Pular para o conteúdo

Como definir o escopo do SGI da minha empresa?

Quer aprender a definir o escopo do SGI da sua empresa e não sabe por onde começar? Então continue lendo esse texto!

O que é um escopo?

Projetos e produtos começam com o planejamento, não com a execução. Portanto, é necessário mapear e definir pontos como: orçamento, prazos, atribuições, responsabilidades e recursos antes de iniciar a execução. Investir tempo nesses planos é inestimável, uma etapa chamada escopo.

Ao especificar o escopo do projeto, podemos nos aprofundar em outros detalhes das áreas de gerenciamento de projetos, como: gerenciamento de riscos, custos, recursos, cronograma e qualidade.

Num projeto de implementação de um Sistema de Gestão Integrado não é diferente: você precisa definir o escopos do SGI para garantir assertividade na realização de cada etapa.

Como definir o escopo do SGI da minha empresa?

Para definir o Escopo a organização deve responder às seguintes perguntas:

  • Onde a organização está localizada?
  • O que a organização faz? O que ela produz, ou qual serviço ela presta?
  • Onde a organização atua?
  • Para quem a empresa vende?
  • Quais os processos do meu SGI?

CONSULTORIA SGI

O que levar em consideração sobre as questões externas e internas?

As questões externas interferem diretamente no escopo. Para isto, o escopo do SGI pode conter informações sobre a disposição geográfica da organização e seu mercado de atuação.

Exemplo: A “Organização” localizada no município de “Cidade”, “Estado” e com atuação em todo território nacional…

Quanto às questões internas, os processos de uma empresa também poderão ser abordados. Os processos que ocorrem as transformações nos produtos e serviços ofertados pela organização.

…produz “produto” (ou presta serviços de…) atendendo requisitos dos clientes, legais e outros requisitos aplicáveis… 

O que levar em consideração sobre as partes interessadas pertinentes?

As partes interessadas pertinentes, abordadas no requisito 4.2 – Entendendo as necessidades e expectativas de partes interessadas, devem ser levadas em consideração no momento de elaborar o escopo do seu SGQ.

… promovendo através dos seus colaboradores, a conscientização para proteger o meio ambiente, a separação dos resíduos e cuidados com a saúde e segurança ocupacional…

Estes intervenientes possuem uma forte relação com os produtos/serviços e processos da organização. Por isso, ao elaborar o escopo do SGQ, principalmente no momento de considerar a aplicabilidade ou não aplicabilidade dos requisitos ou até a exclusão de um processo, a organização precisa analisar se esta decisão afeta estas partes interessadas pertinentes. 

…incluindo todos que podem ser afetados pela nossa atividade. 

Itens da norma aplicados ao escopo do SGI

São aplicados os itens de 4 a 10 da NBR ISSO 9001:2015 exceto os itens:

7.1.5.2 Rastreabilidade de medição e 8.3 Projeto e desenvolvimento de produtos e serviços, tendo em vista que o produto/ serviço não requer equipamento de medição e projeto e desenvolvimento são fornecidos pelos clientes. Sendo que essas exclusões não afetam a conformidade do produto/serviço e a satisfação dos clientes.

Isso que está acima é o mais completo, mas fica por conta de a organização definir o nível de detalhes em seu escopo, lembrando que o escopo da organização define o escopo do certificado.

Exemplos de escopo do SGI

1 – Produção e comercialização de móveis em madeira de demolição minimizando seu impacto ao meio ambiente através do controle de resíduos e coleta seletiva, uso consciente de recursos, e mantendo uma gestão cuidadosa de saúde e segurança do ocupacional de trabalhadores e outras partes envolvidas.

2 – “Projeto, fabricação e comercialização de tubos, conexões, válvulas, acessórios e tampões em ferro fundido dúctil. Aplica-se a todas as áreas de produção, manutenção e demais serviços diretos de apoio inclusive do escritório de São Paulo”.

3 – Projeta e Executa obras civis residenciais, comerciais e industriais, incluindo: movimento de terra, pavimentações, estações de tratamento de efluentes e estação de tratamento de água por todo o território nacional, promovendo através dos seus colaboradores, a conscientização para proteger o meio ambiente, a separação dos resíduos, cuidados com a saúde e segurança do trabalho. Através da identificação e monitoramento, cumpre os requisitos legais aplicáveis a sua atividade, e influencia seus provedores de materiais e serviços a atenderem aos requisitos legais aplicáveis as atividades desenvolvidas. Todos os itens dos padrões normativos são aplicáveis, incluindo o controle sobre as atividades de provedores externos (terceiros), que afetam a qualidade dos serviços, meio ambiente e SST.

 

CONSULTORIA SGI