Skip to main content
Tempo de Leitura: 2 minutos

O ESG é o índice de sustentabilidade no ponto de vista de meio ambiente, governança e aspectos sociais das organizações. E como fazer essa relação com a ISO 14001?

Afinal, como a ISO 14001 pode ajudar e contribuir no ESG?

Primeiramente temos que falar que esse é um tema que está em alta, principalmente no nosso atual cenário, pandemia do coronavírus, as queimadas e entre outros, que deixaram ainda mais evidente o posicionamento de empresas e como a marca se preocupa com esses aspectos, além do engajamento do público, do cliente e do investidor olhando pra isso.

O ESG foi criado há um bom tempo onde o questionamento é: quais são as suas preocupações ambientais e a governança na sua organização?

Uma empresa que tem uma preocupação ambiental, social e com a governança, é uma empresa de baixíssimo risco para o investidor. Dessa forma, podemos ver a longevidade do negócio.

Regina ComarEngenheira Ambiental

Mas qual é a relação do ESG com a ISO 14001?

Segundo a ISO 14001 “O objetivo desta norma é prover às organizações uma estrutura para a proteção do meio ambiente e possibilitar uma resposta às mudanças das condições ambientais em equilíbrio com as necessidades econômicas”.

Com base nisso, como podemos olhar para o ESG? O ESG quer garantir a longevidade da empresa e que ela se sustente. Ou seja, independente do que aconteça no contexto externo, a empresa precisa continuar preservando e colaborando para não ocorrer desastres ambientais e continue dando lucro.

A ISO 14001 aponta alguns aspectos que pode ser a chave para a implementação do ESG em uma organização, como:

  • Proteção ou mitigação dos impactos ambientais adversos;
  • Mitigação de potenciais efeitos adversos das condições ambientais na organização;
  • Atendimento aos requisitos legais e outros requisitos;
  • Aumento do desempenho ambiental;
  • Perspectiva de ciclo de vida;
  • Benefícios financeiros e operacionais que podem resultar da implementação de alternativas ambientais que reforçam a posição da organização no mercado;
  • Comunicação de informações ambientais para as partes interessadas pertinentes.

Saiba mais sobre a ISO 14001 e como ela pode auxiliar na implementação do ESG na sua empresa.

Camila Marcocci

Camila Marcocci

Marketing na Templum Consultoria