Marcella Villas Bôas
Por Marcella Villas Bôas

Exemplos de Missão, Visão e Valores para você se inspirar

Ao contrário do que muitas empresas (infelizmente) pensam, este famoso trio Missão-Visão-Valores é um poderoso recurso para que empreendedores planejem de forma eficaz a estratégia de sua empresa


[Total: 8    Média: 4.9/5]

É comum observarmos companhias tratando suas declarações da missão, visão e valores como meras frases decorativas nas paredes de entrada da empresa, perdendo totalmente seu objetivo e força entre os colaboradores. Mas neste texto iremos mostrar o contrário, o quão importante são e a força que existe em apenas três palavras. E teremos também alguns exemplos inspiradores!

Mas pra que serve?

Imagine-se numa situação de te oferecerem uma viagem, porém sem informações de destino, meio de transporte, condições que ocorrerá e tempo de duração. Ou mesmo uma situação na qual você é solicitado a realizar uma atividade, mas sem saber e entender o motivo dela, seu objetivo e qual será o resultado disto.

E muitas empresas agem desta forma. Líderes, gestores e colaboradores não têm definido qual é o propósito da companhia existir, onde pretendem chegar e quando, dificultando e ofuscando todo seu trajeto de crescimento.

Portanto, a missão, a visão e os valores da empresa são definições poderosas para que as empresas consigam planejar negócios diferenciados, de destaque, engajando os colaboradores que se identificaram com estas descrições a ponto de se orgulharem de onde estão.

A definição do trio é realizada desde o nascimento e início da empresa, devendo ser revisada e validada durante toda sua existência.

Certificação ISO para empresários

Saiba como preparar e certificar a sua empresa


Certificação

Vamos às definições!

MISSÃO

É o propósito de a empresa existir. É sua razão de ser. ela costuma a ser bastante inspiradora e também com a possibilidade de mudança ao longo do tempo e amadurecimento da empresa.

Exemplo: Veja como exemplo a missão da Templum

“Contribuir para um país mais forte por meio de empresas mais fortes”.

VISÃO

Visão pode ser entendido como o destino final em que se quer chegar. É a revelação do que se espera para a empresa. Podemos dizer que é um sonho com data para acontecer. O que esperamos que aconteça com a nossa empresa nos próximos 05 ou 10 anos? É o caminho que irá nortear as ações estratégicas da empresa no período indicado, é a indicação do caminho desejado para ser percorrido.

Exemplo: nossa visão é

“Ser a melhor empresa de consultoria do Brasil”

VALORES:

Da mesma forma que, para vivermos em sociedade existem alguns valores estabelecidos, uma empresa também precisa ter os seus. Ela deve se basear em valores coerentes com as necessidades de seus clientes, de seus colaboradores, ou seja, de suas partes interessadas.

Portanto, valores são convicções claras e fundamentais que a organização defende e adota como guia para a gestão do seu negócio (crenças, posturas éticas: certo e errado, bom e ruim, importante e não importante). Os valores são tudo o que é inegociável na sua empresa, aquilo que pode ou não pode fazer ali dentro.

Ou seja, são as regras de conduta a serem seguidas pela organização no cumprimento de sua missão, devendo ser explícitos, éticos e compartilhados por todos os seus membros.

Exemplo: Como exemplo, veja os valores da Templum neste vídeo e organograma!

Agora, por onde começar?

Definindo a missão da empresa

O ponto de partida aqui é que a empresa tenha a clareza do motivo de sua existência. Por que ela existe? Qual o benefício que ela traz aos seus clientes? Ou seja, a empresa nasceu com um propósito, criando um valor a partir de seu modelo de negócio e possui uma missão a cumprir.

Se ela não souber estas informações, será difícil (ou mesmo impossível) definir uma estratégia de crescimento, pois não terá objetivos claros e, consequentemente, não conseguirá escolher com clareza seus indicadores e metas.

