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A reunião de análise crítica pela direção na ISO 9001

Ao longo da reunião, são discutidos os resultados da auditoria realizada para a certificação ou recertificação ISO 9001. Detalhadamente, é revelada a quantidade de não conformidades e as ações para corrigir esses erros. Da mesma forma, é lido um feedback dos clientes, em que se mensura a satisfação do cliente e análise do negócio, por exemplo.

A alta direção analisa os indicadores de desempenho da qualidade do mesmo, de forma que os objetivos propostos antes do processo sejam verificados. Assim é possível saber em quais pontos as mudanças apresentadas não surtiram efeito ou atingiram resultados diferentes do esperado.

Ao mesmo tempo, é durante este estudo que é verificada a eficácia da implementação ISO 9001. A organização que passou pelo processo terá assim as melhorias, detectadas pela alta direção e muitas vezes não perceptíveis, descritas em um documento.

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A reunião termina com um plano de melhorias necessárias para se atingir um grau maior de qualidade, já que a perfeição não existe. Também são mencionados os recursos e investimentos necessários para a realização destes aperfeiçoamentos.

Condução da reunião de Análise Crítica em detalhes

Segundo a norma ISO 9001:

“A Alta Direção deve analisar criticamente o sistema de gestão da qualidade da organização, a intervalos planejados, para assegurar sua contínua adequação, suficiência, eficácia e alinhamento com o direcionamento estratégico da organização.”

Portanto, é importante saber conduzir a reunião de Análise Crítica, de forma a atingir os objetivos que foram estabelecidos na norma e também para trazer benefícios estratégicos para a sua organização.

Dica de leitura: Benefícios da ISO 9001 para uma empresa.

Para isso, vamos esclarecer alguns conceitos importantes:

#1º – O que é uma Análise Critica?

Analisar criticamente é verificar se os requisitos estabelecidos de um projeto foram alcançados e quais são as melhorias que possam agregar valor.

A ISO 9000 define o termo, como:

Determinação da pertinência, adequação ou eficácia de um objeto para alcançar os objetivos estabelecidos.

#2º – Por que realizar Análise Critica?

Antes de responder a essa pergunta, vamos pensar na quantidade de dados que recebemos por dia de diversas fontes diferentes.

Segundo um estudo da University of Southern California, todos os dias, a quantidade de informação que recebemos equivale ao conteúdo de 174 jornais.

Agora vamos refletir… De todo esse bombardeio de conteúdo que recebemos todos os dias, quantos dados são analisados por nós de forma consciente e objetiva? Quase nenhum.

Então é dentro dessa perspectiva que é importante agendar em intervalos planejados, reuniões para discussão de informações importantes da organização que não são percebidos no dia a dia e para planejar os próximos passos a serem seguidos.

Consultoria ISO 9001

#3º – Como fazer uma Análise Crítica?

Em primeiro lugar, é necessário pensar no TODO.

Não é possível fazer nenhuma análise diante de três situações, nas quais são:

  • Dados parciais;
  • Quando se conhece apenas um lado da situação;
  • Quando não se conhece o ambiente em que está inserido, seja econômico, político, social ou ambiental.

Afinal, avaliar impactos positivos e negativos de uma decisão faz parte de uma análise crítica bem realizada.

É importante também ter um foco e dados objetivos para a análise. Reuniões sem pautas definidas normalmente não levam a nada e são um desperdício de tempo e dinheiro.

#4º – Quais são as pessoas que devem participar de uma Analise Crítica?

São aquelas que têm poder de decisão na empresa e que não possuem interesses específicos para defender.

#5º – Reunião de Análise Crítica do sistema de Gestão da Qualidade pela Alta Direção

Bom! Agora acredito que ficou claro para todos o motivo pelo qual a norma ISO 9001 exige a realização dessa reunião em  intervalos programados.

Ora, se uma das premissas básicas da ISO 9001 é a melhoria contínua, a realização da análise crítica do sistema de gestão da qualidade é um fator indispensável para essa meta.

Então gestor, aproveite a análise crítica do sistema de gestão da qualidade como um momento para agregar real valor para a sua empresa e acompanhar o planejamento estratégico da sua empresa e realizar os ajustes necessários.

Bom trabalho!

Consultoria ISO 9001

Daniela Albuquerque

Diretora Técnica na Templum Consultoria