Daniela Albuquerque
Por Daniela Albuquerque

Programa de Qualidade de Empresas Contábeis (PQEC) é baseado na ISO 9001

As empresas contábeis possuem um programa de qualidade próprio. É o PQEC (Programa de Qualidade de Empresas Contábeis), que visa “atender o anseio das empresas contábeis comprometidas com a ética e a qualidade”, segundo o site do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis (Sescon). O programa conta com a parceria da Associação Brasileira de Normas […]


As empresas contábeis possuem um programa de qualidade próprio. É o PQEC (Programa de Qualidade de Empresas Contábeis), que visa “atender o anseio das empresas contábeis comprometidas com a ética e a qualidade”, segundo o site do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis (Sescon).

O programa conta com a parceria da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e atende a todos os requisitos da ISO 9001, a certificação máxima da qualidade. O PQEC é dividido em cinco módulos evolutivos, sendo o último a conquista da certificação, que pode ser tanto PQEC quanto PQEC/ISO. Conquistada a certificação, a empresa parte para a manutenção contínua, de acordo com os requisitos propostos.

No primeiro módulo, é feito o atendimento aos requisitos regimentais e envio do Questionário de Admissão. É necessário participar do workshop Planejamento, Gestão de Pessoas e Inovação Tecnológica, com carga horária de 16 horas. O objetivo deste é planejar os itens a serem seguidos para a busca pela certificação.

No segundo módulo, a empresa participa do workshop Planejamento, Gestão e Identidade Visual, que tem como foco a implementação das iniciativas planejadas no primeiro módulo. Além disso, é dada uma ênfase à construção da identidade visual da empresa.

Já no terceiro módulo, é dada a continuidade das ações propostas, seja com alterações ou melhorias. Além disso, já tem início a preparação para a auditoria. O workshop deste módulo é o Planejamento e Organização de Sistemas e Métodos.

Chegando ao final, no quarto módulo é feita a escola do tipo de certificação (se terá em conjunto com a ISO 9001 ou não). Caso positivo, já serão feitas auditorias visando a certificação. O workshop deste módulo é o Validação e Controle.

No quinto e último módulo, é concluída a implementação. Serão verificados os requisitos de Gestão da Qualidade de acordo com as prescrições da norma ABNT NBR ISO 9001:2008 e requisitos do PQEC. Haverá a auditoria final e, caso não seja constatada nenhuma não-conformidade, será concedida à empresa os Certificados PQEC e ISO.

Daniela Albuquerque

Daniela Albuquerque

Sócia e Especialista Chave em Templum Consultoria
Por ser apaixonada por qualidade e melhoria contínua de negócios e pessoas sou a Sócia Responsável pelo Sucesso do Cliente na Templum por meio de mentoria e treinamento interno das equipes de consultores e atendimento ao cliente e da elaboração de produtos, treinamentos e conteúdos que permitem o fortalecimento das empresas.
Formada em Comunicação Social, MBA em Gestão de Negócios e especialista em Sistemas de Gestão Integrada.
Daniela Albuquerque