Uma boa dica para definir a missão é a partir do entendimento de que a empresa não apenas produz um produto ou presta um serviço, mas sim que ela entrega um benefício ao seu público-alvo. É importante pensar numa missão inspiradora, que irá engajar seus colaboradores e parceiros, incentivando-os a dar o seu melhor, com o engajamento de sempre querer entregar mais e melhor.

Tente definir um texto para a missão não muito longo, utilize palavras simples e claras. Desta forma, será bem entendida, absorvida e transmitida entre a equipe. Tornando-se uma crença para a empresa!

Definindo a visão da empresa

Ao finalizar a missão, é importante que a empresa tenha em vista quais são seus objetivos para os próximos anos. Qual é a visão de futuro dela? E ao se falar de objetivos, automaticamente pensamos em indicadores e metas, pois desta forma é possível mensurar o quão próximo e no caminho ela se encontra. (Você sabia que a ISO 9001 trata exatamente disto? Visão estratégica da empresa, definição de seus processos, objetivos e metas e muito mais para que ela trilhe seu caminho correto!).

Definindo os valores

Este é o momento de pensar em quais são os princípios da empresa. Se ela fosse uma pessoa, por quais ações, forma de agir, atitudes ela deveria ser lembrada? Pense que o valor de uma empresa é uma impressão muito forte que fica ao público-alvo, por isso a importância de se deixar bem claro os bons valores que ela possui.

Veja mais alguns exemplos de valores:

  • Integridade e honestidade
  • Empenho para com os clientes, parceiros e tecnologia
  • Abertura e respeito para com os outros e empenho para contribuir para o seu desenvolvimento
  • Capacidade para aceitar grandes desafios e conduzi-los até ao final
  • Atitude crítica, dedicação para com a qualidade e melhoramento pessoal
  • Assumir plena responsabilidade dos compromissos, resultados e da qualidade perante os clientes, acionistas, parceiros e colaboradores

Não são todas as empresas que chegam a elaborar uma lista completa de seus valores, orientando o comportamento da organização, entretanto, deixam claro este ponto em seus processos seletivos, processos de avaliação de desempenho dos colaboradores e na relação da empresa com suas partes interessadas.

Por isto, vamos fornecer uma seleção de missão e visão de grandes empresas e, quanto aos valores, tenho certeza que as dicas daqui junto com o que sua empresa preza, nascerá naturalmente esta definição.

Para inspirar

Empresas de grande impacto positivo, possuem grandes propósitos. Por isso, selecionamos alguns exemplos para servirem de inspiração para a elaboração deste trio! Analise cada uma e reflita o que poderá ser aprendido. Por exemplo, os fundadores do Google não se viam como apenas uma ferramenta de busca, mas sim na missão de organizar a informação do mundo, tornando-a acessível e útil para todos.

Outro grande exemplo é como Luiz Seabra, fundador da Natura, via sua empresa desde o início. Não considerava apenas uma empresa de cosméticos, mas sim uma companhia que ajuda a aumentar a autoestima das pessoas. Um tempo depois, alterou levemente esta palavra (autoestima) para bem-estar e estar bem das pessoas, entretanto, seu propósito inicial se manteve o mesmo!

Algumas dicas!

Evite ficar no óbvio. Saia do genérico de definir missão da empresa como algo “missão de produzir produtos com qualidade para satisfazer nossos clientes”. Reúna-se com a equipe para que consigam chegar em declarações inspiradoras e desafiadoras que mostrem como a empresa chegará em seus objetivos de forma clara.

Utilize termos simples, evite palavras muito robustas que confundam o entendimento de quem lê. E, principalmente, defina a missão, visão e valores que seja coerente e possível para a empresa praticá-la em seu dia a dia!

