Grandes empresas exigem certificação ISO 9001 de seus fornecedores

O que faz uma grande empresa exigir a certificação ISO 9001 de seus fornecedores?

Meu principal cliente disse que se não conquistar a certificação ISO 9001 ele não irá mais trabalhar com minha marca, e agora? Este tipo de questionamento é muito comum entre os empresários. Neste texto, iremos apresentar os “porquês” desta afirmação e como a ISO 9001 é um bom negócio ainda que seja uma exigência comercial. 

Todas as empresas têm um nome a zelar. Por isso, cada vez mais é necessário ter um algo a mais diante da concorrência. Muitas empresas de pequeno e médio porte existem para servir às grandes (muitas possuem apenas um cliente), fornecendo desde mão de obra terceirizada até matéria-prima.

Sua empresa como parte integrante do seu cliente

Se uma companhia tem como cliente uma gigante ou multinacional, ela passa a se tornar “parte” da empresa. Afinal, se a pequena comete um erro, ou não respeita prazos, quem irá sentir os reflexos e enfrentará a fúria dos consumidores é a marca famosa. Além disso, existem os gastos em marketing para conquistar a população novamente.

Desta forma, ser uma empresa confiável é ter um diferencial; porém, é necessário que se divulgue esse atrativo. A certificação ISO 9001 é uma das formas de conquistar a confiança do mercado. (Veja o passo a passo da certificação iso 9001)

Concorrência por valor agregado

Hoje, a concorrência não é realizada apenas por meio de preços menores.

A qualidade nos serviços, uma carteira de clientes respeitável e o selo de certificação ISO 9001 são diferenciais para qualquer empresa, independente do tamanho.

Assim como no mercado de trabalho, em que as empresas exigem que seus funcionários falem inglês e tenham um diploma universitário, as mesmas exigem de seus fornecedores a certificação, pois é uma garantia que o contratado seguirá uma série de especificações, condizentes com a rotina da empresa. (Veja os benefícios da ISO 9001 para sua empresa)

Exemplo prático da demanda de grandes empresas

Houve um tempo que Câmara Americana de Comércio (Amcham) de Recife divulgou uma notícia que falava do crescente aumento da procura de empresas do Nordeste por empresas certificadas. Na época, a demanda foi impulsionada pela chegada de multinacionais à região. E como critério de homologação de fornecedores, muitas empresas exigiam a certificação.

A procura pela ISO 9001 é um reflexo dos investimentos de grandes empresas e multinacionais na região.

Uma das primeiras empresas no setor de transportes a obter o certificado, a McLane do Brasil implementou o sistema em 2007, já se adequando às necessidades de seus clientes, composto em sua maioria por grandes corporações.

Este exemplo mostra como a gestão da qualidade ainda está no começo em terras brasileiras. Serve também de alerta para concorrentes e empresas de outras áreas que pretendem obter grandes companhias como clientes.

Precisa da ISO 9001?

Se precisa conquistar o selo ISO 9001 rapidamente e com custo acessível, está no lugar certo.
Conheça a Templum Consultoria e veja como conquistar a ISO 9001 de forma rápida e prática.
A consultoria que mais cresce no Brasil!

Daniela Albuquerque

Daniela Albuquerque

Sócia e Especialista Chave em Templum Consultoria
Por ser apaixonada por qualidade e melhoria contínua de negócios e pessoas sou a Sócia Responsável pelo Sucesso do Cliente na Templum por meio de mentoria e treinamento interno das equipes de consultores e atendimento ao cliente e da elaboração de produtos, treinamentos e conteúdos que permitem o fortalecimento das empresas.
Formada em Comunicação Social, MBA em Gestão de Negócios e especialista em Sistemas de Gestão Integrada.
Daniela Albuquerque
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *