Skip to main content
Tempo de Leitura: < 1 minuto

A proposta é de encher os olhos. Grandes mudanças, boas perspectivas e, claro, muito trabalho na implementação da ISO 9001. Que beleza!

Mas, com o passar do tempo, muitas vezes fica a dúvida: será que a execução dos processos está correta? Faltou algo, algum detalhe foi deixado de lado?

Para a verificação da conformidade dos processos, ou seja, se estão sendo executados como está descrito, o método mais utilizado pelas organizações é a realização de auditorias internas que devem estar dentro de uma periodicidade pré-estabelecida.

Essas auditorias são feitas por meio de um check list, em que é verificada a conformidade dos processos existentes. O check list deve ser elaborado levando-se em consideração todos os pontos necessários do processo, que devem ser checados quanto a sua conformidade. No caso de organizações que possuem a ISO 9001 ou estão em processo de implementação, o check list também é voltado para o atendimento aos requisitos da norma.

Assim, todos os requisitos podem ser checados e, caso sejam encontradas não-conformidades, ações corretivas devem ser estabelecidas e realizadas.

Pode ser criado um check list com os itens mais críticos do processo ou com todos os itens que podem ser verificados diariamente, semanalmente ou até mensalmente, de acordo com a necessidade da organização.

Identificados os erros e feitas as devidas correções, é importante a continuidade da implementação da ISO 9001, observando-se sempre os conceitos de melhoria contínua e mantendo as avaliações em dia para identificação de qualquer problema.

Daniela Albuquerque

Diretora Técnica na Templum Consultoria