Acidente de trabalho é aquele que acontece no exercício do trabalho a serviço da empresa, provocando lesão corporal ou perturbação funcional podendo causar morte, perda ou redução permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho.
É considerado acidente de trabalho:
- aquele que acontece quando você está prestando serviços por ordem da empresa fora do local de trabalho
- aquele que acontece quando você estiver em viagem a serviço da empresa
- aquele que ocorre no trajeto entre a casa e o trabalho ou do trabalho para casa.
- doenças profissionais (as doenças provocadas pelo tipo de trabalho. Ex. problemas de coluna)
- doença do trabalho (as doenças causadas pelas condições do trabalho. Ex. dermatoses causadas por cal e cimento)
Um acidente pode mudar totalmente a rotina e a vida de uma pessoa, modificar sua razão de viver ou colocar em risco seus negócios e propriedades.
Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, o acidente não é obra do acaso e nem da falta de sorte. Denomina-se SEGURANÇA, a disciplina que congrega estudos e pesquisas visando eliminar os fatores perigosos que conduzem ao acidente ou reduzir seus efeitos.
Acidentes de trabalho geram custos diretos e indiretos que envolvem muitas variáveis dificultando seu calculo. A melhor forma de diminuir esses custos é investindo em programas de prevenção de acidentes ou a implantação de um sistema de gestão de segurança e saúde do trabalho (baseado em normas como a ISO 45001).
Planilha – Relatório de Não Conformidade
Baixe nossa planilha preenchendo o formulário e entenda mais.
A empresa que investe na segurança, evita os Acidentes de Trabalho e com eles os gastos com dias parados; o remanejamento de funções para suprir vagas de acidentados e os Processos Judiciais na esfera Trabalhista e Cível, que sabemos geram altos custos.
Quer saber mais sobre a ISO 45001? Clique aqui e fale com um especialista.
Bom dia!
Realmente investir na segurança, como também, princialmente influenciar e mudar hábitos e culturas, tanto de empregados e empregadores.