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Análise de Causa Raiz

Realizar a análise de causa raiz de um problema é encontrar a principal causa que originou uma não conformidade e, para tanto, é necessário fazer uso da experiência ou conhecimentos. Diante disso, iremos verificar algumas técnicas que podem auxiliar nesta importante tarefa.

Técnicas que ajudam na análise da causa raiz de um problema

Brainstorming

Técnica de reunir diversas pessoas para debater um assunto, onde todos colocam suas opiniões e discutem sobre ele.

Dica de leitura: Dicas para fazer um bom Brainstorming 

Diagrama de Causa e Efeito (Análise de Causa Raiz)

Conhecido como Espinha de Peixe, onde se determina diversos fatores que podem ter levado à não conformidade (efeito).

Dica de leitura: Tudo sobre as sete ferramentas da qualidade!

5 Porquês

Técnica para análise de causa raiz de uma não conformidade, utilizando o questionamento do problema até encontrar definitivamente a causa.

Aplicação dos 5 Porquês:

Problema: Cliente reclamou de caixas sem etiqueta de lote.

Porque as caixas estão sem etiquetas? As etiquetas se soltaram da caixa.

Porque as etiquetas soltaram da caixa? As etiquetas não estão aderindo corretamente.

Porque as etiquetas não estão aderindo corretamente? A cola da etiqueta não é adequada para aplicação no material da caixa.

Porque a cola não é adequada para o material da caixa? Não foi solicitado teste de adesividade para o fornecedor.

Porque não foi solicitado teste de adesividade? Não era uma prática utilizada pela empresa.

Respondendo os porquês chegou-se à causa raiz: É necessário realizar testes de adesividade para os fornecedores de etiquetas, eliminando o problema na raiz.

Enxergar a causa raiz não é uma tarefa simples!

Nem sempre a causa de um problema é tão visível ou fácil de ser encontrada, mas com certeza é bem melhor dedicarmos um pouco de tempo e resolver o problema na raiz, do que ter um custo de não qualidade ou insatisfação dos clientes.

Empresas que analisam causas raízes de seus problemas e não conformidades, são em geral organizações com sistemas de gestão maduros e com o princípio de Melhoria Contínua em seu DNA. Claramente, quando uma empresa é certificada ISO 9001 e leva a sério seu certificado, a rotina de analisar os problemas de forma sistêmica aumenta consideravelmente.

Daniela Albuquerque

Daniela Albuquerque

Diretora Técnica na Templum Consultoria