Ao longo da reunião, são discutidos os resultados da auditoria realizada para a certificação ou recertificação ISO 9001. Detalhadamente, é revelada a quantidade de não conformidades e as ações para corrigir esses erros. Da mesma forma, é lido um feedback dos clientes, em que se mensura a satisfação do cliente e análise do negócio, por exemplo.
A alta direção analisa os indicadores de desempenho da qualidade do mesmo, de forma que os objetivos propostos antes do processo sejam verificados. Assim é possível saber em quais pontos as mudanças apresentadas não surtiram efeito ou atingiram resultados diferentes do esperado.
Ao mesmo tempo, é durante este estudo que é verificada a eficácia da implementação ISO 9001. A organização que passou pelo processo terá assim as melhorias, detectadas pela alta direção e muitas vezes não perceptíveis, descritas em um documento.
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A reunião termina com um plano de melhorias necessárias para se atingir um grau maior de qualidade, já que a perfeição não existe. Também são mencionados os recursos e investimentos necessários para a realização destes aperfeiçoamentos.
Condução da reunião de Análise Crítica em detalhes
Segundo a norma ISO 9001:
“A Alta Direção deve analisar criticamente o sistema de gestão da qualidade da organização, a intervalos planejados, para assegurar sua contínua adequação, suficiência, eficácia e alinhamento com o direcionamento estratégico da organização.”
Portanto, é importante saber conduzir a reunião de Análise Crítica, de forma a atingir os objetivos que foram estabelecidos na norma e também para trazer benefícios estratégicos para a sua organização.
Dica de leitura: Benefícios da ISO 9001 para uma empresa.
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Para isso, vamos esclarecer alguns conceitos importantes:
#1º – O que é uma Análise Critica?
Analisar criticamente é verificar se os requisitos estabelecidos de um projeto foram alcançados e quais são as melhorias que possam agregar valor.
A ISO 9000 define o termo, como:
Determinação da pertinência, adequação ou eficácia de um objeto para alcançar os objetivos estabelecidos.
#2º – Por que realizar Análise Critica?
Antes de responder a essa pergunta, vamos pensar na quantidade de dados que recebemos por dia de diversas fontes diferentes.
Segundo um estudo da University of Southern California, todos os dias, a quantidade de informação que recebemos equivale ao conteúdo de 174 jornais.
Agora vamos refletir… De todo esse bombardeio de conteúdo que recebemos todos os dias, quantos dados são analisados por nós de forma consciente e objetiva? Quase nenhum.
Então é dentro dessa perspectiva que é importante agendar em intervalos planejados, reuniões para discussão de informações importantes da organização que não são percebidos no dia a dia e para planejar os próximos passos a serem seguidos.
#3º – Como fazer uma Análise Crítica?
Em primeiro lugar, é necessário pensar no TODO.
Não é possível fazer nenhuma análise diante de três situações, nas quais são:
- Dados parciais;
- Quando se conhece apenas um lado da situação;
- Quando não se conhece o ambiente em que está inserido, seja econômico, político, social ou ambiental.
Afinal, avaliar impactos positivos e negativos de uma decisão faz parte de uma análise crítica bem realizada.
É importante também ter um foco e dados objetivos para a análise. Reuniões sem pautas definidas normalmente não levam a nada e são um desperdício de tempo e dinheiro.
#4º – Quais são as pessoas que devem participar de uma Analise Crítica?
São aquelas que têm poder de decisão na empresa e que não possuem interesses específicos para defender.
#5º – Reunião de Análise Crítica do sistema de Gestão da Qualidade pela Alta Direção
Bom! Agora acredito que ficou claro para todos o motivo pelo qual a norma ISO 9001 exige a realização dessa reunião em intervalos programados.
Ora, se uma das premissas básicas da ISO 9001 é a melhoria contínua, a realização da análise crítica do sistema de gestão da qualidade é um fator indispensável para essa meta.
Então gestor, aproveite a análise crítica do sistema de gestão da qualidade como um momento para agregar real valor para a sua empresa e acompanhar o planejamento estratégico da sua empresa e realizar os ajustes necessários.
Bom trabalho!
Olá Daniela Albuquerque!
Tenho acompanhado suas postagens, e, acredito que seja importante pra vocês da Templum saber que Eu tenho evoluído bastante como profissional da Qualidade.
Entrei e assumi as atividades da empresa para introduzir um Sistema de Gestão da Qualidade e me deparei com diversas situações (auditorias de clientes renomados, responsáveis que desconheciam a importância do procedimento criado por eles, falta de envolvimento) e suas postagens tem sido fundamentais para compreensão e envolvimento de toda a equipe.
Grande abraço e obrigado!
Antônio Sérgio, um profissional em evolução.
Olá Antonio!
Fico muito feliz em saber que estamos lhe ajudando em sua jornada, afinal, essa é a missão da nossa empresa!
Conte sempre conosco sempre que precisar e fique atento em nossas redes sociais para ficar sempre por dentro das nossas novidades!