Vamos aos exemplos! Lista de missão e visão das empresas para inspirar

TEMPLUM

  • Missão: Contribuir para um país mais forte por meio de empresas mais fortes
  • Visão: Ser a melhor empresa de consultoria do Brasil

 NIKE

  • Missão: Vender artigos esportivos, buscando inovação tecnológica proporcionando conforto para seus clientes
  • Visão: Ser uma referência em artigos esportivos mantendo assim um vínculo com qualidade de vida e de pessoas

WALMART

  • Missão: Vender por menos para as pessoas viverem melhor
  • Visão: Ser o melhor varejista do Brasil na mente e no coração dos consumidores e funcionários

TOYOTA

  • Missão: Ser a empresa de maior credibilidade do mercado de movimentação de materiais, oferecendo as melhores soluções aos nossos clientes.
  • Visão: Consolidar nossa inquestionável qualidade global dos produtos e serviços, em uma posição de líder de mercado.

 APPLE

  • Missão: A Apple está comprometida a levar a melhor experiência de computação pessoal a estudantes, educadores, profissionais criativos e consumidores do mundo todo através de seu hardware, software e serviços de internet inovadores.
  • Visão: Produzir produtos de alta qualidade e fácil uso que incorporam alta tecnologia para o indivíduo, provando que alta tecnologia não precisa ser intimidadora para aqueles que não são experts em computação.

 DISNEY

  • Missão: Fazer as pessoas felizes
  • Visão: Criar um mundo onde todos possam se sentir crianças

NATURA

  • Missão: promover o Bem Estar Bem
  • Visão: A Natura, por seu comportamento empresarial, pela qualidade das relações que estabelece e por seus produtos e serviços, será uma marca de expressão mundial, identificada com a comunidade das pessoas que se comprometem com a construção de um mundo melhor através da melhor relação consigo mesmas, com o outro, com a natureza da qual fazem parte e com o todo.

 BRASKEM

  • Missão: A Braskem utiliza a tecnologia e a inovação para alcançar o desenvolvimento sustentável. O nosso propósito é melhorar a vida das pessoas criando as soluções sustentáveis da química e do plástico.
  • Visão: nossa visão estratégica é ser a líder mundial da química sustentável.

 GOOGLE

  • Missão: organizar as informações do mundo e torná-las mundialmente acessíveis e úteis para todos
  • Visão: Ser referência mundial em inovação e organização de conteúdo, agregando conhecimento e bem estar à sociedade

MICROSOFT

  • Missão: Ajudar as pessoas e empresas em todo o mundo a concretizarem todo o seu potencial
  • Visão: Disponibilizar às pessoas software de excelente qualidade – a qualquer momento, em qualquer local e em qualquer dispositivo

 CACAU SHOW

  • Missão: Proporcionar ao maior número de pessoas uma experiência memorável e excelência em produtos e serviços, sendo referência em gestão do negócio de chocolate.
  • Visão: Ser a maior e melhor rede de chocolates finos do mundo, oferecendo aos seus clientes e parceiros uma relação duradoura, com foco no crescimento, rentabilidade e responsabilidade socioambiental.

WIZARD

  • Missão: Promover o desenvolvimento profissional, cultural e social de todos, por meio de um moderno programa de capacitação linguística e de uma constante valorização do ser humano.
  • Visão: Ser uma empresa reconhecida por sua excelência no ensino de idiomas.

Marcella Villas Bôas

Marcella Vilas Bôas em Templum Consultoria
Formada em Engenharia Ambiental na UNESP com Pós-Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho pela UNICAMP e apaixonada em fazer a diferença para as empresas! Apoio não só para cumprirem seus requisitos, mas também para atingirem seu máximo potencial. Auditora Líder em Sistema de Gestão Integrado nas normas ISO 9001:2015 (Sistema de Gestão da Qualidade), ISO 14001:2015 (Sistema de Gestão Ambiental) e ISO 45001:2018 (Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional) pela Lloyd’s Register (LRQA Brasil), atuando na área há 5 anos.
Marcella Villas Bôas