dicas essenciais para a ISO 9001
Daniela Albuquerque
Por Daniela Albuquerque

O que minha empresa perde sem a ISO 9001?

O que minha empresa perde sem a ISO 9001? Falar dos benefícios de implementação da ISO 9001 é bem comum, mas hoje a reflexão a ser feita é: o que a sua empresa pode estar perdendo ao não olhar para a ISO 9001? Sim, eu sei que todo mundo fala que a ISO 9001 é […]


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O que minha empresa perde sem a ISO 9001?

Falar dos benefícios de implementação da ISO 9001 é bem comum, mas hoje a reflexão a ser feita é: o que a sua empresa pode estar perdendo ao não olhar para a ISO 9001?

Sim, eu sei que todo mundo fala que a ISO 9001 é chata, é burocrática, engessa a sua empresa e outras histórias que mais parecem filmes de terror. Porém, você já parou para pensar como uma norma que existe desde 1987 e que só cresce a sua adoção ao longo dos anos tem tanto sucesso, se ela é assim tão tenebrosa? Será que não tem alguma coisa ali que vale a pena ver um pouco mais de perto?

É isso que vamos fazer agora e para começar, vamos de uma história clássica e rotineira: O João trabalha há muito tempo em uma empresa com determinada aplicação e resolve abrir seu próprio negócio. Nesse momento existe um conhecimento técnico muito grande e por isso, João, envolvido 200% na operação (afinal é ele quem sabe fazer), o negócio começa a crescer e prosperar, porque de fato ele entende muito o que está fazendo. Porém, como a empresa depende do Joao para atender seus clientes ávidos pelo seu conhecimento, ele não consegue fazer o básico de qualquer empresa que queira prosperar:

– Promover a gestão da empresa

Treinar novos funcionários

Estabelecer processos que garantam a confiança do serviço

– Criar e estabelecer uma cultura forte

O problema é que sem esses pontos, uma empresa chega a um platô que pode ser bem complicado até para a continuidade da empresa, porque toda a operação da empresa depende do que eu chamo de “esforço heroico” de uma única pessoa. E isso no começo pode ser legal, mas ao longo dos anos fica muito cansativo para todo mundo. Para o herói, que é de carne e osso e não consegue ficar muito tempo nesse batente sem que outras áreas da vida sejam afetadas. Para as pessoas que estão em volta que nunca conseguem mostrar seu trabalho e para os clientes que se sentem sempre na corda bamba.

Ou seja, olhando com uma lupa não é uma história legal, não é?

MAS, como nem tudo está perdido, quando o gestor se vê nesse enredo acima, existem 02 caminhos possíveis:

O primeiro caminho e o mais fácil é da zona de conforto e deixar tudo como está. Em time que está ganhando não se mexe, não é isso?

O segundo caminho é um pouco mais complicado, mas com certeza é o caminho do sucesso. E aqui eu não vou falar por mim não, mas por alguém que tem muito sucesso na vida: O Flávio Augusto, criador da Wise Up. Em seu livro Ponto de Inflexão, ele cita a seguinte passagem:

“…além do óbvio que era vender mais expandir de ser mais de aumentar a nós cheguei à conclusão de que eu precisava provar ao mercado que a WhatsApp tinha um valor que não era dependente de minha atuação direta ou seja que a Wise Up não era um show de um homem só. Como fundador, idealizador e gestor, trabalhando 15 horas por aqueles 10 anos, concluí que eu precisava passar de fase e aprender a gerir a companhia em outro formato num formato onde necessariamente eu não estivesse mais presente na rotina executiva e operacional do negócio… A implementação do ERP e a formatação de todos os processos ocorrem em boa hora…”

Bom, aqui nesse momento fica claro que uma empresa feita para durar e prosperar é aquela que não depende apenas da atuação de um esforço heroico, certo?

E o que a ISO 9001 tem a ver com isso? TUDO

Vamos pensar nas grandes empresas de sucesso. Todas, sem exceção, possuem algo que chamamos de PROCESSOS A PROVA DE FALHAS. Isso quer dizer que essas empresas não erram?

Não, longe disso! Isso significa que essas empresas sabem lidar com o erro de forma sistêmica e o reconhecem logo que acontecem porque seus processos são formatados para promover confiança. E quando os processos são criados dessa forma, você de forma automática garante:

– A gestão da empresa

– Funcionários competentes e autônomos

– Garantia de excelência e satisfação do cliente

– Cultura organizacional fortalecida

E o que a ISO 9001 tem a ver com isso? TUDO

A ISO 9001 é o esquema que, se bem implementado, garante que esse sistema de processos a prova de falhas funcione da forma correta. A ISO 9001 é o esquema que há 35 anos fortalece empresas e as prepara para o novo, para estar sempre na vanguarda do mercado.

Isso porque as empresas que têm ISO 9001 não precisam se preocupar com gerenciamento de rotina e com isso sobra tempo para que elas se preocupem com gerenciamento do negócio, com inovações e tendências.

Agora, lembra que eu falei acima que existem 02 caminhos a seguir: o caminho do “deixa disso” e o caminho do “vamos lá”? Realmente implementar ISO 9001 e seguir por esse caminho não é o mais fácil e nem é para todo mundo, mas realmente acredito que é para você e por isso eu te pergunto agora:

O QUE VOCÊ ESTÁ PERDENDO POR NÃO TER A ISO 9001?
Não quero deixar minha empresa perder sem a ISO 9001. Quero falar com um especialista agora!

Daniela Albuquerque
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