Ricardo Tocha
Por Ricardo Tocha

Os 3 erros mais comuns na comunicação empresarial

Apesar dos esforços em manter uma comunicação empresarial fluida na empresa, equívocos comuns acabam ocorrendo devido aos desafios enfrentados. São pequenas falhas, mas que podem gerar grandes transtornos por má interpretação, falta de informação ou mau entendimento. Para propagar as ideias e garantir o envolvimento de todos nos processos de mudança, toda empresa precisa de […]


Apesar dos esforços em manter uma comunicação empresarial fluida na empresa, equívocos comuns acabam ocorrendo devido aos desafios enfrentados. São pequenas falhas, mas que podem gerar grandes transtornos por má interpretação, falta de informação ou mau entendimento.

Para propagar as ideias e garantir o envolvimento de todos nos processos de mudança, toda empresa precisa de ferramentas que auxiliem na motivação dos funcionários e de uma comunicação eficiente, independente do porte e segmento de atuação.

Dica de leitura: 8 Técnicas para motivar pessoas

Sabendo disso, selecionamos os 3 erros mais comuns na comunicação empresarial. O objetivo aqui é que você evite equívocos e garanta os melhores resultados com profissionais mais engajados!

1º Erro na Comunicação Empresarial: Prolixidade e muita formalidade

As empresas precisam estar cada vez mais humanizadas. Os líderes e Recursos Humanos (RH) devem criar ações que gerem maior proximidade entre os colaboradores e os objetivos organizacionais.

Dica de leitura: 4 dicas de comunicação interna para você envolver seus funcionários

Jargões e excesso de formalidade devem ser substituídos por uma comunicação aberta. Utilize a informalidade na medida do possível. Garanta que todas as hierarquias da empresa recebam e compreendam as informações sobre o negócio facilmente.

Quando há esta desigualdade de interpretação, os objetivos estratégicos ficam desalinhados. Com isso, a desmotivação e os conflitos podem transformar o simples em algo totalmente complexo.

2º Erro na Comunicação Empresarial: Não ter canais de comunicação direta com o colaborador

Não importa o tipo de canal utilizado, se é online como uma intranet ou offline como um programa de contato entre colaboradores e a alta gestão da empresa, por exemplo. O importante é assegurar que estes canais existam e, obviamente, sejam eficazes para o trabalho.

Isso demonstra abertura e flexibilidade por parte da empresa, que também se beneficia das ideias que passam a ser mais frequentemente compartilhadas. Em consequência, você ganha colaboradores mais engajados e motivados, que permanecerão por mais tempo leais à sua empresa, gerando resultados mais positivos para os negócios.

3º Erro na Comunicação Empresarial: Resistência à mudança e à inovação

É preciso que a sua empresa esteja apta a inovações e mudanças. A velocidade como as coisas evoluem hoje é rápida e sua empresa precisa acompanhar isso para atender não apenas os clientes, mas também os colaboradores que estão apresentando mudança de perfis devido ao comportamento das novas gerações.

Se a sua empresa “para no tempo”, não inova e não aceita mudanças, você provavelmente terá uma taxa de turnover alto, além de perder mercado. Com isso, os custos de operação são elevados e a sua empresa passa a perder em diversas situações.

Por isso, esteja atento às novidades do mercado, como seus colaboradores se comportam e busque apresentar inovações que realmente mudem a sua empresa ou a forma como seus colaboradores a vê. O ideal é que você conte com profissionais da área especializados, que saibam como usar as informações e dados internos estrategicamente de forma favorável ao negócio.

E sua empresa, já toma os devidos cuidados para evitar erros comuns na comunicação empresarial? Conhece alguma outra dica, possui alguma dúvida ou situação para compartilhar? Não se esqueça de utilizar o espaço abaixo! 

Ricardo Tocha

Ricardo Tocha

Ricardo Tocha tem 17 anos de experiência prática e atuou na Templum Consultoria criando conteúdo, desenvolvendo sites e outros apetrechos tecnológicos.
Ricardo Tocha