Ricardo Tocha
Por Ricardo Tocha

6 dicas para formar equipes de alto desempenho

Existem equipes competentes, que fazem entregas dentro do esperado, e existem equipes de alto desempenho. Estas últimas surpreendem, pois atuam com paixão, vão além do que se espera delas. Uma equipe de alto desempenho é o sonho de todo gestor. Mas, como formar equipes de alto desempenho? É exatamente isto que iremos ver no texto de hoje.


A seguir, veja 6 dicas para formar equipes fora do padrão, de alto desempenho:

#1ª Dica: Escolha as melhores pessoas

Os melhores membros da sua equipe não são aqueles que detém conhecimento técnico. Os melhores profissionais são aqueles que se envolvem com o propósito e gostam de desafios.

Você precisa equilibrar a contratação de profissionais experientes e com conhecimento técnico, com pessoas que estão muito interessadas em aprender e realizar coisas grandes. A mescla de especialistas com profissionais mais juniors pode ser uma boa escolha.

#2ª Dica: Desperte a paixão

Uma equipe de alto desempenho só existe quando os membros são apaixonados pelo que fazem. Como conseguir isso? Há algumas atitudes de liderança que podem ajudar:

  • mostre o objetivo e engaje o grupo, faça-o acreditar no propósito e lutar para alcançá-lo;
  • estabeleça metas que as pessoas acreditem ser grandiosas, atingíveis e desafiadoras;
  • estabeleça estratégias para todas as missões e mostre-as para todos os membros. Lembre-se: missões sem estratégias são apenas aventuras, não têm alma!

Webinar - Como transformar DP em RH?

Transforme seu Departamento Pessoal em uma área crucial para o sucesso do seu negócio. Basta preencher corretamente o formulário abaixo!


Webinar

#3ª Dica: Estabeleça condições de autonomia e responsabilidade

A criação de equipes de alta performance deve estar sempre alinhada à gestão estratégica da empresa. Em outras palavras: a empresa deve estar preparada para fornecer autonomia e responsabilidade aos membros das equipes.

Crie mecanismos e tenha atitudes que demonstrem aos membros da sua equipe que as ideias e a colaboração são fundamentais. Como líder, não reprima as falhas, fale em lições aprendidas, evite que os profissionais tenham medo de se arriscar.

#4ª Dica: Seja um líder inspirador

Liderança é inspiração, é exemplo, é facilitação. Para ser um líder inspirador é preciso fazer o seu melhor e conseguir que as pessoas deem o seu melhor. Saber ouvir, aceitar sugestões, delegar com simpatia e real interesse no envolvimento também são atributos dos líderes inspiradores.

Um líder inspirador consegue manter sua equipe em constante motivação sem sobrecarregar, sem fazer cobranças desnecessárias, dando autonomia e confiando na maneira das pessoas realizarem suas atividades. A palavre é inteligência emocional!

#5ª Dica: Invista em comunicação interna

Todos precisam saber para onde vão, como podem chegar lá e estar em constante ciência de qual altura do caminho estão percorrendo. Então, a comunicação interna é fundamental.

Estabeleça uma comunicação periódica pessoal, por meio de reuniões presenciais ou à distância – utilize a tecnologia a seu favor (WhatsApp, Hangout, conference calls etc) – e mantenha meios como a intranet, murais de recados, SMS e etc.

#6ª Dica: Construa uma identidade de equipe

Pense nos esportes. Os times de futebol têm um nome, uma identidade visual, um mascote. Simbolicamente ou literalmente, é possível criar esta identidade na sua equipe. Isso a tornará mais forte e motivada. Tem a ver com a forma como você lidera, com a liberdade que você dá para que todos os membros apresentem ideias e tomem atitudes para alcançar os objetivos, mas também tem a ver com os rituais do dia a dia.

De acordo com o seu ramo de atuação e o perfil dos profissionais que atuam na sua equipe, estabeleça costumes como reuniões fora do horário de trabalho, comemorações de aniversários e de cumprimentos de metas etc. Torne estes costumes rotineiros, estabelecendo a cumplicidade entre as pessoas.

O desenvolvimento de uma equipe de alto desempenho é, em grande parte, responsabilidade dos líderes!

Não é algo que emerge do dia para a noite, porém com algumas atitudes de liderança, com as escolhas certas e com estímulos é perfeitamente viável.

Sua equipe apresenta alto desempenho? Você tem mais alguma dúvida ou gostaria de deixar mais alguma dica? Deixe-nos seu comentário!

Ricardo Tocha

Ricardo Tocha

Ricardo Tocha tem 17 anos de experiência prática e atuou na Templum Consultoria criando conteúdo, desenvolvendo sites e outros apetrechos tecnológicos.
Ricardo Tocha