gestão_com_clareza

Gestão com clareza!

“Para quem não sabe para onde vai qualquer caminho serve!”. Está frase é um resumo do diálogo realizado entre o gato da floresta e Alice. Ambos personagens fictícios são do conto infantil “Alice no país das maravilhas”. Esta sentença resumi a realidade de muitas empresas. Por diversas vezes, presenciamos organizações que se confundem quanto aos caminhos a serem seguidos. Ora desenvolvem um produto para o segmento de mercado “X”. Ora mudam todos os funcionários de um setor para o outro. Ora alteram toda uma estratégia consolidada sem realizar nenhuma análise crítica.

Uma pesquisa realizada com empresas americanas sobre a efetividade dos líderes quanto ao seu gerenciamento e forma de se conectar com os colaboradores, indicaram que um dos problemas mais graves apontados pelos funcionários quanto a comunicação é a falta de clareza quanto as direções do que deve ser realizado e para onde ir (Fonte: Interact/Harris Poll).

As maiores empresas do mundo, são grandes pois sabem exatamente a direção a ser seguida. Há organizações que sabem os passos para os próximos 10 anos.

Para alcançar este nível de maturidade, uma organização precisa ter um sistema de gestão maduro e pautado na melhoria contínua. A ISO 9001:2015 pode ser um passo importante nesta busca por uma direção a ser seguida.

Vou apresentar três motivos de como a ISO 9001:2015 pode ser importante na tarefa de determinar as pegadas de sua empresa.

1º Motivo: Estratégias claras e concisas.

Um dos grandes benefícios da ISO 9001:2015 é que as empresas são recomendadas a realizar uma reflexão sobre os fatores internos e externos que permeiam uma organização. Além disso, o propósito e direcionamento da organização são revelados neste processo de definição.

Isto traz à tona a necessidade de realizar um planejamento estratégico. Indicar o caminho que a organização irá seguir e como alcançar os seus objetivos estratégicos é primordial para uma empresa que busca o sucesso sustentado. Empresas sem planejamento não sabem exatamente os resultados que estão buscando, logo qualquer caminho serve.

2º Motivo: Conhecimento interno profundo.

Existem gestores que falham quanto a direção a ser tomada, pois não conhecem seus processos e fluxos de entradas e saídas.

O conhecimento detalhado dos processos e atividades serve para apontar as limitações da organização e como ela pode melhorar para ultrapassar as barreiras para o crescimento.

Quantas vezes vemos companhias que parecem um arquipélago de ilhas! Cada departamento parece uma ilha separada do todo. Não há um conhecimento claro do que uma área/setor faz em relação ao outro. Uma empresa que adota como guia a abordagem de processos, conceito presente na ISO 9001:2015, sabe exatamente como funciona a organização e como ocorre a interação de um processo em relação ao outro.

3º Motivo: Avaliação de desempenho

Por último e não menos importante, a ISO 9001 estimula na criação de indicadores e índices de monitoramento e medição. Através destes indicadores, todos os colaboradores conseguem enxergar com clareza se uma empresa está no caminho e no ritmo correto.

Muitos gestores têm com clareza qual direção seguir, entretanto falham em medir se as ações tomadas estão sendo eficientes.

Para ilustrar a situação, um corredor treina rotineiramente e sabe exatamente o percurso que deve percorrer. Todos os dias ele mede o tempo para ver se seu desempenho durante a corrida melhorou ou não. Uma empresa deve fazer da mesma maneira, medir constantemente seu desempenho para ver se está no caminho correto e no ritmo correto. Enfim, o resultado é o que importa.

Clareza = Sucesso!

Gerir uma empresa com a clareza necessária é a melhor forma de conduzir a todos os envolvidos em uma trilha do sucesso e melhoria contínua. A ISO 9001:2015 é o ponta pé inicial para estabelecer ferramentas e formas de gerenciamento que ditem o ritmo de sua organização na busca por resultados excepcionais.

Quer saber mais sobre a ISO 9001, clique aqui.     

Guilherme Alonço

Guilherme Alonço

Conteudista da Templum Consultoria Ilimitada e apaixonado por assuntos e notícias que englobam o mundo dos negócios. Formado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Unitoledo e Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Guilherme Alonço

Últimos posts por Guilherme Alonço (exibir todos)

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *