Benefícios da ISO 9001 para sua empresa

Benefícios da ISO 9001 para sua empresa

Os benefícios da ISO 9001 se estendem a diversas áreas de negócios. Claro que a visibilidade e expansão de mercado está entre as mais almejadas, porém é importante lembrar que “Qualidade” se aplica em todos os sentidos sejam eles profissionais ou pessoais. Isso se aplicará direta ou indiretamente para todos os envolvidos nos processos.  A seguir listaremos inúmeros benefícios da ISO 9001 que sua empresa poderá obter com a certificação:

Benefícios da ISO 9001 em termos gerais

Equipe motivada e alinhada = Grande diferencial competitivo

A certificação ISO 9001 é uma forma de alinhar objetivos e pensamentos, em prol da empresa como um todo.”

Ao implementar a ISO 9001, a empresa mostra ao colaborador que pensa no futuro, que não quer ficar estagnada no mercado, e acredita que melhorias devem ser realizadas e sugeridas continuamente. Assim, é muito provável que o profissional se sinta motivado a trabalhar melhor, rever conceitos, e abraçar as mudanças que a certificação acarreta.

Ter profissionais focados e comprometidos é um diferencial considerável.  Uma equipe motivada passa a alegria que está sentindo para os que estão ao redor. Fornecedores, e principalmente clientes, são bem tratados, novas sugestões são feitas e colocadas em prática com maior interesse.

Além disso, o funcionário irá entender melhor os processos internos do lugar onde trabalha, e compreenderá que faz parte do processo, sendo inclusive, uma das peças fundamentais para o sucesso ou fracasso do mesmo.

A satisfação do seu cliente como foco principal do negócio

Esse é um dos principais benefícios da ISO 9001.  Sua empresa deixa de ter o foco no produto e começa a ter o foco no cliente.

Para isso o primeiro passo é conhecer profundamente o que o motiva, quais são seus valores, suas expectativas, seu estilo de vida, seu comportamento, suas opiniões, entre outros.

De posse dessas informações conseguimos entender o sentimento do nosso cliente para buscar a sua satisfação e para começar a entender como criar valor para eles. Com a Iso 9001, você será capaz de monitorar os 05 elementos básicos necessários para se criar valor para o cliente: qualidade, relacionamento, desempenho, preço e benefícios*  e ainda terá critérios objetivos para monitorar a sua satisfação.

Sem falar nas economias geradas pelas ausências de retrabalho e desperdícios podem ser investidas no desenvolvimento de novos produtos, em treinamento de pessoal, em uma reforma na sede (uma nova pintura ou a compra de novos móveis são percebidos de imediato). Clientes, mesmo que inconscientemente, percebem essas melhorias. E ter a imagem da empresa em alta na cabeça de todos é um excelente negócio.

Portanto, temos a fórmula mágica: Satisfação do Cliente + Fidelização do Cliente = Relacionamentos Duradouros + Lucro para a empresa. Simples assim.

Conquista de novos negócios e imagem perante ao mercado

A certificação ISO 9001 traz uma imagem que reflete a melhoria na gestão da qualidade. Mostra que a empresa se preocupa com a forma como é vista pelos clientes, que deseja melhorar continuamente e está aberta a novas oportunidades e parcerias.

Sem falar nos mercados dos grandes players, onde quem não tem a certificação nem pode entrar para competir no jogo. Se você almeja alçar vôos maiores, saiba que multinacionais ou grandes empresas exigem certificação ISO 9001 de seus fornecedores.

Ou seja, sua empresa por si só é o seu cartão de visita. Sempre trabalhe de forma transparente e utilize a ISO 9001 como estratégia de melhoria e desenvolvimento do negócio. O reconhecimento virá como consequência espontânea.”

Economize recursos e invista no seu desenvolvimento

Em curto prazo, a obtenção do selo ISO 9001 traz melhorias nos processos internos da empresa, diminuindo retrabalho e desperdício, além de aumentar a qualidade do produto. As economias geradas podem ser investidas no desenvolvimento de novos produtos, em treinamento de pessoal, em uma reforma na sede (uma nova pintura ou a compra de novos móveis são percebidos de imediato). Veja um exemplo prático da ISO 9001.

Em longo prazo, é comum que se verifique aumento no faturamento da empresa, visto que os clientes tornam-se fiéis e a credibilidade dos serviços prestados determinou a chegada de novos parceiros comerciais.”

Benefícios da ISO 9001 para as áreas de negócio

ISO 9001:2008 é globalmente benéfica para as organizações que implementam o Sistema de Gestão e que buscam melhorar a qualidade à longo prazo,  pois com as ações que são realizadas no decorrer de alguns ciclos, a tendência é manter um histórico do comportamento dos seus processos e da sua evolução após a implementação.

