Guilherme Alonço
Por Guilherme Alonço

O que é Fluxograma de Processos?

O fluxograma de processos é uma representação gráfica que descreve os passos e etapas sequenciais de um determinado processo. Muitos estudiosos emplacam o fluxograma na lista das ferramentas da qualidade.


Esta ferramenta pode ser utilizada para abordar os processos de qualquer organização. É claro que existem outros instrumentos que atendem as mesmas especificações, – a Templum tem uma forma peculiar de elaborar o mapeamento de processos – entretanto o foco deste texto é abordar as funcionalidades do fluxograma.

Por meio de figuras geométricas e outros elementos similares, um fluxograma quando bem elaborado consegue simplificar o fluxo de informações, o fluxo das atividades e entre outros elementos que compõem cada tipo de processo em uma organização.

Dica de leitura: Tudo sobre as sete ferramentas da qualidade

As principais funções do fluxograma de processos são:

  • Melhorar a compreensão dos processos e como eles estão interligados;
  • Mostrar como as atividades e rotinas de trabalho são desenvolvidas na organização;
  • Identificar problemas e gargalos que geram desperdícios e retrabalhos.

Quais são os principais símbolos utilizados para elaborar um fluxograma de processos?

Quais são os tipos de fluxograma de processos mais utilizados?

Os dois fluxogramas mais conhecidos são: Fluxograma de Processos Linear e o Fluxograma Funcional.

Fluxograma de Processos Linear

O Fluxograma de processos Linear é um diagrama que exibe a sequência de trabalho com o acréscimo dos pontos de decisão durante o fluxo. Sua abrangência pode auxiliar os processos na identificação de gargalos, retrabalhos e redundâncias nos processos. Geralmente é utilizado para explicar o funcionamento de determinada tarefa.

Veja o exemplo simplificado de um fluxograma Linear. Este modelo descreve um processo de vendas em uma loja de shopping center.

Fluxograma de processos Funcional

O Fluxograma de processos Funcional é um diagrama que divide os processos entre as áreas e departamentos. Sua funcionalidade é essencial para o processo que engloba diferentes atividades mas que representam um único fluxo de entrada e saída. É ótimo para integrar as diferentes pessoas que são responsáveis pelos processos e como elas interagem.

Confira um exemplo de fluxograma de processos Funcional.

Bônus!

Mapeie seus processos de forma prática com nossa planilha gratuita.


Bônus!"

Como fazer um fluxograma de processos?

Um fluxograma de processos, essencialmente, estabelece uma relação de início, meio e fim. O início são as entradas necessária para dar um “start” no processo. O meio é o processo em si, ou seja as atividades a serem realizadas para alcançar os objetivos estabelecidos. O fim é representado pelas saídas do processo, isto é os resultados esperados com as atividades executadas.

Apesar de termos citados apenas 8 símbolos, vale destacar que existem muitos outros que também podem ser utilizados. Entretanto, um fluxograma com muitos símbolos podem deixar a leitura e análise do diagrama altamente complexa.

Outra etapa fundamental antes de iniciar qualquer fluxograma é fazer um estudo prévio de todos os processos existentes na organização, pois sem entender a inter-relação entre eles, pode ser que o fluxograma fique confuso e sem objetividade, tornando-se mais um documento sem nenhuma funcionalidade.

Como já foi dito, o fluxograma detalha o funcionamento de um processo, por isso é importante um planejamento antes de definir quais serão os processos em que serão desenhados e principalmente a sequência existente entre eles.

Como analisar um fluxograma de processos?

Sem uma análise no processo desenhado, o fluxograma é apenas mais um documento sem nenhuma utilidade. Todo fluxograma precisa ser avaliado criticamente para que os objetivos deles, ditos anteriormente, sejam plenamente alcançados.

Segundo Peinado e Graeml (2007) uma técnica eficaz é fazer perguntas para cada etapa desenhada. Veja o exemplo a seguir desenvolvido pelos autores.

Fonte: GRAEML e PEINADO, 2007.

Quais são os softwares existentes para elaboração de um fluxograma de processos?

Para finalizar, confira alguns softwares que podem ser utilizados para elabora um fluxograma de processos:

Canva

O Canva é uma ferramenta de design gráfico online com diversos recursos, inclusive para criação de fluxogramas. Ideal para quem precisa de simplicidade. São diversos modelos já prontos que podem ser facilmente adaptados. A ferramenta é gratuita e está disponível também em português.

Quer saber mais sobre o Canva, clique aqui.

Microsoft Excel

Apesar de não ser a sua principal atribuição, o Excel apresenta algumas funcionalidades que servem para desenvolver um fluxograma de processos. No campo de “ilustrações” conseguimos localizar todas as formas necessárias para elaborar um fluxograma, além disso podemos escolher a opção “SmartArt” e escolher os elementos gráficos de processos para desenvolver um fluxograma.

DIA  

Diferente do Excel, o DIA é um software específico para elaboração de fluxogramas, esquemas de circuitos e diagramas de rede. O mais importante é que ele é gratuito e existe uma versão totalmente em português. Existem todos tipos de símbolos necessários para criação de um fluxograma e você pode exportar para diversos formatos, como XML, UML, SVG, PNG, JPEG e EPS.

Para fazer o download do DIA, acesse o link: https://dia-installer.de/

Microsoft Visio

O Visio é o principal software para elaboração de fluxogramas. Diferente do DIA, ele é pago. Esta ferramenta fornece recursos visuais e práticos que facilitam e flexibilizam o desenho de fluxograma de processos. Ele está disponível em duas versões: Standard e Professional, sendo que a “Professional” oferece recursos automatizados para elaboração de fluxos mais avançados.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

PEINADO, Jurandir; GREML, Alexandre Reis. Administração da Produção (Operações Industriais e de Serviços). Curitiba: UnicenP, 2007.

Guilherme Alonço

Guilherme Alonço

Um bom conteúdo pode transformar uma empresa! Conteudista da Templum Consultoria e apaixonado por assuntos e notícias que englobam o mundo dos negócios, ajudo empresas a alcançarem seu potencial máximo e enxergarem as melhores oportunidades.
Guilherme Alonço

Últimos posts por Guilherme Alonço (exibir todos)