Daniela Albuquerque
Por Daniela Albuquerque

Vantagens da certificação ISO 9001 para pequenas empresas

A importância da ISO 9001 para empresas tem se tornado cada dia maior, conforme explicado no post com todos os Benefícios da ISO 9001. Se antes a certificação ISO 9001 estava presente apenas nas grandes empresas, hoje é um elemento importantíssimo para qualquer indústria, comércio ou prestadora de serviços. Para algumas organizações, a certificação ISO 9001 é essencial. […]


A importância da ISO 9001 para empresas tem se tornado cada dia maior, conforme explicado no post com todos os Benefícios da ISO 9001. Se antes a certificação ISO 9001 estava presente apenas nas grandes empresas, hoje é um elemento importantíssimo para qualquer indústria, comércio ou prestadora de serviços. Para algumas organizações, a certificação ISO 9001 é essencial.

Vantagens da ISO 9001: Menos erros, menos retrabalho e clientes mais satisfeitos

No curto prazo, a obtenção do selo ISO 9001 traz melhorias nos processos internos da empresa, diminuindo retrabalho e desperdício, além de aumentar a qualidade do produto, deixando os clientes extremamente satisfeitos. (veja um exemplo prático da ISO 9001)

Maria Eni Freitas Fraga, em tese (UFGRS, 2002) sobre os efeitos da implementação ISO 9001 em pequenas empresas, desenvolveu uma pesquisa com 60 empresas.

Para 90,6%, a produção de produtos e serviços com defeito diminuiu após a implementação. Já o número de clientes insatisfeitos caiu em 78% entre as empresas pesquisadas.”

Antes da pesquisa, menos da metade utilizavam a padronização dos processos.

Esses números mostram bem os benefícios da certificação. Com a padronização, o número de erros diminui, e consequentemente o número de retrabalho e desperdícios também. Assim, os gastos caem e a felicidade do cliente com o produto ou serviço torna-o fiel à marca.

Dentro da empresa, talvez os colaboradores demorem um pouco para se adaptar ao novo estilo de trabalho. Porém, após este período, estarão mais atentos às novas normas e motivados a buscar excelência na produção e a sugerir melhorias.

Faturamento e lucro maiores após a ISO 9001

Logo após a implementação, os processos internos da companhia terão melhor performance e serão sentidos pelos colaboradores logo de imediato. No médio prazo, haverá a melhoria do nome da empresa perante o mercado, afinal, os produtos e serviços terão mais qualidade e focarão a satisfação da clientela. E, no longo prazo, haverá o retorno financeiro, oriundo da respeitabilidade e eficiência conquistadas.

Assim, no longo prazo, é comum que se verifique aumento no faturamento da empresa, visto que os clientes tornam-se fiéis e a credibilidade dos serviços prestados determinou a chegada de novos parceiros comerciais.

Você sabia que empresas e funcionários são beneficiários diretos da ISO 9001?

Daniela Albuquerque

Daniela Albuquerque

Sócia e Especialista Chave em Templum Consultoria
Por ser apaixonada por qualidade e melhoria contínua de negócios e pessoas sou a Sócia Responsável pelo Sucesso do Cliente na Templum por meio de mentoria e treinamento interno das equipes de consultores e atendimento ao cliente e da elaboração de produtos, treinamentos e conteúdos que permitem o fortalecimento das empresas.
Formada em Comunicação Social, MBA em Gestão de Negócios e especialista em Sistemas de Gestão Integrada.
Daniela Albuquerque