Guilherme Alonço
Por Guilherme Alonço

Gestão de Pessoas: Dicas para aumentar o envolvimento da sua equipe de trabalho.

Se comparamos uma empresa a um ser humano, a área de Gestão de Pessoas seria o coração da organização. Responsável por bombear sangue oxigenado, o coração é um órgão vital para sobrevivência de todas as partes do nosso corpo. Da mesma maneira, podemos equiparar o departamento de gestão de pessoas, pois ele possui a responsabilidade de “oxigenar” o capital humano, ao ponto de manter uma organização revigorada e pronta para as tarefas do dia a dia.


Assim como um coração doente prejudica todo organismo, uma má administração dos recursos humanos afeta toda equipe de trabalho.

Ainda que simples todo esta analogia, ela serve para entendermos a relevância do setor de recursos humanos. Com isso, vamos ver algumas dicas para aumentar o envolvimento de todo seu time de colaboradores.

Este assunto é tão importante, uma vez que o comprometimento dos colaboradores está relacionado as chances de sucesso de umaorganização. Embora os empreendedores sejam pessoas fantásticas, por transformarem simples pensamentos em um propósito de vida, a dificuldade de envolver os recursos humanos em sua missão é, sem dúvidas, o seu principal desafio.

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Não é preciso ser um expert para descobrir que a forma de conduzir seus funcionários está diretamente relacionada com o alcance dos objetivos. Por mais que seja difícil manter a produtividade da sua equipe em uma constância alta de crescimento, o gestor deve desenvolver algumas estratégias para extrair o melhor de todos eles.

A partir deste momento, vamos estudar algumas dicas práticas para gerir as pessoas do seu negócio.

#1ª Dica: Ensine seu pessoal a dividir o seu tempo de trabalho.

Muitos funcionários estão focados 100% em executar as atividades rotineiras de sua função. Muitos deles, passam longas horas do seu dia sem ao menos parar um tempo para refletir se existem outras modos de realizar suas tarefas.

Foi-se tempo do Fordismo, onde a repetição exaustiva era o método principal de trabalhar.

Veja um trecho do filme “Tempos Modernos”, onde é relatado um pouco deste período tenebroso para os trabalhadores.

Cômico, mas terrível! Ainda existem empresas com o mesmo processo de produção daquela época.

Apesar de existirem cargos que exigem esforços repetitivos, o gestor precisa ensinar seus colaboradores a pensar fora da caixa. Ensine-os a pensar diferente, de preferência evite o piloto automático.

Por mais operacional que seja atribuição de determinado cargo/função, o tempo do pessoal da sua organização deve ser dividido entre atividades operacionais e momentos de reflexão.

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Uma dica seria ensinar sua equipe de trabalho a dividir o tempo da seguinte maneira:

  • Investir 70% do tempo com as atividades principais;
  • Investir 20% do tempo para discutir e pensar em formas de como melhorar as atividades principais de sua função;
  • Investir 10% do tempo para discutir e pensar como a empresa poderia ser melhor.

Simplificando, imagine que sua equipe trabalhe 10 horas por semana (só estou supondo rsrsrs), logo 7 horas da sua jornada seria investido nas atividades do seu dia a dia, 2 horas para descobrir novos métodos de melhorar a forma de executar suas tarefas e apenas 60 minutos para discutir assuntos estratégicos para o sucesso do seu negócio.

Dica de leitura: Gestão de tempo

Pense bem, esta técnica não pede para os seus funcionários fiquem 30% do tempo parado. Na verdade, 90% do tempo terá o foco exclusivo nas atribuições principais de sua função, já que 70% é utilizado para a execução e 20% para descobrir melhorias reais para a continuidade dos processos.

#2ª Dica: Defina objetivos da empresa de forma clara e precisa.

Toda e qualquer instituição deve ter seus objetivos bem definidos. Somente com a definição dos propósitos, a alta direção pode influenciar seu time a obter os melhores resultados.

Uma das ilustrações mais fantásticas sobre a importância de um propósito claro e conciso foi elaborada pelo famoso autor Napoleon Hill.

O escritor utiliza a figura de um comandante, no qual perde o controle do leme no meio do oceano. Por conseguinte, o navio começa a navegar sem rumo, além de comprometer o sucesso da viagem. Outro perigo eminente é a perca de combustível e energia, no qual pode deixar toda a tripulação perdida em alto mar.

Da mesma maneira é o comportamento de seu pessoal diante da indecisão dos líderes da organização. Sem um propósito definido, o envolvimento dos seus colaboradores não vai rolar.

Não basta ter um quadro com um design chamativo e uma frase de efeito expondo a missão da empresa. Ao contrário, gestores de pessoas devem apontar as funções e responsabilidades dos seus funcionários dentro dos propósitos da empresa. Somente desta forma, a missão se torna algo palpável e tangível.

Me permitam utilizar o meu exemplo.

Sou um dos redatores do Blog Certificação ISO. Uma das minhas principais atribuições é a produção de conteúdo. Logo, diante da missão de “contribuir para um país mais forte por meio de empresas mais fortes”, a Templum Consultoria, entendeu a importância de criar um canal com conteúdo voltados para o fortalecimento das empresas. Assim, eu pesquiso e escrevo artigos voltados exclusivamente para o propósito desta missão.

Você consegue perceber como tudo fica mais fácil com objetivos claros e bem definidos? Por isso, simplifique a forma de comunicar os propósitos de sua organização.

Dica extra!

O problema recorrente de pequenos e médios empresários é a dificuldade de estabelecer uma forma real para gerenciar as pessoas de seu empreendimento.

Um Sistema de Gestão da Qualidade, como a ISO 9001, possui a gestão de pessoas na sua essência. Por isso, convido você a ler nosso artigo “Como a ISO 9001 pode ajudar empresários a fazerem uma boa gestão de pessoas?

Os requisitos da ISO 9001, nos quais tratam sobre o gerenciamento de pessoas, são um ponto de partida inicial para potencializar os resultados do seu time de trabalho.

Guilherme Alonço

Guilherme Alonço

Um bom conteúdo pode transformar uma empresa! Conteudista da Templum Consultoria e apaixonado por assuntos e notícias que englobam o mundo dos negócios, ajudo empresas a alcançarem seu potencial máximo e enxergarem as melhores oportunidades.
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