Quem acompanha o blog ISO Fácil já conhece as diferentes formas de se conseguir novos clientes em decorrência da certificação ISO 9001.
Para quem almeja vender produtos e serviços para grandes empresas ou multinacionais, é imprescindível realizar a implementação ISO 9001. Isso porque muitas destas empresas exigem dos fornecedores o selo ISO 9001, garantia de qualidade dos serviços (conforme vimos no post Grandes empresas e multinacionais exigem ISO 9001 dos fornecedores).
Além disso, a organização que possui um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) tem condições de realizar um trabalho mais organizado, com menos retrabalho, erros e desperdícios. Esta organização leva à satisfação dos clientes, que tendem a encomendar mais produtos ou serviços e a falar bem da fornecedora para parceiros e amigos, criando uma rede de contatos “invisível”, que pode levar a novos contratos no médio e longo prazo. Leia post sobre as principais vantagens da certificação: Menos erros, menos retrabalho e clientes mais satisfeitos.
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ISO 9001 e os ganhos com marketing
O marketing gerado após a implementação da ISO 9001 não é intencional, pois trata-se de uma ferramenta de gestão da qualidade. Porém, com o produto/serviço sendo produzido/vendido de forma impecável, não é de se estranhar que a organização chame a atenção dos atuais e de possíveis clientes.
Para o departamento comercial, ter o selo de qualidade é um argumento a mais para conseguir novos clientes. Além de apresentar o produto (ou serviço) em si, garantir prazos e determinações técnicas, o selo pode ser o empurrãozinho a mais para conseguirem-se novos negócios.
E, cá entre nós, quem não gostaria de contratar uma prestadora de serviço ou comprar um produto com qualidade comprovada?