O objetivo dessa página é compartilhar um pouco da metodologia de implementação da ISO 9001 usada pela Templum para certificar centenas de clientes.
Seguimos esses passos para garantir que o SGQ trabalhe a favor do negócio de nossos clientes. Fique a vontade para seguir esse roteiro, caso esteja implementando a ISO 9001 sozinho. Se precisar de ajuda, fale com a gente.
Passo 1 – IDENTIFICAR O CONTEXTO DA ORGANIZAÇÃO: Nessa etapa temos o objetivo de determinar quais são as questões internas e externas que podem impactar o negócio da empresa e assim afetar a satisfação do cliente. Para isso passaremos por 4 atividades:
- Análise da empresa
- Definição do escopo do sistema de gestão
- Determinação dos Processos
- Determinação dos Objetivos Organizacionais
Passo 2 – IDENTIFICAÇÃO DAS PARTES INTERESSADAS: Nesta etapa serão identificadas as partes interessadas que sejam pertinentes ao sistema de gestão e que por isto podem impactar no resultado da organização.
Passo 3 – MAPEAMENTO DOS PROCESSOS: O mapeamento dos processos é uma etapa fundamental pois, normalmente, as empresas alcançam resultados de forma mais eficiente quando as atividades são gerenciadas como um processo. Isto porque o que chamamos de “passagem de bastão” entre um processo e outro fica mais claro.
Passo 4 – DEFINIÇÃO DA LIDERANÇA: A liderança tem um papel decisivo no sistema de gestão pois é responsável por prestar contas pela eficácia SG. Por isso, seu comprometimento deve evidenciado em todos os processos mapeados.
Passo 5 – POLÍTICA DA QUALIDADE: A política da qualidade é o compromisso, por escrito, no qual a organização firma seu comprometimento com a qualidade e o atendimento às necessidades dos clientes, visando a melhoria contínua nos processos e produtos.
Passo 6 – PLANEJAMENTO DO SISTEMA DE GESTÃO: Nesta etapa, iremos definir os objetivos a serem atingidos ao final da implementação do sistema de gestão e criar o planejamento para tais objetivos. Serão identificados os riscos e oportunidades que podem impactar o planejamento criado.
Passo 7 – RECURSOS PARA ATENDIMENTO DO PLANEJAMENTO: Chamamos de recursos todos os itens necessários para o estabelecimento, implementação, manutenção e melhoria do sistema de gestão como: pessoas, infraestrutura, ambiente de processos, recursos de monitoramento e medição, conhecimento organizacional.
Passo 8 – OPERAÇÃO: Nesta etapa trabalharemos a operação da sua organização, atuando nas atividades de produção ou prestação de serviço, faturamento, entrega, pós entrega e solicitação de garantia.
Passo 9 – VERIFICAÇÃO DO CUMPRIMENTO DOS OBJETIVOS: Nesta etapa criaremos um método para verificar se os objetivos estabelecidos na fase de planejamento foram atendidos.
Passo 10 – AÇÕES CORRETIVAS: Prosseguimos criando uma metodologia para corrigir eventuais problemas tratando suas causas e evitando que voltem a ocorrer. Definimos a metodologia de identificação de não conformidades, tratamento de ações corretivas.
Passo 11 – AUDITORIA INTERNA: Nesta etapa implementamos o procedimento de auditoria interna e o manual da qualidade. Saiba mais no curso Formação de formação interno ISO 9001.
Passo 12 – CERTIFICAÇÃO: Missão cumprida, chegou a hora de:
- Comemorar
- Divulgar
- Evoluir continuamente o Sistema de Gestão da Qualidade.
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