Ao aplicar os requisitos normativos na tomada de decisões do cotidiano da organização, as empresa têm sucesso na melhoria contínua da qualidade:

1-      Maior Organização Interna: as informações passam a fluir de um setor para outro ordenadamente. Os problemas que travam a organização passam a ser identificados, tratados e até mesmo eliminados.

2-      Melhor Desempenho do Negócio: ajuda os gestores a elevar o desempenho da organização, tanto internamente como perante os concorrentes. As atividades chave da organização passam a ser monitoradas e os resultados aparecem em curto, médio e longo prazo.

3-      Melhor Desempenho Comercial: a certificação ISO 9001 aliada ao marketing alavanca a reputação da marca, pois demonstra que a organização é comprometida com padrões internacionais reconhecidos e com a melhoria contínua.

4-      Economia e Redução do Desperdício: com o gerenciamento de materiais, a eficácia da produção pode ser destacada, trazendo benefícios financeiros. Com o controle das não conformidades a organização reduz o retrabalho.

5-      Aumenta a Satisfação dos Clientes: a norma ISO 9001 tem um requisito destinado à satisfação do cliente, assegurando que as necessidades dos clientes sejam consideradas e atendidas. Com isso a organização melhora o desempenho perante os clientes.

6-      Maior Controle do Negócio pela Direção e Acionistas: a norma propõe que a organização se antecipe aos problemas ocorridos nos processos, antes que o problema ocorra efetivamente. Isso permite que a alta direção tenha uma visão prévia de possíveis falhas e melhorias a serem atingidas.

Ufa!

A bem da verdade é que o papel aceita tudo. Ter a certificação no papel e não ter a cultura da melhoria contínua não adianta muita coisa. Se decidir por esse caminho, vai encontrar muitos desafios e muito, muito aprendizado. O que vai ser crucial para se destacar no seu meio.

Ajudamos na capacitação da sua empresa através de Cursos sobre ISO 9001. Também tem muita coisa legal em nosso blog se quiser ler mais. Entre os artigos estão:

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Preciso da certificação ISO 9001!

Autor

Formado em Administração pela PUC-Campinas, tem MBA em pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Diretor-executivo da Templum, que em 2010 criou o conceito de consultoria online através de uma plataforma tecnológica, para implementação de sistemas de gestão, como ISO 9001, ISO 14001, ISO 22000, planejamento estratégico, entre outros.

6 comments

    • Daniela Albuquerque

      Olá Ana Paula!

      Seja bem vinda em nosso blog.

      A área de logística agrega muito valor com a implementação de um sistema de gestão, pois com processos bem definidos e que seguem padrões de qualidade ISO 9001 as empresas garantem uma maior corretude na definição de rotas e logística, o que, dentre outras coisas, otimiza o uso de recursos, reduz custos e garante maior satisfação do cliente que será atendido dentro dos prazos.
      Com a padronização dos processos de manutenção da frota, quer na prevenção, quer na correção de problemas, a empresa garante economia de recursos e colabora na superação das metas evitando que percalços maiores tenham de ser enfrentados com frequência e/ou em momentos críticos da prestação do serviço.

      Esses são alguns dos benefícios específicos, além daqueles que se agregam para quaisquer empresas.

      Espero que possamos tê-la ajudado.

      Atenciosamente,
      Daniela Albuquerque

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  • Boa tarde, sou assistente da qualidade em uma industria de médio porte. Existe uma rotatividade grande de funcionários. Qual e a maneira mais simples de integra-los? Como fazê-los entender de uma forma simples e objetiva o que é o SGQ?

    Responder
    • Daniela Albuquerque

      Olá Cleudimar,

      Seja bem vindo em nosso blog!

      A integração é um processo muito importante em uma empresa certificada ISO 9001, ainda mais quando a rotatividade é alta, para que consiga manter o amadurecimento do seu sistema. Nesse caso sugiro que faça reuniões mensais com os novos funcionários ao invés de realizar a integração individual e que crei cartilhas do funcionário com as principais informações para entregar a cada funcionário.

      Essas técnicas são muito eficazes para esse tipo de situação.

      Atenciosamente,
      Daniela Albuquerque

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    • Boa noite Rosângela,
      Para voce implementar o sistema de gestão da qualidade ISO 9001 não tem uma receita correta para o processo, pois depende muito da quantidade de funcionarios, departamentos e complexidade dos procesos na organização. Assim voce poderá planejar a melhor forma de iniciar o processo, auxiliada com uma boa consultoria. Neste caso temos a Consultoria Online Templum, hoje somos a maior consultoria no Brasil com um time enorme de especialistas 24h ajudando voce a busca da padronização, melhorias e certificação.
      Acesse nosso site e tire suas duvidas.

      http://www.templum.com.br

      Será um prazer te-la como nossa cliente.

      Rivaldo Silva
      Auditor Consultoria Online Templum

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