Antes de mais nada algumas definições importantes:
- Não Conformidade: Não atendimento a um requisito.
- Saídas Não Conformes: Resultado insatisfatório de um processo, que acabou por gerar um produto ou serviço que não atende ao uso ou entrega não pretendidos.
A norma ISO 9001:2015 em seu requisito 8.7 estabelece:
A organização deve assegurar que saídas que não estejam conformes com seus requisitos sejam identificadas e controladas para prevenir seu uso ou entrega não pretendido.
A organização deve tomar ações apropriadas baseadas na natureza da não conformidade e em seus efeitos sobre a conformidade de produtos e serviços. Isso deve também se aplicar aos produtos e serviços não conformes detectados após a entrega de produtos, durante ou depois da provisão de serviços.
Duas atitudes devem ser tomadas.
Ação de Correção, aja rápido!
Ao identificar uma saída não conforme, por exemplo, a empresa deve tomar uma ação imediata para evitar danos maiores. Essa ação imediata, que também é conhecida como Ação de Correção ou Ação de Contenção, tem como objetivo resolver o problema na hora. Os exemplos mais comuns de ação de correção são:
- reclassificação;
- retrabalho;
- reparo.
Essas ações normalmente resolvem momentaneamente a não conformidade detectada, mas não impede que a falha volte a acontecer, pois foi tratada apenas o efeito do problema e não a causa.
Para facilitar, podemos fazer uma comparação com a identificação de uma doença. Ao ficarmos doentes, a primeira ação que fazemos é tomar um remédio para minimizar os sintomas, mas também temos que ir ao médico para investigar as causas desses sintomas e tratar a doença, fazendo com que os sintomas não voltem a incomodar.
Ação Corretiva, tratando a causa!
Com a não conformidade acontece da mesma forma. Ao fazermos uma ação de correção, estamos tratando o sintoma da Não conformidade, mas não sua causa raiz.
A ação tomada então após a identificação da causa raiz é a Ação Corretiva. Esta tem o objetivo de eliminar a causa de uma não conformidade, evitando a sua repetição.
Então, recapitulando a diferença entre as terminologias é que uma atua na causa da não conformidade e a segunda atua no efeito. Agora é a hora de revisar as não conformidades detectadas e verificar se existem desvios na classificação.
Dica final: Relatório de Não conformidade
Muitas empresas ficam perdidas ao identificarem um não conformidade. O primeiro passo é registrar um relatório da não conformidade encontrada.
Um registro de não conformidade precisa ter:
- Descrição da não conformidade;
- Ação de correção;
- Análise de causa raiz;
- Ação corretiva.
Para facilitar o seu trabalho, gostaria de disponibilizar um modelo que utilizamos em nossas consultorias. Além disso, temos um webinar que fala como sua organização pode utilizar o relatório em seu Sistema de Gestão.
Olá, Igor!
Muito obrigado pelo elogio!
Volte sempre que achar conveniente.
Estamos à disposição.
Atenciosamente,
Jonathan Reis
Prezados,
Sempre haverá CORREÇÃO ?
Enquanto que a AÇÃO CORRETIVA pode ter ou não (item 8.5.2,c da ISO 9001;2008) ?
Att.
Alex
olá muito bom este site. tenho uma duvida :’ caso a Ação corretiva por não entregar cópias de atas de reunião da CIPA ao membros. do meu ponto de vista a Ação corretiva consiste em uma melhor eficacia no treinamento da próxima gestão, porem como avalio a eficacia visto que demora muito?
Olá Walter.
Quando ocorre a identificação de uma Não Conformidade em um processo de auditoria é necessário aplicar uma Ação Corretiva para resolver o problema daquela Não Conformidade. Porém, uma das formas recomendadas é avaliar a eficácia da Ação Corretiva em um próximo processo de auditoria.
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