comunicação interna
Ricardo Tocha
Por Ricardo Tocha

4 dicas de comunicação interna para você envolver seus funcionários

Um dos problemas mais comuns encontrados em empresas é a dificuldade de melhorar a comunicação interna. De quebra, este problema afeta também o nível de envolvimento dos funcionários. E essa também resulta em reclamações constantes por parte dos colaboradores: a falta de voz ou oportunidade de dar sua opinião.


[Total: 0    Média: 0/5]

Mas estabelecer um diálogo e fazer a ter uma comunicação interna efetiva não é uma tarefa que se desenvolve do dia para a noite. Para que uma empresa consiga melhorar essa comunicação, algumas medidas são fundamentais. Pensando nisso, separamos 4 dicas que têm influência nesse cenário. Confira!

#1ª Dica: Como a empresa pode incentivar a interação e o envolvimento?

A primeira dica para melhorar a comunicação interna e envolver os funcionários é permitir a interação. É importante que o colaborador sinta que sua opinião tem relevância para a empresa. Faça o participar das decisões que dizem respeito à sua área. Nesse momento, a empresa precisa ficar atenta para não discriminar cargos como estagiários ou equipe de limpeza.

Caso seja preciso trocar de endereço, por exemplo, devido a falta de espaço, é fundamental que os colaboradores sejam envolvidos. Como? Sugere-se uma pesquisa de opinião (veja como fazer uma pesquisa de satisfação sem gastar nada), afinal, nem sempre o que é bom para uma pessoa pode ser bom para outra.

Aceitar sugestões e ponderar as questões com base no que os funcionários tem a dizer antes de tomar uma decisão mostra que a empresa se importa com sua equipe e incentiva cada vez mais a interação entre todos.

Webinar - Comunicação Assertiva nas Empresas

Engaje seu time com uma comunicação eficaz e que gere resultados. Este Webinar é gratuito, para assistir preencha corretamente o formulário abaixo!


Webinar

#2ª Dica: Incentive o diálogo – apenas a caixa de sugestões não é suficiente

Não adianta a empresa permitir ao funcionário se manifestar se não incentivar e proporcionar meios para tal prática. É comum que o colaborador, principalmente os novatos, não se sinta à vontade para dar sugestões. Por isso, é fundamental que a empresa tenha um canal para receber esse tipo de informação.

Uma caixa de sugestões física ou até mesmo online é sempre uma boa iniciativa! Entretanto, somente essa prática não é suficiente, uma vez que o funcionário pode achar que sua opinião não foi bem interpretada.

Indica-se que sejam feitas reuniões individuais com frequência para cada colaborador. Nelas estimule que cada um possa expressar como está se sentindo em relação ao trabalho e também deixar sugestões de melhorias. Por exemplo, caso alguém esteja tendo conflito com algum colega, uma solução simples pode ser mudar área de um dos colaboradores. Lembre-se, o supervisor só saberá do problema se o funcionário vir a falar, por isso o diálogo é fundamental.

#3ª Dica: Proporcione momentos de descontração

Além de envolver seus funcionários em questões profissionais, também é interessante proporcionar momentos de descontração. Estimule todos a interagir e conversar sobre assunto fora do trabalho.

Vale organizar happy hours, almoços ou eventos mensais para a comemoração de aniversariantes. O ideal é que esses momentos sejam realizados ao final do expediente, para que todos possam participar ao menos no início.

Para essa ocasião, nem sempre é indicado envolver os funcionários na organização, a não ser que alguém ofereça ajuda ou mostre interesse. Mas para que haja mais de interação, envie convites divertidos e faça pesquisas sobre cardápios e opções de entretenimento.

#4ª Dica: Comunicar é mais que informar

Por último, é preciso lembrar que comunicar é mais que informar. Não adianta enviar diversos e-mails para seus funcionários comunicando as ações da empresa se eles não podem se envolver ou ao menos opinar e conversar sobre o assunto. Por exemplo, se a empresa fechou um grande contrato, é válido informar a conquista para todos. Mais do que isso, comunique quem foram os responsáveis e parabenize todos os envolvidos, isto agrega muito valor!

Enviar informativos ou ter um quadro com notícias na cozinha não garante que todos irão ler. Nem sempre utilizar a tecnologia é a melhor opção, afinal, as pessoas gostam de conversar. Por isso, incentive a comunicação verbal dentro da sua empresa.

Sem uma boa comunicação interna e  participação de todos, sua empresa pode fracassar!

Todas as dicas trazidas nesse post serão úteis para incentivar a comunicação interna, mas é importante ressaltar que as mudanças não ocorrem sem a participação dos envolvidos. Nesse caso, é imprescindível que os colaboradores se sintam engajados em melhorar a comunicação da empresa e tenham participação ativa nas questões que envolvam suas responsabilidades.

Com pequenas práticas desenvolvidas ao longo do tempo, as empresas conseguirão otimizar a comunicação interna, tornar os processos mais transparentes, melhorar suas referências no mercado e, com isso, reter e atrair novos talentos.

Ficou com alguma dúvida sobre esse assunto? Compartilhe pelos comentários abaixo que estamos à disposição para responder.

Veja também:

Ricardo Tocha

Ricardo Tocha tem 17 anos de experiência prática e atuou na Templum Consultoria criando conteúdo, desenvolvendo sites e outros apetrechos tecnológicos.
Ricardo Tocha