Skip to main content
Tempo de Leitura: 2 minutos

Para propagar as ideias e garantir o envolvimento de todos nos processos de mudança, toda empresa precisa de ferramentas que auxiliem na motivação dos funcionários e de uma comunicação eficiente, independente do porte e segmento de atuação.

Dica de leitura: 8 Técnicas para motivar pessoas

Sabendo disso, selecionamos os 3 erros mais comuns na comunicação empresarial. O objetivo aqui é que você evite equívocos e garanta os melhores resultados com profissionais mais engajados!

1º Erro na Comunicação Empresarial: Prolixidade e muita formalidade

As empresas precisam estar cada vez mais humanizadas. Os líderes e Recursos Humanos (RH) devem criar ações que gerem maior proximidade entre os colaboradores e os objetivos organizacionais.

Dica de leitura: 4 dicas de comunicação interna para você envolver seus funcionários

Jargões e excesso de formalidade devem ser substituídos por uma comunicação aberta. Utilize a informalidade na medida do possível. Garanta que todas as hierarquias da empresa recebam e compreendam as informações sobre o negócio facilmente.

Quando há esta desigualdade de interpretação, os objetivos estratégicos ficam desalinhados. Com isso, a desmotivação e os conflitos podem transformar o simples em algo totalmente complexo.

[intracontent title=”Webinar – Comunicação Assertiva nas Empresas” sub=”Engaje seu time com uma comunicação eficaz e que gere resultados. Este Webinar é gratuito, para assistir preencha corretamente o formulário abaixo!” formid=”21″ img=”https://certificacaoiso.com.br/wp-content/uploads/2018/07/Comunicação-assertiva-nas-empresas.png”]

2º Erro na Comunicação Empresarial: Não ter canais de comunicação direta com o colaborador

Não importa o tipo de canal utilizado, se é online como uma intranet ou offline como um programa de contato entre colaboradores e a alta gestão da empresa, por exemplo. O importante é assegurar que estes canais existam e, obviamente, sejam eficazes para o trabalho.

Isso demonstra abertura e flexibilidade por parte da empresa, que também se beneficia das ideias que passam a ser mais frequentemente compartilhadas. Em consequência, você ganha colaboradores mais engajados e motivados, que permanecerão por mais tempo leais à sua empresa, gerando resultados mais positivos para os negócios.

3º Erro na Comunicação Empresarial: Resistência à mudança e à inovação

É preciso que a sua empresa esteja apta a inovações e mudanças. A velocidade como as coisas evoluem hoje é rápida e sua empresa precisa acompanhar isso para atender não apenas os clientes, mas também os colaboradores que estão apresentando mudança de perfis devido ao comportamento das novas gerações.

Se a sua empresa “para no tempo”, não inova e não aceita mudanças, você provavelmente terá uma taxa de turnover alto, além de perder mercado. Com isso, os custos de operação são elevados e a sua empresa passa a perder em diversas situações.

Por isso, esteja atento às novidades do mercado, como seus colaboradores se comportam e busque apresentar inovações que realmente mudem a sua empresa ou a forma como seus colaboradores a vê. O ideal é que você conte com profissionais da área especializados, que saibam como usar as informações e dados internos estrategicamente de forma favorável ao negócio.

E sua empresa, já toma os devidos cuidados para evitar erros comuns na comunicação empresarial? Conhece alguma outra dica, possui alguma dúvida ou situação para compartilhar? Não se esqueça de utilizar o espaço abaixo! 

Ricardo Tocha

Ricardo Tocha tem 17 anos de experiência prática e atuou na Templum Consultoria criando conteúdo, desenvolvendo sites e outros apetrechos tecnológicos.

  • Ana Cristina disse:

    Prezados,

    Gostaria de compartilhar uma situação com vocês e pedir o vosso apoio, para identificar desde o momento da falha da comunicação, como gerou o conflito e que aprendizado tiramos de tudo isso.
    Narrando:
    – foi contratado um expatriado para vir trabalhar no nosso projeto, tratamos da contratação, do visto para entrar no país e da viagem, chegou o dia da sua chegada enviamos um motorista para o recepcionar no aeroporto, infelizmente passaram-se horas e o senhor não saía, fomos verificar o que se passava e soubemos que na entrevista que a emigração faz a entrada o senhor tinha dito que trabalhava com detonação de engenhos explosivos, não falava bem o português e como era de um país considerado de risco, ficou detido. Conclusão (isso só aconteceu porque ele não foi devidamente orientado, o que falar durante a entrevista), falha na comunicação, concorda?
    Isso grafou uma grande confusão porque tentamos todas as forma de persuasão junto à emigração e não conseguimos, o senhor estava, cansado, faminto, muito estressado pois er a primeira vez no país, ao fim de 12:00 horas ficamos todos muito stressados sem uma direção e sem saber como conseguiríamos tirar o senhor daquela situação ( gerou conflito) pois tivemos de passar a informação ao presidente da empresa para que se fizesse um termo de responsabilidade assinado por ele.
    Com todo este desgaste aprendemos que a comunicação deve ser fluida e bem passada.

    Preciso da vossa opinião sobre a narrativa que vos enviei, é muito importante para mim que vocês me orientem, pois gostaria de fazer uma apresentação falando desse aspeto para todos os colaboradores da empresa.

    • Daniela Albuquerque disse:

      Olá Ana Cristina,

      Na minha opinião, nesse episódio narrado a maior falha foi no levantamento e análise de riscos e elaboração de um plano de ação para os riscos identificados, pois pelo que eu entendi, a comunicação foi bem estruturada. Pense nisso, o que acha? 🙂

      Atenciosamente,
      Daniela Albuquerque