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Indicadores de Desempenho x Gestão da Qualidade

O que se vê muito são diversas reuniões que analisam dados muitas vezes parciais, que criam metas sem fundamento que muitas vezes são até esquecidas por equipe e gestor. Ou então, outro fato muito normal, são mudanças constantes nas prioridades da empresa. Esses são só alguns exemplos para ilustrar que a falta de um projeto da empresa causa conflitos na criação das metas da empresa.

E como podemos fazer para avaliar objetivamente os dados da empresa? 

Para isso, a ISO 9001 apresenta-se como uma grande solução para pequenas e médias empresas, isso porque é uma norma que possui 02 grandes pilares de sustentação, um está voltado para a Melhoria Contínua, pois a evolução é intrínseca à história do ser humano. Afinal, como a empresa quer crescer e evoluir se não existe uma política fundamentada em melhorar continuamente a qualidade dos seus serviços?

O outro pilar é a satisfação do cliente, ou seja, é entregar produtos e serviços que satisfaçam suas necessidades e superem as suas expectativas, mas para atingir esse resultado a nossa empresa precisa estar muito bem estruturada, com a definição clara dos processos internos, afinal como iremos superar as expectativas do nosso cliente se não conseguimos superar as nossas expectativas enquanto empresa?

Consultoria ISO 9001

E como conseguiremos chegar nesses objetivos?

O item 8.2.3 da norma ISO 9001 cita que “os métodos utilizados para a medição e o monitoramento devem demonstrar a capacidade em alcançar os resultados planejados”, ou seja, por meio da implementação de um sistema de gestão da qualidade nos tornaremos aptos a criar métodos de avaliação objetivos sobre resultado da empresa.

Isso porque esses resultados só podem ser conhecidos quando a empresa possui alguns controles específicos, como definição de objetivos e metas, detalhamento dos processos internos (fluxo da informação, responsabilidades, tarefas, atividades, limites da abrangência, recursos utilizados e definição dos fatores críticos) e definição do requisito e necessidade dos seus clientes. Ora, como posso planejar um objetivo se eu não sei quais são os recursos empregados para determinada atividade?

Ao estabelecer uma abordagem voltada ao resultado, a determinação de indicadores de desempenho é fator fundamental para a tomada de decisão baseada em fatos e dados reais. Afinal, essa é a verdadeira melhoria contínua: quando a empresa parar de analisar dados subjetivos e conhecer profundamente os seus processos e a sua operação.

Afinal, só é possível ter um resultado diferente se agirmos de forma diferente. Não há melhorias sem mudanças.

Um Bom Trabalho!

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