Um forte abraço,
Daniela Albuquerque
Bem haja Templum, sem vocês não seio que seria de mim. muito muito bom!
OLÁ! SOU PROFESSORA DE FUNDAMENTOS DA QUALIDADE PARA CURSO TÉCNICO DE EDIFICAÇÕES. VALORIZO A PESQUISA, APESAR DE POUCO APOIO QUE POSSUO. IDENTIFICO AOS ALUNOS A IMPORTÂNCIA DE ANALISAR DADOS. OBRIGADA PELO TEXTO E EXPLICAÇÕES.
Olá Daniela Albuquerque,
A reunião de análise crítica deve ocorrer sempre após auditoria, pois são levados em conta, pontos da auditoria realizada, porém ela ocorre após a auditoria interna ou externa obrigatoriamente ?? Pois quando recebemos o auditor interno e/ou externo e for por eles solicitado … apresentarei a última realizada que seria de um ano anterior ?? Ou se for pelo auditor externo, então após auditoria interna, já devo ter preparado essa reunião ?
Olá Gleidson,
Uma reunião de análise crítica só é considerada conforme quando são analisados todos os tópicos de entrada que constam na norma, por isso recomendamos que seja realizada após a auditoria interna, pois terá subsídio para análise de todos os itens em uma única vez, sem a necessidade de atas suplementares para analisar itens que ficaram “em branco”, mas é só uma boa prática. A periodicidade é você quem define, desde que consiga analisar todos os itens de entrada, ok?!
Qualquer duvida, estamos à disposição!
Atenciosamente,
Daniela Albuquerque
Bom dia!
Apos uma analise de formulários identifiquei que possui dois formulários diferente com o mesmo numero,isso ocorreu devido um erro na digitação do cabeçalho, tenho muito impresso, gostaria de sabe se posso colar um outro cabeçalho com o numero real neste formulário ou se sera preciso elaborar outros.
Atenciosamente ,
Olá Eliana.
Fique tranquila! É possível sim.
Porém, é necessário manter o histórico de revisão contido nos documentos.
Boa tarde!
Recebemos uma não conformidade na Qualidade, devido ao seguinte problema: Foi evidenciado que a análise critica não abordou todos os temas da norma na reunião de análise critica previsto no item 5.6.2 da norma ISO 9001:2008. Houve a ausência de análise dos temas: realimentação de cliente e desempenho de processos e produtos.
Minha dúvida é? Para sanar esse problema devo solicitar uma nova reunião para que estes itens sejam vistos? O ue pode ser feito neste caso?
Agradeço a ajuda.
Exatamente Vinícius, você deve fazer uma ata de análise crítica complementar, incluindo os dados não contemplados inicialmente!
Qualquer duvida, estamos à disposição!
Atenciosamente, Daniela Albuquerque
Bom dia Daniela,
na revisão 2015 da norma, no item ÍNDICES DE CONFORMIDADE – Entrada para RACAD, o que devo abordar? pode me responder no meu e-mail por favor?
obrigada,
Olá Sônia, bom dia!
Nesse item você deve fazer uma análise sobre as não conformidades encontradas no período? Houve aumento em relação ao mesmo período do ano anterior? Teve alguma não conformidade reincidente? Quais foram os principais motivos de não conformidade ou em quais processos houve a maior concentração?
Esse é o tipo de análise que se espera nesse item da análise crítica.
Espero poder ter ajudado!
Qualquer duvida, estou à disposição!
Atenciosamente,
Daniela Albuquerque
Bom dia Daniela,
na revisão 2015 da norma, no item ÍNDICES DE CONFORMIDADE – Entrada para RACAD, o que devo abordar? pode me responder no meu e-mail por favor?
obrigada,
Boa tarde!
Uma RAC feita por 1 gerente, Quatro coordenadores e demais analistas, é valida?
Sendo que alta direção da empresa é composta por Presidente, Vice e dois diretores?
Claro, é válida sim Franciela 😉
Daniela, Boa tarde!
Favor tira uma duvida! Estou em fase de implantação do ISO 9001:2015, meu consulto me questionou se já realizei a analise critica; esta analise não deveria ser feita, somente após a auditoria interna????….. não entendi o porque tenho que fazer antes de uma auditoria.
Olá Aparecida, boa tarde!
Quando a empresa está em processo de implementação não tem certo e nem errado, uma vez que nos dois casos a empresa terá uma não conformidade na auditoria interna. Isso porque se fizer a análise crítica antes da auditoria, alguns dados de entrada não estarão disponíveis e por isso, terá que realizar uma ata complementar após a auditoria interna para completar todos os dados de entrada. Sendo assim, para evitar retrabalho e para garantir uma análise mais coesa, nós da Templum indicamos aos nossos clientes a realização da ata após a auditoria interna, mesmo que exista a não conformidade pela falta desse documento, mas será realizado uma única vez 😉
Espero poder tê-la ajudado.
Atenciosamente,
Daniela Albuquerque
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