gestão estratégica tomada de decisão
Everton Hora da Silva
Por Everton Hora da Silva

Gestão Estratégica: Tomada de Decisão no Momento Certo

Gestão estratégica é a análise da sua empresa como um todo tanto internamente como no mercado em que atua, é o ponto chave do seu sucesso, onde você vai analisar e tomar ações no momento certo para a sua empresa se destacar perante seus concorrentes e crescer de forma consistente.


Tempo de Leitura: 3 minutos

Gestão estratégica é a análise da sua empresa como um todo tanto internamente como no mercado em que atua, é o ponto chave do seu sucesso, onde você vai analisar e exercitar a tomada de ação no momento certo para a sua empresa se destacar perante seus concorrentes e crescer de forma consistente. A gestão estratégica é fundamental para tomada de decisão no momento certo

É muito comum ouvir falar sobre gestão estratégica e é ainda mais comum as empresas não realizarem. Sabe aquela famosa lista que fazemos todo início do ano para as nossas metas pessoais que queremos cumprir? Nas empresas isso também deve acontecer, e sem gestão estratégica a chance de errar é muito grande!

Pense um pouco, quais foram os objetivos que traçou esse ano para sua empresa e quais deles conseguiu cumprir? Os que estão em desenvolvimento? Os que não vão rolar? É importante analisarmos esses pontos pois estão ligados diretamente com a estratégia da sua empresa. E se você não definiu nenhum objetivo, não sente uma sensação de “barco à deriva”, de estar seguindo conforme as “ondas do mercado, dos clientes, dos fornecedores” sem controle do que acontece na sua empresa?

As dores de tomar decisões erradas

Um dos maiores problemas que a empresa pode ter sem gestão estratégica é investir tempo, dinheiro e energia em decisões que não trazem o resultado esperado como por exemplo a mudança de um software de gestão: A empresa investe dinheiro com a compra do novo software, treinamento dos colaboradores, tempo para migração e depois chega à conclusão que não era isso que a empresa precisava naquele momento.

Podemos listar vários problemas que podem ocorrer sem gestão estratégica como a compra de uma máquina para atender uma demanda futura de produção e essa demanda do cliente não se cumprir, mudar a empresa para um galpão maior programando a entrada de novos clientes ou a entrada em novos ramos de negócio e o mercado se retrair resultando em problemas financeiros para a empresa, contratação de mão de obra para atender uma demanda de produção e a mesma não manter o crescimento esperado, e por ai vai….

Os benefícios…

Observe o quanto é fundamental a gestão estratégica na tomada de decisão para sua empresa, nela a alta direção consegue analisar a empresa de forma ampla e também o mercado em que atua para assim tomarem as decisões no momento certo e definir realmente onde colocar energia e dinheiro para melhorar a empresa e atingir os objetivos estratégicos.

Tenho certeza que você como gestor tem várias ideias para tirar do papel e implementar na empresa, mas nem sempre a melhor ideia que você tem está no momento certo de ser aplicada, com gestão estratégica você vai ter essa visão, de gerir os seus recursos da melhor forma possível e no momento apropriado.

Empresas com gestão estratégica erram menos, investem recursos de maneira consciente e no momento certo, tem uma visão clara de onde estão hoje, mas também uma visão muito nítida de onde querem e como chegar. Conseguimos enxergar vários ganhos de empresas que realizam a gestão estratégica e sem dúvidas essas empresas têm vantagem sobre a sua concorrência.

Gestão estratégica na tomada de decisão de forma simples e eficaz

Você deve estar se perguntando, mas como fazer uma boa gestão estratégica? Como obter bons resultados? Já tentei implementar e não deu certo, será que vou conseguir? Um dos pontos de melhoria das consultorias da Templum é ajudá-lo a desenvolver a gestão estratégica na sua empesa, de forma simples e eficaz ensinamos você com ferramentas práticas que vai mudar a sua percepção.