ISO 9001: Como convencer a alta direção sobre a implementação?

Este artigo irá apresentar alguns benefícios fantásticos da implementação da ISO 9001. O objetivo é ajudar você que está no processo de convencer a alta direção ou outros agentes de que todo este esforço será válido para o sucesso da sua organização.  

Implementar a ISO 9001 ou não implementar, eis a questão? Neste exato momento, enquanto você lê este texto, a Templum Consultoria já ajudou aproximadamente 600 empresas a implementarem a ISO 9001. E ao longo destes projetos, uma questão ficou muito clara:

A alta direção da sua empresa só irá abraçar esta ideia caso eles enxerguem claramente os benefícios do projeto.

Digamos que um consultor chegue em sua empresa e ofereça um serviço para redução de despesas. O profissional marca uma reunião e explica detalhadamente para a alta direção os benefícios da implementação do projeto. Entre todos os argumentos citados, um em específico chama a atenção dos diretores, o consultor garante entregar uma redução nas despesas mensais em R$ 5.000,00. Para fechar com chave de ouro, o custo do investimento é de apenas R$ 1.000,00. Imediatamente, os diretores aceitam a proposta pois vêm um resultado magnífico que afetará diretamente o caixa da empresa.

Porém, quando o assunto é implementar a ISO 9001, mensurar o retorno sobre o investimento é um pouco mais complicado. Os tomadores de decisão precisam enxergar o valor que isto trará para a organização como um todo. Do contrário dificilmente optarão por este projeto.

Por isso, discutiremos 5 benefícios para implementação da ISO 9001. Este texto é ótimo para quem está no processo de convencer outros integrantes da organização sobre a importância de implementar um Sistema de Gestão da Qualidade com base nos requisitos da ISO 9001.

1° Ter a imagem transformada perante o seu mercado de atuação

Este, sem dúvida, deve ser o seu primeiro benefício apresentado para os pares de sua empresa. Por mais leigo que seja uma pessoa sobre a ISO 9001, a primeira palavra que aparece em sua cabeça quando vê uma empresa certificada é: QUALIDADE.

Há muitas organizações que um dos requisitos para iniciar uma relação comercial é que a outra parte seja uma empresa certificada e com o Sistema de Gestão da Qualidade funcionando perfeitamente.

Apresente para diretoria quais são as empresas que vocês poderiam negociar caso tivessem implementado a ISO 9001. Existem possíveis parceiros comerciais que deixam isto bem especificado na política de relação com os fornecedores.

2° Ser uma empresa com o foco na satisfação do cliente

A ISO 9001 tem por base garantir a elevada satisfação do cliente, mas como isto é possível? Satisfação do cliente praticamente se tornou um mantra no meio empresarial. Porém, poucos empresários entendem o que é de verdade este conceito. A coisa piora um pouco quando realizam ações para satisfazer as expectativas do cliente na prática.

Neste ponto que um Sistema de Gestão da Qualidade baseado nos requisitos da ISO 9001:2015 é importante, uma vez que a própria norma direciona o foco de toda companhia para os requisitos dos clientes. A ISO 9001 traz uma nova mentalidade voltada para o que o meu cliente busca e como eu posso atender e, principalmente como superar as expectativas deles.

3° Decisões feitas com base em evidências e menos instintos

Todo bom gestor que se preze deve embasar suas decisões em dados e informações. Entretanto, muitos optam por confiar somente no seu feeling, algo que pode ser muito perigoso.

A ISO 9001 auxilia as empresas a medirem seus resultados. Isto é evidente, dado que a tomada de decisão com base em evidências é um dos princípios deste Sistema de Gestão.

Caso sua empresa não tenha nenhum indicador ou dados coletados e estruturados que gerem informações relevantes, provavelmente você gastará recursos importantes como tempo, energia e dinheiro em algo nada salutar para o futuro da organização.

4° A melhoria sempre será o objetivo principal

Um dos gurus da qualidade, Joseph Juran, disse:

As oportunidades para melhorar existem em quantidade, mas elas não mandam aviso”.

Isto é a mais pura verdade!

Muito ligado ao benefício anterior, decisão com base em evidências é o primeiro passo para o processo de melhoria contínua. Basicamente toda empresa quer:

  • melhorar o desempenho de seus processos;
  • reduzir custos sem prejudicar a qualidade;
  • se diferenciar no mercado e entre outros objetivos.

Um SGQ como a ISO 9001 é o primeiro passo para melhorar continuamente em busca dos resultados esperados.

5° Uma visão processual da organização

Quantos já presenciaram alguns colaboradores, dizendo: “Esta empresa é uma bagunça, parece que não existe organização aqui”. Pois bem, todos já ouvimos isto em algum momento.

Se investigarmos a fundo estas reclamações veremos que muitas companhias não possuem processos estruturados e padronizados. A ISO 9001 auxilia na construção de uma visão sistêmica dos processos e como estão inter-relacionados.

Empresas que desenvolvem uma boa abordagem de processos, eliminam desperdícios, otimizam o tempo, diminuem os gargalos produtivos e conduzem os colaboradores em busca de resultados ótimos.

Benefício extra!

Para fechar com chave de ouro e você conseguir convencer a alta direção que a implementação da ISO 9001, junte todos os 5 benefícios apresentados no decorrer do texto e acrescente o que iremos lhe apresentar.

Uma organização com uma boa reputação no mercado, que busca aumentar a satisfação do cliente, com gestores que tomam decisões conscientes e não parciais, em busca de melhoria contínua e possuem processos estruturados é, com certeza, um ótimo lugar para seus colaboradores se sentirem satisfeitos e darem resultados fantásticos.

Não adianta reclamar da falta de engajamento dos funcionários. Caso a organização não busque todos estes elementos citados anteriormente ou esteja constantemente em busca deles, o engajamento dificilmente ocorrer.

Entretanto, é importante destacar:

para tudo isto ocorrer o seu Sistema de Gestão da Qualidade precisa ser bem mais que um certificado na parede, senão o seu projeto irá por água abaixo.

Gostou do texto?

Deixe seus comentários aqui em baixo com as principais dificuldades encontradas no momento de convencer as pessoas de sua organização na implementação da ISO 9001.

A Templum Consultoria já ajudou diversas empresas a implementarem a ISO 9001 e pode ter certeza estes benefícios são reais.

Guilherme Alonço

Guilherme Alonço

Conteudista da Templum Consultoria Ilimitada e apaixonado por assuntos e notícias que englobam o mundo dos negócios. Formado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Unitoledo e Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Guilherme Alonço

Últimos posts por Guilherme Alonço (exibir todos)

2 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *