Daniela Albuquerque
Por Daniela Albuquerque

Como saber se os processos estão sendo executados como deveriam?

A implementação da ISO 9001 é algo bastante trabalhoso, porém prazeroso por se tratar da melhoria de sua organização. Neste post explicamos um pouco mais sobre como medir se seus processos estão sendo seguidos corretamente.


Tempo de Leitura: 1 minuto

A proposta é de encher os olhos. Grandes mudanças, boas perspectivas e, claro, muito trabalho na implementação da ISO 9001. Que beleza!

Mas, com o passar do tempo, muitas vezes fica a dúvida: será que a execução dos processos está correta? Faltou algo, algum detalhe foi deixado de lado?

Para a verificação da conformidade dos processos, ou seja, se estão sendo executados como está descrito, o método mais utilizado pelas organizações é a realização de auditorias internas que devem estar dentro de uma periodicidade pré-estabelecida.

Essas auditorias são feitas por meio de um check list, em que é verificada a conformidade dos processos existentes. O check list deve ser elaborado levando-se em consideração todos os pontos necessários do processo, que devem ser checados quanto a sua conformidade. No caso de organizações que possuem a ISO 9001 ou estão em processo de implementação, o check list também é voltado para o atendimento aos requisitos da norma.

Assim, todos os requisitos podem ser checados e, caso sejam encontradas não-conformidades, ações corretivas devem ser estabelecidas e realizadas.

Pode ser criado um check list com os itens mais críticos do processo ou com todos os itens que podem ser verificados diariamente, semanalmente ou até mensalmente, de acordo com a necessidade da organização.

Identificados os erros e feitas as devidas correções, é importante a continuidade da implementação da ISO 9001, observando-se sempre os conceitos de melhoria contínua e mantendo as avaliações em dia para identificação de qualquer problema.

Daniela Albuquerque

Sócia e Especialista Chave em Templum Consultoria
Por ser apaixonada por qualidade e melhoria contínua de negócios e pessoas sou a Sócia Responsável pelo Sucesso do Cliente na Templum por meio de mentoria e treinamento interno das equipes de consultores e atendimento ao cliente e da elaboração de produtos, treinamentos e conteúdos que permitem o fortalecimento das empresas.
Formada em Comunicação Social, MBA em Gestão de Negócios e especialista em Sistemas de Gestão Integrada.
Daniela Albuquerque