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Tempo de Leitura: 2 minutos

Para propagar as ideias e garantir o envolvimento de todos nos processos de mudança, toda empresa precisa de ferramentas que auxiliem na motivação dos funcionários e de uma comunicação eficiente, independente do porte e segmento de atuação.

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Sabendo disso, selecionamos os 3 erros mais comuns na comunicação empresarial. O objetivo aqui é que você evite equívocos e garanta os melhores resultados com profissionais mais engajados!

1º Erro na Comunicação Empresarial: Prolixidade e muita formalidade

As empresas precisam estar cada vez mais humanizadas. Os líderes e Recursos Humanos (RH) devem criar ações que gerem maior proximidade entre os colaboradores e os objetivos organizacionais.

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Jargões e excesso de formalidade devem ser substituídos por uma comunicação aberta. Utilize a informalidade na medida do possível. Garanta que todas as hierarquias da empresa recebam e compreendam as informações sobre o negócio facilmente.

Quando há esta desigualdade de interpretação, os objetivos estratégicos ficam desalinhados. Com isso, a desmotivação e os conflitos podem transformar o simples em algo totalmente complexo.

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2º Erro na Comunicação Empresarial: Não ter canais de comunicação direta com o colaborador

Não importa o tipo de canal utilizado, se é online como uma intranet ou offline como um programa de contato entre colaboradores e a alta gestão da empresa, por exemplo. O importante é assegurar que estes canais existam e, obviamente, sejam eficazes para o trabalho.

Isso demonstra abertura e flexibilidade por parte da empresa, que também se beneficia das ideias que passam a ser mais frequentemente compartilhadas. Em consequência, você ganha colaboradores mais engajados e motivados, que permanecerão por mais tempo leais à sua empresa, gerando resultados mais positivos para os negócios.

3º Erro na Comunicação Empresarial: Resistência à mudança e à inovação

É preciso que a sua empresa esteja apta a inovações e mudanças. A velocidade como as coisas evoluem hoje é rápida e sua empresa precisa acompanhar isso para atender não apenas os clientes, mas também os colaboradores que estão apresentando mudança de perfis devido ao comportamento das novas gerações.

Se a sua empresa “para no tempo”, não inova e não aceita mudanças, você provavelmente terá uma taxa de turnover alto, além de perder mercado. Com isso, os custos de operação são elevados e a sua empresa passa a perder em diversas situações.

Por isso, esteja atento às novidades do mercado, como seus colaboradores se comportam e busque apresentar inovações que realmente mudem a sua empresa ou a forma como seus colaboradores a vê. O ideal é que você conte com profissionais da área especializados, que saibam como usar as informações e dados internos estrategicamente de forma favorável ao negócio.

E sua empresa, já toma os devidos cuidados para evitar erros comuns na comunicação empresarial? Conhece alguma outra dica, possui alguma dúvida ou situação para compartilhar? Não se esqueça de utilizar o espaço abaixo! 

Ricardo Tocha

Ricardo Tocha

Ricardo Tocha tem 17 anos de experiência prática e atuou na Templum Consultoria criando conteúdo, desenvolvendo sites e outros apetrechos tecnológicos.