seus dedos, 24 horas por dia. Conheça a Templum Consultoria

Vitor Santiago

Vitor Santiago

Como engenheiro sou movido a desafios. Escrevo sobre temas de gestão empresarial, como: TQM, ciclo PDCA, Six-Sigma e entre outras ferramentas gerenciais. Desenvolvo conteúdos que auxiliam empresas e gestores a alcançarem seus objetivos de curto, médio e longo prazo.
Vitor Santiago

Últimos posts por Vitor Santiago (exibir todos)