Por exemplo, ao definir o contexto da organização é comum os RDs utilizarem a matriz SWOT, com a intenção de identificar as ameaças e oportunidades no ambiente externo e os pontos fortes e fracos internamente. Uma outra ferramenta extraordinária para facilitar na implementação da ISO 9001:2015 é o programa 5S.
O que é o ambiente para operação de processos?
Na ISO 9001:2015 o ambiente de trabalho sofreu uma alteração importante, a começar pelo nome modificado para “o ambiente para operação de processos”. Agora, ao tratar deste requisito, o RD deve determinar e providenciar formas de manter o ambiente nas condições adequadas.
Outro ponto importante desta mudança é a noção de conjunto de condições contido no “ambiente para operação de processos”. O conjunto de condições, diz respeito a fatores, como:
- Temperatura;
- Iluminação;
- Organização do espaço físico e entre outros.
Uma tarefa fundamental é a identificação deste conjunto. Os gestores devem possuir o conhecimento real dos processos e dos recursos necessários para o funcionamento da empresa. Por exemplo, num processo de digitação diária, um computador é um recurso necessário. Ao analisar o processo mais o recurso é possível determinar quais são os conjunto de condições deste determinado processo.
No processo de digitação, a iluminação é um dos exemplos das condições do ambiente desta atividade, porém existem outros fatores que também podem interferir diretamente no desempenho desta rotina.
Logo, com a identificação das condições, feita inicialmente, é possível determinar o impacto daquele fator em determinado processo.
Um erro comum é afirmar que um ambiente não adequado afeta somente os fatores físicos da instituição!
Fatores psicológicos, como stress, também são ocasionados em um ambiente fora das condições adequadas.
Me permita utilizar o meu exemplo. Semanalmente, eu elaboro novos textos para o blog Certificação ISO, com isso temos uma atividade que chamaremos de “elaboração de posts para o blog”. Nesta atividade, essencialmente, os recursos necessários são básicos. Um computador com acesso à internet, uma mesa, uma cadeira (existem outros, mas vamos considerar estes) são os principais elementos. Logo, os aspectos ergonômicos são uma das condições que podem afetar diretamente o meu desempenho.
Se a minha cadeira não for ajustável a minha postura, em breve desenvolverei problemas com a minha coluna, prejudicando assim o meu desenvolvimento neste processo.
Estou utilizando um exemplo do meu dia a dia, contudo, vale destacar que cada tipo de empresa possui o seus próprios processos, recursos e os conjuntos de condições, nos quais formam “o ambiente para a operação de processos”.
Como foi apresentado anteriormente, um dos desafios propostos neste novo requisito da ISO 9001:2015 é manter o ambiente em condições adequadas, de modo que os processos de sua organização não sofram maiores prejuízos.
Neste momento que entra o programa 5s!
Como sabemos, o 5S é um programa de Gestão da Qualidade focado no aperfeiçoamento de aspectos como organização, limpeza e padronização do ambiente. Sendo assim, um meio para atender a etapa relacionada ao “ambiente para a operação de processos”, da ISO 9001:2015, pode ser a aplicação do programa 5S.
Leia também:
Programa 5S: Vantagens e Desvantagens
O programa 5S como recurso estratégico na organização
O programa possui cinco sensos, nos quais são:
- senso de utilização (Seiri);
- senso de organização (Seiton);
- senso de limpeza (Seiso);
- senso de padronização (Seiktsu);
- senso de disciplina (Seitsuke).
Algo curioso sobre os cinco sensos é o fato de um ser consequência do outro, ou seja, só consegue buscar atender o senso de organização, após verificar o senso de utilização e assim por diante.
Pensando na utilização do programa 5S como uma ferramenta de apoio no cumprimento dos requisitos da ISO 9001:2015, a metodologia pode atuar como um norte na mudança do “ambiente para a operação de processos”, uma vez que o principal benefício da metodologia é proporcionar uma mudança na cultura organizacional de uma empresa.
Eliminar materiais obsoletos, executar, constantemente, a limpeza do local de trabalho e manter a ordem implantada são alguns exemplos de elementos culturais gerados através do programa 5S.
Resumindo, o resultado esperado é criar um senso de disciplina (Seitsuke), com o propósito de todos os colaboradores buscarem constantemente formas e meios de manter o “ambiente para operação dos processos” sempre em perfeitas condições de uso.
Independente da sua empresa, um ambiente de trabalho adequado potencializa os resultados de curto e longo prazo. Por isso, a utilização do 5S na implementação da ISO 9001:2015 possibilita a melhoria contínua.
Programa 5S e ISO 9001:2015, como um complementa o outro?
Imagine que ao iniciar a implementação da ISO 9001:2015, em algum momento do processo você identifique uma não conformidade em algum elemento relacionado ao ambiente de trabalho. Logo, o programa 5S pode proporcionar uma ação real para eliminar ou diminuir esta contrariedade.
Quer saber mais? Nós, da Templum Consultoria, estamos à disposição para esclarecer todas as suas dúvidas.
Olá Guilherme!
Recentemente, nossa área (Qualidade) foi incumbida de implantar a metodologia dos 5s nos escritórios. Ainda estamos nesse processo de implantação, está funcionando muito bem. Lendo seu post tive várias ideias para associar o 5s a implantação da versão 2015 da norma. Estávamos tratando as duas coisas de formas distintas, no entanto, agora vejo que elas são, na verdade, complementares. Inclusive, acredito que a demanda do 5s surgiu justamente após a certificação na 9k e 14k quando fortalecemos essa cultura de processo na empresa.
Olá Mayara Soares, tudo bem?
Que fantástico o seu depoimento!
Fico muito feliz em poder ter ajudado. Com certeza, o 5S juntamente com outras ferramentas da qualidade se complementam dentro de um Sistema de Gestão da Qualidade.
Acompanhe nosso Blog, temos novidades semanalmente.
Atenciosamente,
Guilherme Alonço
Consultoria Templum Ilimitada.