Skip to main content

Novos negócios com a ISO 9001

By 27/04/2010outubro 25th, 2023Qualidade e Inovação
Tempo de Leitura: 2 minutos

Quem acompanha o blog ISO Fácil já conhece as diferentes formas de se conseguir novos clientes em decorrência da certificação ISO 9001.

Para quem almeja vender produtos e serviços para grandes empresas ou multinacionais, é imprescindível realizar a implementação ISO 9001. Isso porque muitas destas empresas exigem dos fornecedores o selo ISO 9001, garantia de qualidade dos serviços (conforme vimos no post Grandes empresas e multinacionais exigem ISO 9001 dos fornecedores).

Além disso, a organização que possui um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) tem condições de realizar um trabalho mais organizado, com menos retrabalho, erros e desperdícios. Esta organização leva à satisfação dos clientes, que tendem a encomendar mais produtos ou serviços e a falar bem da fornecedora para parceiros e amigos, criando uma rede de contatos “invisível”, que pode levar a novos contratos no médio e longo prazo. Leia post sobre as principais vantagens da certificação: Menos erros, menos retrabalho e clientes mais satisfeitos.

ISO 9001 e os ganhos com marketing

O marketing gerado após a implementação da ISO 9001 não é intencional, pois trata-se de uma ferramenta de gestão da qualidade. Porém, com o produto/serviço sendo produzido/vendido de forma impecável, não é de se estranhar que a organização chame a atenção dos atuais e de possíveis clientes. Leia o post A ISO 9001 aliada ao marketing.

Para o departamento comercial, ter o selo de qualidade é um argumento a mais para conseguir novos clientes. Além de apresentar o produto (ou serviço) em si, garantir prazos e determinações técnicas, o selo pode ser o empurrãozinho a mais para conseguirem-se novos negócios.

E, cá entre nós, quem não gostaria de contratar uma prestadora de serviço ou comprar um produto com qualidade comprovada?

 

Consultoria ISO 9001

Daniela Albuquerque

Diretora Técnica na Templum Consultoria